Congresso Olímpico Brasileiro

De 13 de Abril de 2019 até 13 de Abril de 2019
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Instituto Olímpico Brasileiro

http://www.cob-ti.com.br/congresso/

Endereço

WTC Events Center Brooklin Novo
Avenida das Nações Unidas, 12.551

Programa

Em um mercado tão competitivo, onde os resultados esportivos estão cada vez mais pulverizados entre as nações, as organizações esportivas e seus principais agentes (gestores, treinadores e demais profissionais das ciências do esporte) têm a missão de criar sistemas, políticas, procedimentos e metodologias cada vez mais organizados e transparentes, direcionados para o alcance de resultados efetivos, sustentáveis e de alto impacto em toda a cadeia esportiva.

PALESTRA GESTOR

Mesa-redonda: Sistema Organizacional do Esporte
Os países que alcançam sucesso internacional no esporte de alto rendimento possuem planos de ação nacionais que são elaborados de maneira central e aplicados em todo o território nacional, sejam esses gerenciados pelo governo, por entidades esportivas ou institutos nacionais de esporte.

Como países de referência criaram seus sistemas organizacionais, assim como os desafios enfrentados e os benefícios alcançados são os objetivos dessa mesa redonda.

Chelsea Waar, Jorge Bichara, Maurits Hendricks

PALESTRA TREINADOR

Visão Estratégica para o Aumento da Competitividade Esportiva
A evolução, a alta competitividade entre as Nações e o avanço das ciências do esporte trouxeram para o Treinador grandes desafios em seu dia a dia. Peça fundamental no processo de preparação do atleta, o Treinador precisa dominar conhecimentos técnicos da modalidade e do treinamento esportivo. Por outro lado, esses conhecimentos estão cada vez mais acessíveis e disponíveis, possibilitando uma igualdade entre os competidores. Dessa maneira, como o treinador pode fazer a diferença? Quais outras perspectivas fundamentais devem ser observadas, planejadas e operacionalizadas para o aumento das condições de competitividade do atleta?

Chris O’Brien

PALESTRA CIÊNCIAS DO ESPORTE

Gestão de Equipe Multidisciplinar

As Ciências do Esporte nos últimos anos evoluíram muito. Para a ciência ser aplicada na prática é imprescindível a atuação de uma equipe multidisciplinar totalmente integrada com a filosofia e objetivos de trabalho determinados bem claros, com função e regras de atuação de cada integrante. Isto estabelecerá uma metodologia a ser seguida para toda a equipe, culminando no resultado esportivo. 

O trabalho multidisciplinar precisa ser aprimorado e controlado de forma contínua. Existem muitas questões a discutir nesse contexto, como o que é, qual a sua função, quem deve estar inserido, qual o nível de formação de seus integrantes, perfil do coordenador da equipe, como organizar a metodologia e como será a gestão da equipe.

PALESTRA GESTOR

Inteligência Competitiva na Gestão Esportiva

Inteligência competitiva é a forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento e desempenho da concorrência, dos clientes e do mercado, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão a curto e longo prazo. O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, entre outros.

Maurits Hendricks

PALESTRA CIÊNCIAS DO ESPORTE

Saúde no Esporte de Alto Rendimento: do Problema à Solução

O ideal é que o esporte aconteça mantendo a integridade da saúde do atleta. No entanto, no alto rendimento essa questão torna-se mais difícil. Como e quando prevenir cometimentos à saúde? Como tratar e retornar aos treinos e competições em tempo recorde? Quais são os impactos do retorno precoce à atividade esportiva? Nosso foco é sempre na prevenção e entender nestes casos o melhor tempo para retorno sem que exista risco desnecessário ou que o atleta fique mais tempo afastado do esporte do que deveria.  

Dr. Roberto Nahon

PALESTRA TREINADOR

Mesa-redonda: Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos

Identificar uma criança ou jovem talento para o esporte é uma etapa fundamental. No entanto, tão essencial e imprescindível é saber o que fazer com esse talento, provendo o suporte e o encaminhamento necessários. 

Nessa mesa redonda, será debatida a gestão de toda a cadeia da iniciação esportiva com o foco no talento identificado, uma questão de extrema importância no esporte de alto rendimento no Brasil

Maurits Hendricks, Antonio Carlos Gomes, Chelsea Waa


Realização: Instituto Olímpico Brasileiro