Bom dia!

 

Estou desenvolvendo um trabalho para apresentar no meu curso de pós-graduação em volei, mas estou com dificuldades em encontrar informações para concluir.

Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a achar informações sobre treinamentos defensivos e volume de jogo.

 

agradeço desde já.

 

Lizandra

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Abril de 2013 às 09:58.

Lizandra,

Causa estranheza sua dificuldade em obter as informações que necessita para a conclusão de seu trabalho.

Então, vamos lá! Inicialmente, no mundo moderno da web, tudo fica facilitado nesse sentido com os mecanismos de busca. Dessa forma, se alguém quer informações sobre "Treinamento de Defesa em Voleibol", basta inserir o título e o Google apresentará um leque de sites que tratam do assunto. O seu trabalho primeiro será investigar a qualidade e/ou profundidade com que é tratado o tema pelo autor do site. Inclusive vários vídeos hospedados no YouTube para ilustrar seus olhos. Alguns técnicos apresentam possivelmente o que há de mais moderno para o treinamento dos vários aspectos fundamentais do voleibol.

Todavia, poderá constatar com olhos mais críticos que a grande maioria apresenta exercícios e evoluções para o alto nível. Dificilmente, para iniciantes e, muito menos, com uma gama de exercícios que possam realmente ser utilizados com parcimônia, isto é, individualizados de acordo com o aluno. Geralmente, são utilizados sempre os mesmos exercícios - receitas de bolo -  que os novos treinadores copiam e repetem para sempre, até que nova receita técnica lhes seja apresentada. Agora perceba uma pergunta que poucos sabem responder: "Por que os atletas que chegam à fase adulta e mesmo ao alto nível não sabem defender"? 

Verá no Procrie - www.procrie.com.br/ - variadas considerações que pesquiso para individualizar esse treinamento. Em outras palavras, cada pessoa merece uma atenção especial, pois apresentam características diferentes e merecem a atenção de seu professor. Assim, generalizar um treinamento pode ser muito bom para o treinador, pois diminui o seu trabalho de condução, mas não gera bons defensores. Por exemplo, verá nos vídeos e em treinos de seleções, atletas em defesa de bolas que são arremessadas contra eles, o que nem sempre acontece numa disputa intensa, quando os contendores buscam exatamente o contrário, ou seja, buscar uma direção de ataque onde não haja defensores estáticos à espera.

Não por acaso, estou desenvolvendo pesquisas sobre "Como Treinar Defesa", e neste sentido, já providenciei agendamento para conversar com os treinadores de nossas seleções principais, atualmente em Saquarema. Far-lhes-ei uma visita e apresentarei minha tese. Se de acordo, faremos alguns ensaios, inclusive para divulgá-los pelo País.

Até lá, veja as seis ou sete lições postadas no Procrie recentemente. Se aproveitar algo, não se esqueça de evidenciar a fonte. Se mais precisar, teria imenso prazer em recebê-la no Procrie.

Ah, ia-me esquecendo! Como treinar uma equipe para obter volume de jogo requer muitas outras considerações que este espaço não me permite alongar. O que deve fixar em sua mente é que não basta "copiar" exercícios dos "grandes" e aplicar nos "pequenos", uma vez que quando se treina qualquer fundamento, torna-se nececessário conhecer o principal elemento: o treinando. Bom senso nunca é demais, pois os indivíduos têm o seu tempo de maturação. É o que poderíamos definir afirmando "cada um no seu quadrado".  

Boas leituras e um excelente trabalho!          

Por Lizandra Ferraz Moreira
em 5 de Maio de 2013 às 07:23.

Muito obrigada pela ajuda Roberto. Verifiquei o site que me indicou e gostei muito, com certeza farei um bom trabalho.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 6 de Maio de 2013 às 10:00.

Lizandra,

Estou feliz em contribuir para os seus estudos e trabalhos. Em contrapartida, peço que deixe consignado no Procrie suas impressões, pois além de massagear o ego do autor, contribui para que outros colegas também se interessem pelos escritos, já que seu aval é importante. Dê-me notícias quando da conclusão, tenho interesse em conhecer o trabalho.

Divulgue - Como estamos falando de estudos em voleibol, peço que divulgue entre seus colegas e professores a obra que compus em 2 volumes e 1.047 páginas. Trata-se da História do Voleibol no Brasil no século XX, remontando a 1939. Está adjetivada como enciclopédica, memorialista e obra de referência. Pedidos somente pelo Procrie ou pelo e-mail roberto_pimentel@terra.com.br/

Veja o Procrie no facebook!

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.