Fórum Permanente: Gestão do Esporte: a Lei de Incentivo em foco

De 7 de Junho de 2019 até 7 de Junho de 2019
Brasil, Limeira-SP.

Realização: Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP

https://www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-gestao-do-esporte-a-lei-de-incentivo-em-foco

Endereço

Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP
Rua Pedro Zaccaria, 1300

Programa

As Leis de Incentivo ao Esporte (LIE), existentes em âmbito federal, estadual e até municipal. Possibilitam a isenção de impostos de pessoas físicas e jurídicas, desde que os valores sejam destinados para projetos esportivos. Se configuram como possibilidades indiretas de recursos no contexto das Políticas do Esporte, e são uma importante opção para o desenvolvimento de atividades esportivas, que envolvem desde ações sociais até equipes de rendimento. Assim, o objetivo do Fórum de "Gestão do Esporte: a Lei de Incentivo em foco" são abrir um debate sob pontos de vista disciplinar dos diversos stakeholders envolvidos com as LIEs, especificamente da área políticas, da área de pesquisa e dos contexto da prática, e assim proporcionar reflexão e conhecimento inter e multidisciplinar para que os projetos incentivados tenham maior sustentabilidade e maior efetividade enquanto iniciativas que envolvem as áreas das Políticas Públicas e do Esporte.

Dia 7 de junho de 2019 - Sexta-Feira

9h - Abertura

9h30 - Mesa Redonda - O olhar do poder público sobre as Leis de Incentivo ao Esporte

Convidados:

Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior

Membro da CAAP - Comissão de Avaliação e Aprovação dos Projetos encaminhados à LIE Paulista.

Prof. Dr. José Roberto Gnecco

Ex-membro da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte Federal.

Mediador: Prof. Dr. Oswaldo Gonçalves Junior

Professor Doutor e Coordenador do Curso Bacharelado em Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Professor Pleno no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). Atuou em diversas organizações como especialista e gestor. Como pesquisador, tem especial interesse pelos seguintes temas: Administração Pública; Burocracia; Análise e Avaliação de Politícas Públicas; Sociologia Econômica; Tecnologia da Informação; Gestão e Mudança Organizacional: Novos arranjos institucionais; Ciências Sociais Aplicadas em perspectiva com Poltícas Públicas; Ambiente, Educação e Desenvolvimento.

11h30 - Almoço

13h30 - Mesa Redonda - O olhar acadêmico / pesquisas sobre as Leis de Incentivo ao Esporte

Convidados:

Prof. Dr. Fernando Mascarenhas Alves

Docente da Universidade de Brasília (UnB), presidente entre 2005 e 2009 do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e neste período, foi membro do Conselho Nacional de Esporte, vinculado ao Ministério do Esporte.

Profa. Msc. Amanda Sousa do Nascimento

Mestranda na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Graduada no curso de Ciências do Esporte, na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Participou do Programa BAEF (Bolsa Auxílio Estudo Formação) que alia o caráter socioeconômico à formação acadêmica, desatinada a alunos de graduação, no qual desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado de "Análise dos projetos da Lei Federal de Icentivo ao esporte desde sua criação até a atualidade.

Mediadora: Profa. Dra. Eliana de Toledo Ishibashi

Docente do curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física, ambas unidades da UNICAMP. Realizou projetos na área do esporte e do lazer, em parceira com Prefeituras, clubes, associações e entidades sociais.

15h30 - Coffee Break

16h - Mesa Redonda - O olhar da prática sobre as Leis de Incentivo ao Esporte

Convidados:

Prof. Dr. Alexandre Colagrai Contatto

Coordenador do Instituto Crescer no Esporte da cidade de Rio Claro.

Prof. Marcos Mercadante

Coordenador do Projeto Kimono de Ouro da cidade de Araras.

Mediadora: Profa. Sabrina Vitório

Proprietária da empresa Sabrina Vitório - Consultoria, Projetos e Gestão Esportiva, que ajuda a captação de recursos para projetos ligados ao esporte.

17h15 - Encerramento

Prof. Dr. Leandro Carlos Mazzei

Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP


Realização: Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP