Fisiologia Dom Exercício e Treinamento Esportivo

De 2 de Maio de 2016 até 30 de Setembro de 2017
Brasil, Aracaju-SE.

Realização: Universidade Tiradentes

http://www.unit.br/pos/cursos/fisiologia-do-exercicio-e-treinamento-esportivo

Endereço

Universidade Tiradentes - Campus Farolândia - Bloco F
UNIT - Campus Farolândia

Programa

Disciplinas Carga Horária Ementa

Avaliação funcional, testes e medidas 20 Estudo sobre os teste e medidas realizados praticamente em avaliações funcionais. Especificamente por meio de anamnese, avaliações cardiorrespiratórias, avaliação de força muscular, avaliação da flexibilidade, avaliações antropométricas.

Fisiologia cardiovascular e respiratória 20 Estudo sobre a fisiologia cardiovascular e respiratória voltada para o esporte.

Recursos ergogênicos 20 O conteúdo abrange a vasta gama de recursos ergogêni os lícitos e ilícitos utilizados no esporte de alto rendimento e nas academias de ginástica. O intuito é alertar para os principais efeitos positivos e negativos do uso orientado/indiscriminado de diversas estratégias nutricionais e farmacológicas.

Fisiologia neuromuscular 20 Estudo sobre a fisiologia dos sistemas neural e musculoesquelético, assim como suas interações.

Metabolismo e sistema endócrino 20 O conteúdo abrange as principais vias bioquímicas envolvidas nos processos de geração de energia provenientes do metabolismo dos macronutrientes, além das principais glândulas e vias hormonais.

Biomecânica aplicada ao esporte 20 Estudo sobre os fundamentos biomecânicos utilizados no esporte. Análise crítica e científica da biomecânica de diferentes esportes.

Nutrição aplicada ao treinamento esportivo 20 Estudo sobre os principais macro e micronutrientes fundamentais para o ótimo desempenho e adaptação ao treinamento esportivo.

Respostas fisiológicas ao exercício físico 20 Estudo sobre as principais respostas fisiológicas ao exercício físico, com ênfase no alto rendimento.

Treinamento de força aplicado ao esporte 20 Estudo sobre as variáveis metodológicas do treinamento de força sugeridas pela última recomendação do American College of Sports Medicine (2009). Assim como, apresentação de estudos científicos atualizados que auxiliem a prescrição do treinamento de força muscular para distintos objetivos, com ênfase nas aplicações no esporte.

Periodização e treinamento esportivo 20 Estudo sobre os principais métodos de periodização para o exercício físico, com ênfase na periodização voltada ao esporte.
Esporte e lesões 20 Estudo sobre as principais lesões ocorridas no esporte; tratamento e prevenção pelo exercício.

Prescrição do treinamento cardiorrespiratório para o esporte 20 Estudo sobre o treinamento cardiorrespiratório e sua prescrição, com ênfase no desempenho esportivo de alto nível.

Prescrição da flexibilidade para o esporte 20 Estudo sobre o treinamento de flexibilidade e sua prescrição no esporte.

Treinamento para o alto rendimento em esportes coletivos 20 Estudo sobre as principais técnicas utilizadas no alto rendimento nos esportes coletivos.

Treinamento para o alto rendimento em esportes de lutas 10 Estudo sobre as principais técnicas e utilizadas no altorendimento nos esportes de lutas

Estágio prático em treinamento desportivo 20 Contato direto com as técnicas e aplicação prática das metodologias ensinadas durante o curso.

Metodologia do trabalho científico 30 Estudo sobre os principais métodos de pesquisa científica utilizados em atividade física. Especificamente na área da Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo.

Trabalho de conclusão de curso - Elaboração individual do trabalho de conclusão de curso, o qual deverá ser desenvolvido no formato de artigo científico e orientado por um docente do curso.
Total: 360h


Realização: Universidade Tiradentes