A Base Nacional Comum A chance do país de estabelecer critérios de alta qualidade sobre o que deve ser aprendido por todos

Recebido de Fundação Lemann [contato=fundacaolemann.org.br@mail2.suw11.mcdlv.net]

A Base Nacional Comum, que está sendo criada pelo MEC com apoio da sociedade, irá determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros precisam aprender na Educação Básica, ano a ano. É a chance que o país tem para adotar critérios nacionais de qualidade, que irão nortear de forma mais transparente o trabalho dos professores, das escolas e das redes de ensino.

Para os professores, ela irá facilitar o planejamento das aulas, as trocas de experiências, a avaliação dos alunos, a identificação de defasagens. Para os pais, tornará mais fácil o acompanhamento do desempenho dos filhos na escola. Há um ganho também no alinhamento de todo o sistema educacional. A Base Nacional Comum é considerada por vários especialistas a espinha dorsal do sistema, a partir da qual vários outros aspectos fundamentais se organizam. Formação de professores, produção de material didático e avaliação, por exemplo, passam a ter uma referência comum.

Prevista na Constituição, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum deve ficar pronta em junho de 2016. O grupo de redação é formado por membros das secretarias municipais e estaduais de educação, acadêmicos especialistas nas disciplinas e por professores de sala de aula da Educação Básica. O MEC lançou uma versão preliminar do documento, construído em colaboração com estados e municípios, em setembro de 2015, e você pode participar dando sua opinião sobre cada parte do texto em basenacionalcomum.mec.gov.br.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.