Curso de Marketing e Comunicação no Esporte

De 29 de Julho de 2016 até 30 de Julho de 2016
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Unisport Brasil

http://www.unisportbrasil.com.br/

Endereço

Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1170 - Paraíso

Programa

29/07/2016 – Sexta-feira

18h30 às 19:00 – Credenciamento

19h00 às 22h30 – A Indústria do Esporte, o Marketing e a Comunicação no Esporte (conceitos fundamentais). – Ary Rocco

30/07/2016 - Sábado

09h00 às 10h00 – O Consumidor Esportivo – conceituação, tipologia e comportamento. – Anderson Gurgel

10h00 às 10h15 – Intervalo

10h15 às 12h00 – Organização e Gestão de Eventos Esportivos. – Leandro Mazzei

12h00 às 13h30 - Almoço

13h30 às 15h45 – Gestão de Projetos em Esporte – da captação (patrocínio) a operação. – Ary Rocco

15h45 às 16:00 – Intervalo

16h00 às 18h00 – Casos de Marketing e Comunicação no Esporte e fechamento do curso. – Ary Rocco

Professores

Anderson Gurgel Campos - Professor doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em 2014, possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado também pela PUC-SP, 2004. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre comunicação, esporte e economia, com particular interesse para os aspectos espetaculares e imagéticos do desporto. É professor de cursos de Comunicação Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Belas Artes e da pós-graduação da FAAP, além de já ter colaborado com vários outros. Tem experiência em gestão de cursos universitários, tendo sido coordenador dos cursos de Jornalismo e Rádio & TV de 2007 a 2010 na Unisa-SP. Atualmente atua como jornalista autônomo, com contribuição para vários veículos de comunicação, mas já trabalhou como repórter em veículos como Gazeta Mercantil e Revista Forbes Brasil. É autor do livro FUTEBOL S/A - A ECONOMIA EM CAMPO, publicado pela Editora Saraiva em 2006, e tem artigos e capítulos de livro em outras publicações. Tem como universo de interesses temas na área de Comunicação e Mídias, com ênfase em conteúdo editorial, em jornalismo; economia; negócios do esporte, marketing, tecnologia, imagem, entretenimento e educação. Ainda como jornalista, ganhou o Prêmio Unisys de Jornalismo, em 2007, e a Copa Avaya de Jornalismo, em 2006. 

Leandro Carlos Mazzei - Doutorando (joint-PhD) da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP e pela Vrije Universiteit Brussel - VUB (Bélgica) (desde 2011). Mestre de Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP (2006). Graduado em Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP (2002), além de Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alves Penteado - FAAP (2003). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Também é pesquisador do Grupo de Estudos em Gestão do Esporte (GEPAE) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte e Treinamento Infanto-Juvenil (GEPETIJ), ambos da EEFE-USP. Ex-atleta profissional de judô, atualmente é professor de ensino universitário (tanto em cursos de graduação como de pós-graduação) e coordenador de projetos esportivos. Organizador do livro Gestão do Esporte no Brasil: Desafios e Perspectivas. Possui como principais temas de pesquisa a Gestão do Esporte, o Judô; o Esporte de Alto Rendimento; Eventos Esportivos e Instalações Esportivas.

Fernando de Andrade Franco Malagrino - professor do Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte, na Universidade Nove de Julho desde 2012. Também sou blogueiro do canal esportivo ESPN, onde fala sobre negócios no esporte. Atualmente ocupado a função de Diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Futebol Americano. Tenho trabalho em diversos casos e projetos com diferentes organizações da indústria esportiva como consultor. Entre estas organizações podemos destacar o Bom Senso F. C., Marcanã Arena, BDO, ABRESE e ESPN. Eu estou envolvido com educação universitária desde 2005, tendo lecionado em diversas instituições tais como: PUC/SP, Mauá, Unip e Trevisan. Atualmente estou atuando como professor visitante da University of Massachusetts Amherst e também fazendo meu doutoramento na Universidade de São Paulo (FEA-USP). Tenho atuado como palestrante em diversos seminários, congressos e conferências ligadas ao marketing e, especialmente, ao marketing esportivo. Tenho colaborado, com entrevistas para diversos meios de comunicação, nacionais e internacionais, abordando temas relacionados ao marketing esportivo, comportamento do consumidor e patrocínios esportivos. Atualmente, minha linha de pesquisa reflete estudos que abordam atitude do consumidor, comportamento do consumidor, marca no esporte, patrocínio e marketing de emboscada.

Ary Rocco - Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Coordena Projeto de Pesquisa “Os novos estádios e arenas e o comportamento do consumidor esportivo: o padrão FIFA de qualidade e o impacto no torcedor brasileiro”, financiado pelo CNPq. Autor do livro Marketing e Gestão do Esporte, publicado pela Editora Atlas, em 2012. Diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM). Colunista de Futebol Argentino e de Negócios do Esporte do programa Jovem Pan No Mundo da Bola, da Rádio Jovem Pan AM (620 MHz). 


Realização: Unisport Brasil