Tudo bem pessoal?

Um assunto bem simples...mas gostaria de saber a opinião de vocês....Já que o tema apensar de simples gerou uma discussão numa conversa de profissionais onde eu estava presente.

No aquecimento de uma equipe de voleibol escolar... (nada complexo),a ordem dos exercicios que vcs optariam seria:

1 - Troca de passes e manchetes em duplas

2- Saques

3- Ataque (entrada e saida de rede)

Ou:

1 - Troca de passes e manchetes em duplas

2- Ataque (entrada e saida de rede)

3- Saque...

E porque vc optou por determinada sequencia?

Grato pessoal.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 29 de Julho de 2011 às 16:58.

Prezado Professor,

Desculpe-me passado tanto tempo de sua indagação só agora responder-lhe. Garanto-lhe que não sou dono da verdade, mas alguns procedimentos quase são progressivos e funcionais. Vamos aos fatos.

Você coloca a situação de aquecimento com bola antes de uma partida de voleibol entre escolares; como o desporto escolar também segue as Regras do jogo estabelecidas pela Fivb (Federação internacional), seria lógico que os procedimentos que antecedem uma partida também sejam observados por todos, isto é, ambas as equipes. Caso contrário, certamente haverá problemas e conflitos. Imagine se uma das equipes resolva realizar os ataques na rede e, a outra, os saques (ou mesmo passes). Inevitavelmete haverá choques e acidentes. Assim, segue-se uma ordem nos procedimentos que é aceita por todos mundialmente. Não creio que seria salutar alterá-la unilateralmente. Além disso, os atletas quando se aquecem na rede obedecem as mesmas posições: primeiro em IV (entrada da rede) e depois em II (saída). Os saltos e as cortadas realizadas dão um indicativo de que a temperatura de seus corpos já atingiu um ponto ideal para que a musculatura esteja adequada aos esforços que realizarão em seguida. Alguns poucos minutos nos saques restabelecem uma desaceleração sanguínea e lhes permite uma execução tranquila dos movimentos, que requer muita concentração. A seguir, seguem-se instruções finais dos treinadores e em casos de competições mais sofisticadas, a apresentação dos atletas de cada equipe. A Fivb criou um ritual que é cumprido à risca em todo o mundo.

Poderá inteirar-se mais - e também seus jovens atletas - seguindo-me em www.procie.com.br, um site destinado a professores não muito afetos ao voleibol, mas que não têm receio de aprender pequeninas coisas do dia a dia de uma escola. Aliás, tenho já postado uma série de comentários e dicas justamente nesse sentido. Você vai gostar. Faça uma visita e se encontrar qualquer dificuldade, comente no próprio blogue que lhe darei o devido retorno.

Boas leituras!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.