10º Congresso Nacional de Educação Física.

De 7 de Julho de 2016 até 9 de Julho de 2016

Realização: Sociedade Portuguesa de Educação Física, CMAPEF

http://www.spef.pt

Endereço

FADE - Universidade do Porto
R. Dr. Plácido da Costa 91

Programa

Caros Colegas,
O 10º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) irá realizar-se nos dias 7, 8 e 9 do mês de julho de 2016, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O Congresso, momento alto da nossa afirmação profissional, realiza-se de três em três anos e é organizado em conjunto pelo CNAPEF (Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física) e pela SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física). Desde a sua 1ª realização, em 1988, até à mais recente em 2013, tem-se constituído como uma referência de qualificação profissional em diferentes contextos, mobilizando um número muito significativo de profissionais (500 a 1000).

No encerramento do 9º Congresso, em 2013, prevíamos que os tempos que se avizinhavam seriam difíceis para a nossa especialidade nos vários contextos da nossa intervenção profissional. Sabemos hoje as dificuldades que se vivem na escola, nos clubes e nos ginásios. As questões da legitimação e valorização da disciplina de Educação Física no currículo nacional, as condições de realização do Desporto Escolar, e as questões da formação e acesso à carreira na área do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde continuam a merecer uma análise crítica e aprofundada e um plano de ação em prol do desenvolvimento das práticas profissionais.

Consideramos pois essencial, retomar a discussão em torno dos valores e princípios que deverão orientar a nossa intervenção profissional. É nosso entendimento que os diferentes contextos de exercício da nossa ação profissional não devem ser confundidos ou interpretados num quadro de diferenciação concetual. A fragmentação existente, provocada pela diversidade e multiplicidade de formações iniciais, não pode comprometer valores e princípios que se entendem comuns e, desde há muito tempo, sustentam a nossa ação. Independentemente dos contextos de ação, dos ofícios, temos um corpo científico, um património histórico que importa afirmar. É tempo de perceber que passos devem ser dados e que caminhos devem ser percorridos, tendo em vista a garantia de uma coerência concetual, formativa e interventiva. É nesta perspetiva que partimos para mais um congresso, convictos do trabalho que, como classe profissional, temos pela frente.

A realização na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto dá continuidade ao projeto iniciado após o 8º Congresso, o de levar a sua realização às faculdades da nossa área, promovendo uma importante descentralização e o reconhecimento da importância e valor das instituições de formação inicial da nossa especialidade.

Em breve divulgaremos nos nossos sites institucionais, o programa do 10º CNEF e mais informações relativas à sua realização. Como sempre, contamos com a participação ativa de todos e de cada um dos colegas na preparação e participação no nosso Congresso.

A Comissão Organizadora


Realização: Sociedade Portuguesa de Educação Física, CMAPEF