30º Simpósio Nacional de História - ANPUH. História e o Futuro da Educação no Brasil

15-07-2019
Brasil. Recife -PE
https://www.snh2019.anpuh.org/site/local

Programa

072. História do Esporte e das Práticas Corporais
Coordenadores:
Euclides de Freitas Couto (Universidade Federal de São João del Rei), Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO))
Resumo: No Brasil, ainda que existam estudos desde o século XIX, a pesquisa em história do esporte é um campo recente de investigação. Mesmo que o fenômeno esportivo não tenha escapado ao olhar atento de teóricos brasileiros no decorrer do século XX, somente nas duas últimas décadas tais pesquisas começaram a despontar quantitativa e qualitativamente, bem como a adquirir maior organicidade e reconhecimento científico. A complexidade do campo esportivo e a aderência da população global às práticas corporais despertaram o interesse de pesquisadores, que vislumbram nelas, a possibilidade de ampliar a compreensão de contextos sociais multifacetados. Tais transformações permitiram a realização do primeiro Simpósio Temático História do Esporte no Simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH, no ano de 2003, em João Pessoa, iniciando uma sequência de eventos que tem possibilitado a troca de ideias e experiências de pesquisa entre historiadores que têm o esporte como objeto de investigação. O esporte é entendido como uma manifestação com sentido amplo: constitui um campo com autonomia relativa, sendo que no nível de alto rendimento é apreciado por um público consumidor considerável; integra um mercado de entretenimento e de atividades de lazer; é uma prática institucionalizada nas escolas. Hoje, o tema encontra-se disseminado em programas de pós-graduação de diferentes áreas. No bojo dessa ampliação do campo, destaca-se, sobretudo na última década, a criação de laboratórios em universidades de vários brasileiros, fato que potencializou a publicação de livros, capítulos e artigos em periódicos. Assim, apontamos a pertinência de inserção de um simpósio que trabalhe com a perspectiva de utilizar o esporte como uma chave para compreender, interpretar e/ou explicar cenários culturais, políticos, econômicos e sociais, especialmente considerando a dimensão, no Brasil, dos dois maiores megaeventos esportivos do mundo, sediados em 2014 (Copa do Mundo de futebol masculino) e 2016 (Jogos Olímpicos de verão).

073. História do Lazer e dos Usos Sociais do Tempo Livre
Coordenadores:
Flávia da Cruz Santos (Universidade Federal de Juiz de Fora), Cleber Augusto Gonçalve Dias (Universidade Federal de Minas Gerais)
Resumo: A produção científica nacional sobre a história o lazer, dos divertimentos, das sociabilidades e dos mais diversos usos do tempo livre de trabalho, apesar de existente desde pelo menos a década de 1970, é dispersa. Falta organicidade a essa produção, bem como um fórum que a impulsione. Este simpósio temático pretende cumprir esse papel, e reunir trabalhos dedicados a história das mais diversas práticas de lazer, tais como o teatro, o cinema, a música, o carnaval, a prostituição, o circo, os esportes, a leitura, o turismo, as festas, o consumo de bebidas, os jogos, as brincadeiras, o hábito de sair às compras como passatempo, o entretenimento por meio do rádio, da televisão ou da internet, bem como outras formas de diversão e sociabilidades cotidianas, especialmente aquelas com propósitos lúdicos. Além de promover discussões articuladas a respeito de distintas práticas de divertimento, desenvolvidas em regiões do país e períodos variados, o simpósio temático pretende ainda abranger uma série inter-relacionada de assuntos: o mercado de entretenimento e as indústrias culturais, a regulação das jornadas de trabalho, os mecanismos de censuras sobre diversões, políticas culturais e envolvimento governamental na oferta de oportunidades de lazer, o papel das associações civis em tais processos, as oscilações na quantidade de tempo livre disponível, e ainda as transformações nos modos de produção e seus efeitos sobre o uso do tempo livre, entre outras possibilidades nesse sentido. Pretende ainda, ser um espaço de compartilhamento de descobertas científicas, de diálogos teóricos e metodológicos.

Endereço

Veja mais no GoogleMaps

UFPE
Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária,
CEP: 50670-901 - Recife -PE

Realização: ANPUH, UFPE


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.