I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE

De 23 de Junho de 2016 até 25 de Junho de 2016
Brasil, Campinas-SP.

Realização: SESC-SP; FCA-Unicamp

https://www.sescsp.org.br/online/artigo/9842_congresso+internacional+de+pedagogia+do+esporte+conipe?fbclid=iwar16lr5zoulhhvlswb945dj09e48w9rtgtdpfykvliqrgssladhnmh9jqvs

Endereço

SESC - Campinas
Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim

Programa

• Dia 23 de junho | quinta-feira
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
A partir das 8h
Credenciamento e Entrega de materiais
Sala de Múltiplo Uso 1
10h - 10h30
Solenidade de Abertura
Representantes do Sesc e FCA Unicamp.
Ginásio
10h30- 11h30
Conferência "Modelo de Desenvolvimento Positivo no Esporte"
Jean Cotê (Universidade de Queen em Kingston, Canadá)
Ginásio - 300 vagas
11h45 - 13h30
Mesa "Ensino do Esporte: perspectivas educacionais"
Marcio Morato (USP, Brasil), Fernanda Impolcetto (Unesp, Brasil) e Alcides Scaglia (FCA, Brasil)
Ginásio - 300 vagas
13h45 - 15h
Projeção dos Trabalhos Científicos e Pôster
Sala de Múltiplo Uso 1
13h30 - 15h
Intervalo
PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
15h - 18h
Curso 1
Futebol Callejero
Osmar Moreira de Souza Júnior (UFSCAR, Brasil)
Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.
Programa:
Metodologia que se apropria do futebol em uma perspectiva politico-pedagógica como uma ferramenta para a educação popular. O jogo acontece em três tempos com construção das regras do jogo em si e roda de conversa final e é desenvolvido em equipes compostas por meninos e meninas e sem a presença de árbitro, mas sim de mediador(a) social. O eixo central da metodologia é de caráter atitudinal, balizado pelos valores de cooperação, solidariedade e respeito que são incorporados ao "regulamento" do jogo.
Minicampo - 30 vagas
Curso 2
Ensino do Tênis de Mesa por meio dos Jogos
Taisa Belli (Unicamp, Brasil)
Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professora colaboradora no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas, onde é membro do Grupo Interdisciplinar em Esportes de Raquete.
Programa:
Vivência e discussão de jogos para o ensino do tênis de mesa pautados nas Novas Tendências em Pedagogia do Esporte, visando um ensino tático-técnico contextualizado com a lógica interna desse esporte e uma superação do cenário ainda vigente de ensino do tênis de mesa baseado no método tradicional.
Sala de Múltiplo Uso 1 - 30 vagas
Curso 3
Atividades para Crianças de 3 a 6 anos - Esporte Criança Sesc SP
Com equipe técnica do Sesc-SP (Sesc-SP, Brasil)
Programa:
Proposta baseada nos principais elementos da Ginástica para Todos, o Programa Esporte Criança 3 a 6 anos do Sesc São Paulo tem por objetivo proporcionar a vivência das habilidades motoras básicas de forma lúdica, respeitando a individualidade e estimulando o desenvolvimento integral de crianças nesta faixa etária. O curso abordará os princípios pedagógicos e metodológicos envolvidos no Programa, as possibilidades para o trabalho com a Ginástica para Todos e as especificidades da faixa etária.
Ginásio - 30 vagas
Curso 4
Iniciação Esportiva nas Lutas
Márcio Morato (USP, Brasil)
Docente da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP-USP). Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Pesquisador nas áreas: Pedagogia do Esporte; Análise do Jogo; Esportes Coletivos e Paraolímpicos.
Programa:
Possibilidades pedagógicas para o ensino das Lutas a partir dos conceitos de princípios condicionaise grupos situacionais conforme o tipo de contato (contínuo, intermitente ou mediado).
Sala de Múltiplo Uso 2 - 30 vagas
Curso 5
Iniciação ao Voleibol por Meio dos Jogos
Michel M
Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE-UFSC).
Programa:
Princípios da gestão do jogo de voleibol e suas características funcionais, procedimentos pedagógicos e metodológicos do ensino do voleibol por meio de jogos e, construção do jogo de voleibol: 1x1 ao
6x6.
Quadra Externa - 30 vagas
Curso 6
O Treinador e o Desenvolvimento Positivo dos Jovens
Jean Cotê (Universidade de Queen, Canadá)
Mestre em Psicologia do Esporte pela Université de Montréal, PhD em Psicopedagogia pela University of Ottawa. Professor e Diretor da Faculdade de Cinesiologia e Estudos em Saúde pela Universidade de Queen em Kingston, Canadá. Publicou mais de 150 trabalhos abordando os temas: treinamento e psicologia do esporte e possui mais de 300 apresentações científicas.
Programa:
A partir da teoria da liderança transformacional, este curso indica procedimentos pedagógicos do  treinador que venham a fortalecer o desenvolvimento positivo de jovens (destacando competência, confiança, conexão e caráter)
Teatro - 150 vagas

