Curso de Nutrição Esportiva: da Saúde Ao Alto Rendimento

De 10 de Junho de 2016 até 11 de Junho de 2016
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Unisport Brasil

http://www.unisportbrasil.com.br/

Endereço

Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1170 - Paraíso

Programa

Nutrição Esportiva: Da Saúde ao Alto Rendimento

                Todo atleta de alto rendimento, e até mesmo o indivíduo que quer se exercitar apenas para manter a saúde, deve se preocupar com as questões nutricionais que influenciam diretamente seu desempenho. Carboidratos, vitaminas, proteínas são apenas alguns fatores que desempenham papeis fundamentais no corpo do ser humano, e que, durante o exercício físico, podem causar problemas se estiverem em falta ou excesso.

                O profissional encarregado em lidar com as pessoas que se exercitam deve saber como funciona o corpo do ser humano e quais as suas necessidades nutricionais, que variam de indivíduo para indivíduo, para a obtenção do melhor desempenho físico, independentemente se o objetivo final é saúde ou competição.

Curso

                O Curso "Nutrição Esportiva: Da Saúde ao Alto Rendimento" tem como principal objetivo atualizar os profissionais que trabalham em consultórios, academias, clubes, escolas de esporte sobre assuntos ligados à nutrição de seus alunos ou atletas, cobrindo temas como como ingestão de carboidratos, hidratação, proteínas e aminoácidos e suplementos nutricionais.

               O curso é destinado a nutricionistas, profissionais da educação física e esporte, médicos e estudantes de todos os cursos na área da saúde, além de pessoas com interesses específicos no tema.

Programação

10/06/2016 – Sexta-feira

19:00 – 20:30 Nutrição Esportiva: como separar o joio do trigo? - Bruno Gualano

20:30 – 20:45 Intervalo

20:45 – 22:00 Carboidratos e desempenho esportivo. - Fabiana Benatti

 

11/06/2016 - Sábado

09:00 – 10:20 Hidratação: velhos conceitos e novas recomendações. - Fabiana Benatti

10:20 – 10:30 Intervalo

10:30 – 12:30 Mitos e verdades sobre suplementos nutricionais: creatina, cafeína, beta-alanina e muito mais! - Fabiana Benatti

12:30 – 14:00 Almoço

14:00 - 16:00 Proteínas e aminoácidos para o ganho de força e massa muscular. - Bruno Gualano

Professores

Bruno Gualano - Doutor pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (HCFMUSP) e do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora. Professor Associado do Departamento de Biodinâmica do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Professor Visitante na Nottingham Trent University (Inglaterra) e no Waikato Institute of Technology (Nova Zelândia). Publicou livros, capítulos e mais de 130 artigos científicos em revistas especializadas.

Fabiana Benatti - Bacharel, mestre e doutora em Educação Física pela EEFE-USP e bacharel em nutrição pela FSP-USP. Pós-doutoranda no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia da FM-USP. Pós-doutorado no Centre of Inflammation and Metabolism/Centre of Physical Activity Research (CIM/CFAS) da Universidade de Copenhague, Dinamarca, no ano de 2014. Tem como linhas de pesquisa: nutrição esportiva, efeitos terapêuticos do exercício físico, inflamação e exercício.


Realização: Unisport Brasil