Cevnautas do Volei,

   Alguma associação de treinadores ou atletas já se manifestou? Laércio

Controladoria-Geral ordena início das investigações na CBV
    Por Lúcio de Castro, especial para o ESPN.com.br

O fio do novelo segue sendo puxado. A renúncia de Ary Graça, que era presidente licenciado da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), anunciada hoje, não será o fim das denúncias publicadas na série de reportagens da ESPN,"Dossiê Vôlei". O Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, determinou há pouco que a Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), área responsável por auditorias e fiscalizações da instituição, "inicie a análise e investigações das denúncias".

A Secretaria Federal de Controle Interno já recebeu a atribuição e deve dar os primeiros passos nos próximos dias. Como a atuação da CGU nas sociedades de economia mista (empresas estatais) difere da forma feita em órgãos de Administração Direta (Ministérios e equivalentes), onde é feita de forma direta, em relação a instituições como o Banco do Brasil, as investigações são feitas a partir de denúncias ou amostragem.

A determinação do Ministro Jorge Hage para investigação se deu por terem sido as denúncias consideradas "consistentes". No caso específico de alguns procedimentos denunciados nas reportagens, a investigação terá alguns limites, já que a intermediação era feita após a assinatura dopatrocínio entre o Banco do Brasil e a CBV. No entanto, as irregularidades acenderam a luz para órgãos estatais que hoje bancam as entidades esportivas com grande quantidade de dinheiro. Além do Banco do Brasil, o Ministério do Esporte multiplicou seus investimentos em confederações no último ciclo olímpico, sendo a CBV uma das maiores beneficiadas.

Os desdobramentos começam a tomar forma. As denúncias já chegaram aos atletas estrangeiros, já que Ary Graça é hoje presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Nas redes sociais, em grupos fechados entre eles, a indignação é grande entre os atletas estrangeiros também. No ano passado, Ary Graça causou enorme revolta entre os atletas de vôlei de praia ao mudar os critérios de participação no circuito mundial da modalidade. Na ocasião, as tricampeãs olímpicas Walsh e May chegaram a se pronunciar pelas redes sociais. Entre os atletas, comenta-se que, após as denúncias do "Dossiê Vôlei", a revolta vem crescendo. No Brasil, os irmãos Gustavo e Murilo se pronunciaram de forma veemente.

FONTE: http://espn.uol.com.br/noticia/396347_controladoria-geral-ordena-inicio-das-investigacoes-na-cbv
 

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 4 de Abril de 2014 às 04:48.

As manifestações dos "profissionais do esporte"  em relação à corrupção e maracutaias envolvendo o vôlei e outras modalidades é interessantemente baixa. Os da educação física parecem que nem querem saber do assunto, curtidos que estão de tanta safadeza.

Eu, aqui de fora, sinto dores em ver para onde caminha o nosso esporte, principalmente o vôlei que atualmente tanto representa o Brasil.

Não está na hora de nós, professores de educação física, participarmos mais das coisas que nos dizem respeito?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.