É bastante comum denominar pessoas chamando-as de atleta, por praticar exercício ou esporte mesmo que seja apenas nos finais de semana. Amigo encontra outro correndo na rua e diz: - Você é um atleta. Há aqueles que se dizem atleta de levantamento de copo. Outros se autodenominam atletas do sexo.

Enquanto o conceito de atleta é usado indistintamente pelo público e levado na brincadeira, na área da ciência a questão é outra. É o que diz o estudo Atleta: trabalhando a definição para a pesquisa nas ciências médicas e da saúde.

Segundo o artigo (ver referência no final), estar fisicamente apto e adotando uma rotina de exercícios regulares, são comportamentos amplamente reconhecidos para ter uma vida saudável. Enquanto uma distinção conceitual entre atividade física e exercício foi apresentada há 30 anos, uma definição clara do que é ser atleta, para a pesquisa, ainda está em falta. Os autores propõem então uma definição operacional inequívoca do termo atleta para que os dados obtidos a partir de experimentos realizados, por diferentes pesquisadores, possam ser comparados e contrastados. Devido à falta de acordo quanto à definição do termo, comparações cruzadas entre laboratórios, atualmente, não é possível e é inseguro.

O termo atleta vem da raiz grega “athlos” que significa conquista, façanha, proeza e, portanto, está relacionado com a capacidade de realizar tarefas com extrema competência no esporte. Em essência, os atletas são supostamente mais capazes para o rendimento quando comparados com a população em geral, de mesmo sexo e faixa etária. Além disso, atletas sempre atraíram um interesse considerável da população e da mídia em geral e tendem a ser considerados como um modelo de saúde ideal. Por outro lado, embora muito raro, a morte de um atleta durante o treinamento do esporte ou competição demonstra a vulnerabilidade de um indivíduo aparentemente em boa forma e saudável.

 

Link para o artigo completo em ESPORTES21.COM  http://www.esportes21.com/#!O-que-é-ser-atleta/g2hc9/56cc9fc70cf2f9aefdc0acbc

Comentários

Por Wanderson José da Silva Gomes
em 3 de Maio de 2016 às 13:47.

Ser atleta envolve muito mas coisas do que apenas dizer  ‘’eu sou atleta’’, normalmente um atleta de verdade não fica se gabando por ter ganhado, por participar de dada modalidade, ou até por se denominar atleta, atleta é ser dedicado, ser responsável com os treinos, se alimentar corretamente, e abdicar-se, sacrificar de coisas que não acrescenta nada em seus treinamentos, como festas e alimentos não saldáveis. Tudo isso dando mais certeza ao seu significado, pois todos esses pontos sendo aplicados, com certeza serão mais capazes para o rendimento quando comparados com a população em geral, de mesmo sexo e faixa etária, assim sendo atletas verdadeiramente.

Por Wanderson José da Silva Gomes
em 27 de Junho de 2016 às 19:01.

Ser atleta é suar a camisa e ter orgulho, sonhar mais que todo mundo, é encarar a derrota de frente, é treinar todos os dias e amar o que faz, é aprender com os erros. Ser atleta envolve muito mas coisas do que apenas dizer  ‘’eu sou atleta’’, normalmente um atleta de verdade não fica se gabando por ter ganhado, por participar de dada modalidade, ou até por se denominar atleta, atleta é ser dedicado, ser responsável com os treinos, se alimentar corretamente, e abdicar-se, sacrificar de coisas que não acrescenta nada em seus treinamentos, como festas e alimentos não saldáveis. Tudo isso dando mais certeza ao seu significado, pois todos esses pontos sendo aplicados, com certeza serão mais capazes para o rendimento quando comparados com a população em geral, de mesmo sexo e faixa etária, assim sendo atleta verdadeiramente. Então ser atleta é muito mais que uma denominação e sim atitudes concretas e bem visíveis sem forem realmente aplicadas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.