I Congresso Filosofia do Desporto

De 2 de Novembro de 2023 até 3 de Novembro de 2023

Realização: Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa (AFDLP)

https://www.anpof.org/agenda/eventos/i-congresso-filosofia-do-desporto--coimbra-2023

Endereço

Universidade de Coimbra
Largo Porta Férrea, Coimbra, Portugal

Programa

O Primeiro Congresso de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa é especial não só por iniciar algo, mas sobretudo porque anuncia o fortalecimento de uma comunidade orientada para o futuro. Tendo como base a Associação (AFDLP) lançada no dia 30 de Março de 2023 na Reitoria da Universidade do Porto, os seus alicerces foram projectados na constituição de uma comunidade de pessoas, entre as quais académicos e da prática desportiva, que contemplam o desporto a partir das questões filosóficas que levanta, considerando-o na sua natureza complexa, simultaneamente global e singular, e procurando por esta via contribuir para o seu desenvolvimento e aprofundamento. A AFDLP estabelece o seu campo de ação ancorada nos princípios de abertura e acolhimento, honestidade e transparência, na procura pela excelência na investigação e na ação. A sua finalidade é o serviço ao Desporto, através da edificação de um ambiente de partilha de trabalho, de conhecimento e de amizade, que colabore no desenvolvimento, progresso e inovação, pesquisa e disseminação, da Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa.

O congresso FILOSOFIA DO DESPORTO é um ponto de encontro, espaço aberto de pensamento e acção, em que o principal objetivo é estabelecer pontes, partindo da relação entre Filosofia e Desporto, mas que visa também abrir o campo de reflexão a diferentes áreas do conhecimento, pretendendo proporcionar a oportunidade de pensar livremente. É particularmente incentivada a apresentação de propostas sobre os seguintes temas:

1. Desporto e Filosofia

2. Ética e Axiologia do Desporto

3. Estética do Desporto

4. Antropologia do Desporto e Filosofia Antiga

5. Filosofia Política e o Desporto

6. O Direito e o Desporto

7. Epistemologia do Desporto

8. Interdisciplinaridade (Psicologia, Antropologia, Sociologia, Medicina, Fisioterapia, Gestão desportiva, Turismo, História, entre outras)

9. Saberes aplicados e reflexões sobre práticas específicas

10. Modalidades e atletas

11. Olimpismo

12. Filosofia do Desporto ( teoria e história)

13. Treino e performance

14. Desporto e países de Língua Portuguesa

15. Casos de estudo

16. Autores

17. Etc.


Realização: Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa (AFDLP)