1º Simpósio Nacional Sobre Futebol e Ciências do Esporte

De 19 de Março de 2021 até 20 de Março de 2021
Brasil, Atibaia-SP.

Realização: Centro Esportivo Virtual

https://simposiofutebolcev.com.br/

Endereço

CEV
CEV-Online

Programa

19 MARÇO 2021

14h às 15h20

Futebol e a pedagogia da rua

Mesa 1

Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, sob o âmbito da pedagogia do esporte, a proposta metodológica que tem a rua como importante espaço de educação, sobretudo para o futebol, problematizando as possibilidades de sua apropriação no contexto das escolas de futebol e clubes profissionais.

João Batista Freire, Alcides Scaglia

15h30 às 16h50

Gestão profissional no futebol

Mesa 2

Esperamos com a proposição desta mesa, que sejam abordadas pelos palestrantes as suas experiências como gestores em clubes e federações do futebol brasileiro, feminino e masculino.

Paulo André (a confirmar)

Ana Lorena Marche, Paulo André

17h às 18h20

A construção do ídolo no futebol profissional

Mesa 3

Com a proposição desta mesa, que os palestrantes nos levem a refletir, a partir das suas pesquisas e experiências, acerca do significado e do processo de construção do ídolo no futebol profissional.

Sérgio Giglio 

Sérgio Giglio, Luciana Ângelo

18h30 às 19h50

Perspectivas para o futebol feminino no Brasil

Mesa 4

Esperamos com a proposição desta mesa, que as palestrantes possam traçar, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama do futebol feminino no Brasil, apontando perspectivas para um futuro a curto, médio e longo prazo.

Mariana Martins, Silvana Goellner

20h às 21h20

A carreira de treinador no futebol brasileiro

Mesa 5

Esperamos com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam apresentar, a partir das suas experiências e pesquisas, a realidade e os desafios da carreira de treinador no futebol brasileiro.

Eduardo Barros, Rodrigo Leitão

DIA 220 MARÇO 2021

9h às 10h20

Abordagens contemporâneas para a preparação física no futebol profissional

Mesa 6

Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama sobre a preparação física no futebol brasileiro, destacando as abordagens metodológicas contemporâneas, e de resultados mais efetivos.

Márcio Faria Corrêa (a confirmar)

João Guilherme Chiminazzo, Márcio Faria Corrêa

10h30 às 11h50

O racismo estrutural no futebol e a promoção de ações antirracistas

Mesa 7

Esperamos, com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam abordar a complexidade e relevância do tema para o desenvolvimento do futebol, em sua relação com a sociedade, apresentando perspectivas para a promoção de ações antirracistas no âmbito do futebol.

Roger Machado (a confirmar)

Márcio Chagas

14h às 15h20

Futebol e Psicologia do Esporte

Mesa 8

Esperamos com a proposição desta mesa, que seja apresentado pelos palestrantes, a partir das suas experiências e pesquisas, um panorama sobre o trabalho do(a) psicólogo(a) do esporte no futebol brasileiro, destacando as propostas de intervenção implementadas e os desafios enfrentados por maior reconhecimento e aceitação por parte dos clubes, comissões técnicas e atletas.

Tânia Bandeira, Gabriel Puopolo de Almeida

15h30 às 16h50

O uso da tecnologia no futebol

Mesa 9

Esperamos com a proposição desta mesa, que os palestrantes possam apresentar, a partir das suas experiências e pesquisas, as recentes contribuições da tecnologia no âmbito do futebol profissional, destacando seus benefícios e dificuldades de implementações no contexto do futebol brasileiro.

Fábio Nakamura, Felipe Arruda Moura


Realização: Centro Esportivo Virtual