Esse Esporte tem sido um dos mais praticados pelas pessoas de maior idade,se destacando e aumentando muito sua prática principalmente por ser um jogo coletivo e de pouco contato físico entre os participantes,ajuda muito quem possue problemas relacionados a flexibilidade,agilidade e doenças cardiovasculares;Além de contribuir de forma significativa na sociabilidade ,na melhoria da qualidade de vida possibilitando o desenvolvimento no aspecto cognitivo,fisiológico,motor e social dos praticantes!

Comentários

Por Marielly Gomes Silva
em 4 de Janeiro de 2016 às 12:50.

A procura de esportes pela população idosa tem aumentado muito nos ultimos tempos e a preocupação dos profissionais dessa área para atender essa população tem crescido também, o que proporrciona aos idosos a chance de vivenciar um esporte e até de amenizar e melhorar problemas de saúde muito comuns na maior idade. O voleibol é um dos esporte que tem sido adaptado aos idosos hoje e tem a capacidade de proporcionar prazer, a reintegração desses idosos na sociedade. O voleibol também trabalha a força dos membros superiores além de melhorar a coordenação, o andar, agachar e levantar, atividades simples que podem ser de grande dificuldades para os idosos.

 

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 6 de Janeiro de 2016 às 13:56.

O voleibol adaptado para a terceira idade pode trazer uma série de benefícios aos seus praticantes, e se apresenta também como uma ótima atividade de iniciação de prática física. Já que a partir dele, os participantes se sentem mais dispostos para a realização de outras atividades, por se tornarem mais confiantes e sentirem mais respeitados e ativos. E tem a questão de socialização também, por ser um esporte coletivo, em que os participantes devem interagir entre si a todo o momento. Uma atividade física mais que recomendada para aqueles que desejam aproveitar da melhor maneira possível esta fase da vida.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Janeiro de 2016 às 10:50.

Aos professores em geral,

 

E aos "mineiros" acima... A família se diverte, brinca e joga UNIDA!

 

Devo informá-los que sou filho de mineiro (sanjoanense) e já passei por diversas experiências de jogos desde a infância até os meus atuais 76 anos de idade. Resido em Niterói, praia de Icaraí. É interessante, e sadio, que haja alternância de práticas e de companhias. Amplia empatias e tratos sociais. Tudo é claro, na medida do bom senso.

 

Peteca...  Um jogo para todas as idades

Como filho de mineiro - sanjoanense - não posso deixar de falar-lhes a respeito do jogo de peteca, muito próprio para os dois gêneros e, especialmente, para os mais velhos. Inclusive, podem coabitar nas mesmas partidas, como fazem as famílias belo-horizontinas faz tempo. Inclusive, de fácil manejo, e com fábrica de redes e da própria peteca em Minas. Se não me falha a memória, Pekita. (ver Google)

 

Voleibol... Um jogo para todos, com nuances no equipamento, quadra, bola e Regras.

 

Poderão ver muita coisa na Categoria Mini Voleibol em www.procrie.com.br/. Basta dizer sobre uma experiência na praia em que conviviam crianças de 8-13 anos de idade e suas mamães (não declararam as idades), em curso regular de voleibol, com rede  (5m) e quadras menores (5m x 6m). Jogavam 3 contra 3 e, em alguns casos, 4 contra 4). Podem ser colocadas no pátio da escola com participação regular dos alunos segundo suas próprias regras.

 

Adultos podem também utilizar-se das redinhas. No caso de rede regulamentar (9m ou 8m), sugere-se que realizem jogos com 4 indivíduos por equipe, e se possível, com o campo menor (8m, como na praia). Cuide-se também para que os “saques sejam sempre por baixo”, pois facilita as recepções e, consequentemente, o incremento dos ralis. A recepão deve ser feita de toque, SEM manchete, o que prejudica o jogo (difícil aprendizado) e "machuca" os iniciantes e adultos.  

 

Badminton... Com inserção também na praia.

 

Jogado em praia com pequena bola, ao invés da peteca oficial do badminton. Em quadras de piso duro, ginásios, gramados, usar a peteca oficial.   

Por Jáder de Souza Teodoro
em 10 de Janeiro de 2016 às 17:46.

Com base no artigo que visou estudar UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA de atividade física PARA IDOSOS (Tânia Rosane Bertoldo Benedetti2 , Lúcia Hisako Takase Gonçalves3 , Jorge Agusto Pinto da Silva Mota4) 2007. Entendeu-se por meio de entrevista e observação de campo que os idosos que frequentam programas esportivos em geral como por exemplo o voleibol, enfatizam: melhora da saúde, aumento do círculo de amigos e oportunidade de lazer. O que evidencia a importancia da permanencia e manutenção dos programas municipais em prol da prática de atividade física.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.