34º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP 2018

De 12 de Janeiro de 2019 até 16 de Janeiro de 2019
Brasil, Foz do Iguaçu-PR.

Realização: FIEP

https://www.congressofiep.com/

Endereço

Local: Faculdade UDC/Colégio Dinâmica
R. Rui Barbosa, 1278-1420 - Centro

Programa

XI Fórum de Educação Física Escolar
Prof. Dr. Antônio Ricardo Catunda de Oliveira; Profª. Ms. Elisabete Luarindo de SouzaREALIZAÇÃO: Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF

TEMA: O esporte na escola

CONVITE

O esporte é reconhecido meio de desenvolvimento humano. Como prática cultural, ao ser orientado por profissionais de Educação Física, a participação nas atividades esportivas, além de ser um excelente meio de inclusão, é vista também como elemento de promoção de saúde. Nesse contexto o esporte se alia à educação onde aprendizagens de conhecimentos relacionadas ao desenvolvimento de habilidades, competências, capacidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras se somam à internalização de valores. Considerando a escola como espaço privilegiado para o seu ensino e muitas vezes a única oportunidade de experimentação desportiva, e ainda reconhecendo a Educação Física como componente curricular responsável à sua materialização neste ambiente e com isso garantir que crianças e adolescentes efetivamente venham conhecer, gostar e praticar esporte na escola, o XI Fórum de Educação Física Escolar, elegeu como tema para esta edição o ensino do esporte na escola. A motivação para tratarmos do assunto emerge em um cenário em que se percebe a diminuição de participação nas atividades esportivas e, em particular, uma descuidada atenção por parte do poder público quanto às condições de desenvolvimento no campo da educação. Convidamos os profissionais de educação física para participação presencial e virtual em interação com palestrantes e colegas dos diversos estados brasileiros e de países sul americanos.

X Seminário sobre valores do esporte e educação olímpica

Profº. Ms. Jorge Steinhiber
CONVITE

Ao longo da década de realização dos megaeventos esportivos do Brasil, principalmente o período que antecedeu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em conjunto com a FIEP, procuramos incrementar o Movimento Olímpico e alertar para a questão dos legais e impactos sócio educacionais dos eventos. Fomos derrotados pelo tsunami da competição, das medalhas e do interesse maior pelo pódio. Não deixaremos a chama apagar. Contudo a educação olímpica, como o fair play e o movimento olímpico devem ter sua difusão e inclusão em todos os segmentos educacionais e esportivos. Nesse sentido, a partir desse seminário discutiremos e debateremos a forma e possibilidades de inserção em todas as áreas e segmentos. Como sempre, um desafio.


VIII Fórum de Reitores e Coordenadores de Cursos de Educação Física da América do Sul
Drª. Leticia Ecard; Dr. Paulo Ernesto Antonelli; Ms. Ricardo de Mendonça
A Federação Internacional de Educação Física, imbuído, sobretudo, dos valores da responsabilidade e compromisso com uma Educação física cada vez melhor no sentido de prestar relevantes serviços à vida do ser humano, convida os Coordenadores dos Cursos de Educação Física para participação ativa e atuante no VIII Fórum dos Coordenadores, no período de 13 a 14 de janeiro de 2019.

 

VI Seminário Internacional de História da Educação Física
Profº Luis Felipe Contecha Carrilho; Profª Dirce Maria Corrâa da Silva
Tem como objetivo comemorar os 70 anos da FIEP na América do Sul, nos países, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai (1949-2019), com lançamento da Medalha e um selo. A FIEP inicia a discutir o Projeto dos 100 anos da FIEP MUNDIAL EM 2023, Casa da Educação Física no Mundo. A atualização do Manifesto Mundial, Projeto do Concurso Mundial de sesión de Educação Física e homenagem aos pioneiros da FIEP.

VIII Seminário de Atividade Física na Atenção à Saúde
Profº. Marino Tessari; Profº. Carlos Alberto Camilo NascimentoTEMA: Intervenção do profissional de educação física na área da saúde

O sistema CONFEF/CREFs e a FIEP, convidam você para o VII Seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde, cujo tema será "Intervenção do profissional de educação física na área da saúde"

OBJETIVOS:

- Ampliar o conhecimento acerca das habilidades e competências da atuação da Educação Física na área da saúde;

- Orientar os profissionais de educação física quanto à atuação junto a programas de promoção da saúde e qualidade de vida;

- Oportunizar a socialização de boas práticas profissionais por meio de relatos de experiências na área de saúde;

- Divulgar documentos, posicionamentos, bem como publicações efetuadas pelo CONFEF sobre a temática

Programação:

Dia: 13/jan/2018 (Domingo)

14h - Abertura: Formação da Mesa com autoridades e breves saudações
(Hino, Boas vindas)

15h - Palestras - Profissionais de Educação Física na Saúde Pública: contextualização e possibilidades de atuação

Breve histórico e legislação do SUS e os profissionais de Educação Física;
Panorama dos Profissionais de Educação Física atuantes no SUS;
Possibilidades de atuação: os NASF e a Residência em Saúde;
Protocolo sobre caminhada orientada.
Palestrantes: Paulo Sergio Cardoso da Silva CREF 011846-G/SC

José Marques Novo Júnior CREF 095238-G/SP

Mesa Redonda

Participantes: José Marques Novo Júnior CREF 095238-G/SP

Paulo Sergio Cardoso da Silva CREF 011846-G/SC,

Sebastião Gobbi CREF 000183-G/SP

Dia:14/jan/2018 (Segunda-feira)14h - Sistemas, Tecnologias e Inovação relacionados à saúde pública, prática de atividade física e aos esportes

Guia de Procedimentos dos profissionais de Educação Física no SUS (Paulo Sergio Cardoso da Silva);
Centro Esportivo Virtual - CEV (Laércio Elias Pereira);
Tecnologias, inovação e desafios relacionadas a atuação dos profissionais de Educação Física José Marques Novo Júnior).
Palestrantes: Paulo Sergio Cardoso da Silva CREF 011846-G/SC

Laércio Elias Pereira CREF 000874-G/AL

José Marques Novo Júnior CREF 095238-G/SP

Mesa Redonda

Participantes: José Marques Novo Júnior CREF 095238-G/SP

Laércio Elias Pereira CREF 000874-G/AL

Paulo Sergio Cardoso da Silva CREF 011846-G/SC

18h - Avaliação, encerramento, com entrega dos certificados.


II Fórum de Academias
Profº. Ms. Jean Carlos A. da Silva;
O CONFEF, através da Comissão de assuntos em Academias e afins, promoverá o 2º fórum de Academias, com o objetivo de discutir as Tendências no Mercado do Fitness. Serão três profissionais convidados para tratar das tendências nas assessorias esportivas, clubes, studios, academias de pequeno, médio e grande porte, low cost e demais áreas.


Realização: FIEP