Saudações amigos listeiros!

É com grande satisfação que início um novo debate em nossa comunidade.

O assunto já antigo em nosso meio, mas, ainda continua polêmico. Wushu ou Kung Fu, qual termo usar é um assunto delicado, e por este motivo, gostaria de saber a opinião de todos.

Para iniciarmos este debate, gostaria de deixar um texto para reflexão, sendo que o mesmo foi retirado do livro Wushu Técnica Y Arte "Fidel Font Roig". o

"Es precisamente por todo ello, por las distintas acepciones que se le han dado a un mismo trabajo, por lo que a través de las geraciones se han ido deformando ciertos conceptos modificando el término por el que se le conocía o identificaba. Éste sería el caso de ciertas deformaciones en algunas províncias del sur da china que acabaron por denominar al wushu como kung fu. Cuando el ideograma de este último no es una terminologia exclusiva de las artes marciales, sino más bien aplicable a cualquier tipo de trabajo bien realizado."

Conto com a participação de todos...

Tzai Jian

Comentários

Por Jorge Corral de Oliveira
em 23 de Junho de 2010 às 13:05.

WUSHU traduz-se como "Arte Marcial" e KUNG FU como "Treinamento".

Os povos de algumas provincias do Sul da China, com o uso do cantônes, quando de sua mudança para outros países, levaram sua cultura de treinamento nas artes marciais. Por diversas vezes ao se dedicarem aos seus treinos, eram arguidos e desafiados para a luta. Embora de baixa estatura, saiam vencedores e, perguntados sobre o que era aquilo, diziam: KUNG FU.

Queriam eles dizer que era em decorrência de muito  "Treinamento" ou seja " Kung Fu".

Tem um bom Kung Fu todo aquele que em suas atividades se aplica com grande intensidade.

Bons engenheiros, médicos,sapateiros,motoristas e etc, tem um bom kung fu.

O têrmo então, por erro de entendimento, passou a ser conhecido até mesmo na China, como "Arte marcial chinesa", que se divide em externa e interna, com centenas de estilos.

Por Camila Moraes da Silva
em 20 de Março de 2011 às 16:57.

Muito bem respondido! Parabéns!

Kung Fu é praticar sempre para alcançar a perfeição. Então até mesmo um açougueiro, um carpinteiro, etc  podem ter Kung fu. Porém eles podem não ter Wushu, porque Wushu é arte da guerra, e se eles não praticam artes marciais, não "têm" Wushu.

Por Allan Colombo
em 10 de Maio de 2012 às 13:05.

Olá amigos! A pouco tempo nós aqui da Tonlon / Wushu Life (de São Paulo capital) resolvemos publicar uma matéria a respeito disso, acreditamos que, para o quadro atual, e para que o wushu possa expandir de forma mais eficaz no Brasil, devemos padronizar algumas coisas e priorizar pelo termo Wushu. Vocês podem ver por quais razões acreditamos assim lendo nossa matéria aqui http://www.tonlonsaojudas.com.br/wushu-kung-fu/ essa é a nossa opinião abraços

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.