• Dia 24 de junho | sexta-feira
8h - 10h
Projeção dos Trabalhos Científicos e Pôster
Sala de Múltiplo Uso 1
10h15 - 12h
Mesa "Esporte de participação e educação: formação e competência do treinador e professor"
Larissa Galatti (FCA, Brasil), Michel Milistedt (UFSC, Brasil) e Renato Marques (USP, Brasil)
Ginásio - 300 vagas
12h - 14h
Intervalo
Projeção dos Trabalhos Científicos e Pôster
Sala de Múltiplo Uso 1
14h - 15h
Conferência "O Jogo Como Meio de Ensino"
Roberto Rodrigues Paes (Unicamp, Brasil)
Ginásio - 300 vagas
PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
15h - 18h
Curso 7
Contribuições da Sociologia para o Ensino do Esporte
Renato Marques (USP, Brasil)
Mestre e Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Atua principalmente nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Sociologia do esporte; Pedagogia do esporte.
Programa:
Conceitos de aprendizagem cultural e herança cultural aplicado à pedagogia do esporte. O intuito é promover reflexões sobre os diferentes contextos socioculturais de ensino do esporte e a relevância da carga cultural anteriormente aprendida pelos alunos/atletas como parâmetros para processos de construção do conhecimento.
Sala de Múltiplo Uso 1 - 30 vagas
Curso 8
Educação Física , Inclusão e Participação
Rubens Venditti Junior (Unesp, Brasil)
Professor Doutor MS-3.1, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru) no Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências. Graduado em Educação Física pelaUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp) na modalidade de Bacharelado em Treinamento em Esportes (2001), Licenciatura Plena em Educação Física (2004). Também se titulou com Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005), na área de Pedagogia do Movimento e Doutorado em Educação Física e Sociedade, na Linha de Aspectos Psicológicos do Movimento Humano (Psicologia do Esporte e do Exercício) (2010). Atualmente realiza pós
doutoramento na Unesp Rio Claro, em Autoeficácia, Motivação e Estados Emocionais, no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Humano e Tecnologias.
Programa:
Aplicações da pedagogia na Educação Física adaptada, trazendo reflexões sobre as possibilidades inclusivas e que permitam a participação e integração entre pessoas com e sem deficiência nas praticas corporais, mas especificamente nos esportes coletivos.
Sala de Múltiplo Uso 2 - 30 vagas
Curso 9
Brincando com a Ginástica
Eliana Toledo e Laurita Schiavon (Unicamp, Brasil)
Eliana de Toledo Ishibashi
Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, e doutora em História pela PUC-SP. Possui experiência em diferentes áreas da Educação Física, na graduação e pósgraduação, com ênfase em: Ginástica (principalmente Ginástica Geral, Rítmica e de Academia), História (da Ginástica e Educação Física), e Educação Física escolar, tendo também atuado e publicado na área do Folclore e do gerenciamento esportivo. Atualmente é docente no curso de Ciências do Esporte, da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, Campus Limeira.
Laurita Marconi Schiavon
Mestra em Educação Física/Estudos da Ginástica pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação Física/Pedagogia do Esporte pela mesma instituição. É Docente da Faculdade de  Educação Física da Unicamp/Campinas-SP na área de Ginástica, e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Área: Educação Física e Sociedade). Atua principalmente nos seguintes temas: ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica geral.
Programa:
Propostas de ensino dos elementos básicos da Ginástica (com ou sem inversão do corpo), utilizandose de jogos e brincadeiras, numa perspectiva lúdica, combinando os aspectos técnicos e artísticos,
com a segurança que esses elementos exigem.
Ginásio - 30 vagas
Curso 10
Pedagogia do Esporte Aplicada ao Futebol
Riller Reverdito (UNEMAT, Brasil)
Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Lazer e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Teoria do Jogo e Desenvolvimento Humano.
Programa:
A dinâmica do jogo de futebol é marcada pelo caráter acontecimental, aberto, dinâmico e não linear, revelando um ambiente imprevisível e aleatório que emerge do conflito de objetivos (ataque e defesa). As tendências inovadoras em pedagogia do esporte têm defendido a metodologia e a sistematização dos conteúdos sustentados na natureza complexa e gestão do processo organizacional sistêmico do jogo. Nesse sentido, o processo de ensino, vivência e aprendizagem é orientado para as competências essenciais e a gestão da lógica do jogo de futebol.
Minicampo - 30 vagas
Curso 11
Iniciação Esportiva nos Jogos Coletivos
Rafael Pombo Menezes (USP, Brasil)
Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Possui experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: Pedagogia do Esporte e Esportes Coletivos (handebol, futsal e basquetebol).
Programa:
Discussão e vivência da iniciação esportiva de diferentes jogos coletivos a partir de uma perspectiva sistêmica, que valorize os aspectos complexos envolvidos nos jogos e nas interações entre os jogadores. Para isso, serão abordados métodos de ensino ativos que, simultaneamente, promovam a aprendizagem dos elementos específicos dos jogos e busquem desenvolver um senso crítico do jogador sobre as questões inerentes à tomada de decisão.
Quadra Externa - 30 vagas
Curso 12
Modelo Ondulatório de Treino nos Esportes Coletivos
Sérgio Ibáñez (Universidade de Extremadura, Espanha) Doutor em Educação Física pela Universidad de Granada. Professor Catedrático da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Extramadura, Espanha.
Programa:
A inclusão de forma modulada de conteúdos de treino que considerem as diferentes fases do jogo (como defensiva e ofensiva), buscando garantir a formação integrada do atleta.
Teatro - 150 vagas
• Dia 25 de junho | sábado
9h - 10h30
Mesa "Jogos Olímpicos e Paralímpicos na Perspectiva da Pedagogia do Esporte"
Ciro Winkler de Oliveira Filho (UNIFESP, Brasil) e Paulo Cesar Montagner (Unicamp, Brasil)
Ginásio - 300 vagas
10h45 - 11h45
Conferência "Formação profissional, o treinador e o professor"
Sérgio Ibáñez (Universidade de Extremadura, Espanha)
Ginásio - 300 vagas


Realização: SESC-SP; FCA-Unicamp