Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores

De 9 de Maio de 2014 até 11 de Maio de 2014
Brasil, Saquarema-RJ.

Realização: Comitê Olímpico Brasileiro - COB

http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/solidariedade-olimpica/encontro-multiesportivo-de-tecnicos-formadores

Endereço

Centro de Desenvolvimento de Voleibol
Av. Ministro Salgado Filho, 7000

Programa

Dia 09/05

manhã Chegadas dos participantes

14h00 Abertura

14h30 - 19h00 Palestras com intervalo as 16h45

1 - Apresentação sobre a Unidade de Planejamento Esportiva do COB

Adriana Behar (Gerente da Unidade de Planejamento Esportivo do COB)

2 - Treinamento na iniciação desportiva

Metodologia da iniciação esportiva: Abordagem teórico do processo de ensino-aprendizagem-treinamento aplicado à iniciação esportiva –particularmente dos esportes coletivos- nas diferentes formas de expressão do esporte. Conceituação dos aspectos fundamentais do processo da aprendizagem ao treinamento tático e da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 

Objetivos: Conhecer uma proposta pedagógicas para com enfase nas formas de aprendizado incidental; Elaborar programas de iniciação esportiva observando as características de maturidade e nível de rendimento da população com a que se trabalha.

Prof. Dr. Pablo Greco (Professor Doutor na UFMG)

3- Desenvolvimento de aspectos cognitivos na Formação de atletas

Dentro do tema proposto, a apresentação buscará evidenciar as possibilidades de provocar e influenciar o desenvolvimento cognitivo em jovens atletas a partir da constituição de um "ambiente inteligente" de treinamento, com foco nas tarefas e em aspectos de possibilidades de intervenção do técnico esportivo.

Prof. Dr. Hermes Balbino (Psicólogo CBV)

20h15 Trabalhos em grupo e debates

Dia 10/05

08h30 - 19h00 Palestras

1 - Planejamento a longo prazo (periodização)

Prof. Dr. Bruno Pena Couto (Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Esportes) e Diretor do Centro de Treinamento da UFMG)

2 - Teoria do treinamento desportivo

Treinamento técnico-tático: Descrição dos processos pedagógicos para desenvolvimento de processos de treinamento técnico-tático nos esportes coletivos. Formas e modelos de avaliação do nivel de rendimento técnico tático  para os jogos esportivos coletivos (só de invasão).

Palestra em PDF: Arquivo 1, Arquivo 2 e Arquivo 3

Autores: Prof. Dr. Pablo Greco e Prof. Dr. Bruno Pena Couto

3 - Detecção de talentos

Definições dos termos relacionados ao tema Talento Esportivo. Modelos de desenvolvimento de Talentos. Talento Esportivo e o Treinamento a Longo Prazo. Programas de Formação Esportiva. Talento esportivo no contexto das políticas públicas para o esporte de Alto Rendimento. Pesquisas na área de Talento Esportivo.

Luciana Bojikian (Professora titular da Universidade Paulista e professora colaboradora dos cursos de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e Centro Educacional FMU. É pesquisadora do grupo GEPETIJ, do Laboratório de Treinamento e Esporte para Crianças e Adolescentes (LATECA) da Escola de Educação Física e Esporte da USP.)

20h15 Trabalhos em grupo e debates

Dia 11/05

08h30 - 12h30 Palestras com intervalo as 10h15

1 - Plataforma EAD

O intuito da palestra é demonstrar a facilidade da ferramenta e exemplos práticos do dia a dia que aconteceram e podem acontecer.Abordaremos quais ferramentas utilizar para ensino a distância, em especial o Moodle, em linguagem fácil de como instalar e como utilizar os principais recursos, desde a construção do curso e suas atividades. Demonstração e exemplos de atividades, páginas e recursos que o Moodle pode oferecer no ensino a distância. Como montar chat, vídeo aulas, etc. E disponibilizar os documentos e vídeos na própria plataforma de ensino.

Prof. Dr. Heros Ferreira (CBCa)

2 - Programa de Desenvolvimento do Voleibol

Prof. Antonio Rizola Neto (CBV e Tutor SOI)

3 -Liderança e Gestão Estratégia de Pessoas e Partes Interessadas: aplicada a estruturação de Programas de Desenvolvimento

Exposição aplicada à realidade da rotina diária do coordenador nacional e técnicos formadores destacando seu papel e responsabilidades em cada fase do processo de Estruturação do Programa de Desenvolvimento, bem como, no gerenciamento dos desafios nas relações interpessoais.

Prof. Antonio Rizola Neto (CBV e Tutor SOI)

12h45 Encerramento

15h00 Saída dos Participantes


Realização: Comitê Olímpico Brasileiro - COB