III CONPEF - Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar

De 3 de Julho de 2007 até 6 de Julho de 2007
Brasil, Londrina-PR.

Realização: UEL

http://www.uel.br/eventos/conpef

Endereço

UEL

Programa

Dia 03 de julho - terça-feira

18h30 Entrega do material - Sala de Eventos CCH
19h30 Abertura - Anfiteatro CCH
20h00 Conferência - Anfiteatro CCH
Tema: Ensino de Educação Física e o conceito de cultura
Conferencista: Prof. Dr. Jocimar Daólio - FEF-UNICAMP
Coordenação: Profª Drª. Ângela Pereira T. Victoria Palma

Dia 04 de julho - quarta-feira


08h30 às 12h00 Comunicações Orais - Anfiteatro CCH, Sala Eventos e Sala 104
Coordenadores do Anfiteatro:

08h30 às 10h00 - Profª. Ms. Catiana Leila Possamai
10h00 às 12h00 - Prof. Ms. Mathias Roberto Loch
Coordenadores da Sala de Eventos:
08h30 às 10h00 - Prof. Ddo. Orlando Mendes Fogaça Jr.
10h00 às 12h00 - Prof. Dr. Arli Ramos de Oliveira
Coordenadores da Sala 104:
08h30 às 10h00 - Prof. Ms. Paulo Roberto Stefani Violato
10h00 às 12h00 - Prof. Dr. Abdalah Achour Jr.
14h00 às 18h00 Cursos - CEFE
Coordenação: Profª. Ms. Rita de Cássia Tavares
18h30 às 20h30 Mesa redonda
Tema: Ensino da Educação Física na escola: Atuação docente e regulamentação profissional
Palestrantes: Prof. Ms. Jorge Steinhilber (Confef)
Prof. Ddo. Rinaldo Bernardelli (CREF - Pr.)
Representante do SEED - Pr.
Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma - UEL

Coordenação:Profª. Drª. Jeane Barcelos Soriano

Dia 05 de julho - quinta-feira

8h30 às 10h15 Palestra - Anfiteatro CCH
Tema: Educação Física, currículo e cultura: articulando saberes e práticas
Conferencista: Prof. Dr. Marcos Garcia Neira - FE-USP
Coordenação: Profª. Ms. Gisele Franco de Lima Santos

10h30 às 12h00 Apresentação de Cartazes - Corredores do CLCH
Coordenação: Prof. João Júlio Garavelo
Lançamento de Livros
Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma

14h00 às 18h00 Cursos - CEFE
Coordenação: Profª. Ms. Rita de Cássia Tavares

18h30 às 20h30 Palestra - Anfiteatro CCH
Tema: Teorias da aprendizagem e as implicações na práxis pedagógica
Conferencista: Prof. Dr. Adrian Oscar. D. Montoya - UNESP/Marília
Coordenação: Prof. Ddo. Orlando Fogaça Mendes Junior

Dia 06 de julho - sexta-feira

08h30 às 09h45 Palestra - Anfiteatro CCH
Tema: Educação Física Escolar: Situação Atual e Perspectivas
Conferencista: Prof. Dr. Alberto Reppold Filho - UFRGS
Coordenação: Profª. Ms. Catiana Leila Possamai

10h00 às 12h00 Palestra - Anfiteatro CCH
Tema: O que um professor de educação física deve "saber"?
Conferencista: Prof. Dr. Mauro Betti - UNESP - Bauru
Coordenação: Profª Drª Ana Maria Pereira

14h00 às 16h30 Comunicações Orais - Anfiteatro CCH, Sala de Eventos e S. 104
Coordenador Anfiteatro: Prof. Ms. Dalberto de Santo
Coordenador S. Eventos: Prof. Ms. Marcelo Romanzini
Coordenador Sala 104:Prof. Ms. Mathias Roberto Loch

16h45 às 18h30 Conferência de encerramento - Anfiteatro CCH
Tema: Educação Escolar - Direito e Cidadania
Conferencista: Prof. Dr. César Nunes - UNICAMP
Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma

18h30 Encerramento do Evento - Anfiteatro CCH

COMUNICAÇÕES ORAIS E CARTAZES

Dia 04 de Julho, quarta-feira - Comunicações Orais
Horário: 8h00 às 12h00
Local: Anfiteatro CCH, Sala de Eventos CCH e Sala 104

Observações: As comunicações orais serão apresentadas na seqüência pré-estabelecida, respeitando-se somente o horário de abertura da seção. Os trabalhos terão duração máxima de 20 minutos dos quais 05 minutos serão destinados às considerações e perguntas da plenária.

Coordenadores - Anfiteatro:
08h30 às 10h00 - Profª. Ms. Catiana Leila Possamai
10h00 às 12h00 - Prof. Ms. Mathias Roberto Loch
1 O sentido e o significado, na intervenção docente, à luz da ciência da motricidade humana
Ana Maria Pereira
Marilene Cesário

2 Avaliação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Física: verificando possibilidades
Anderson Fonseca Garcia
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

3 As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física escolar e o último concurso para professores da rede pública estadual de ensino no Paraná
Gisely Rodrigues Brouco
Suraya Cristina Darido

4 Currículo multicultural: uma experiência de trabalho
Fábio Luís Martins
Silvia Pavesi Sborquia

5 O Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Docente em Educação Física
Anderson Seiko Hanashiro
José Augusto Victoria Palma

6 O "se-movimentar" como uma experiência do viver: um olhar a partir da Semiótica peirceana
Bruna Eliza Paiva
Mauro Betti

7 A ginástica no contexto escolar e não escolar: algumas reflexões
Ana Maria Pereira
Marilene Cesário

8 Jogos de construção nas aulas de Educação Física: alternativa pedagógica para aquisição de competências leitura e escrita
Antonio César L. Rodrigues

9 Projeto de Educação Física escolar - tema: lutas em Educação Física
Marina de Souza Marinho Simão
Maria Emília de Lima

10 A Linguagem Corporal como Componente no Currículo Multicultural da Educação Física
Silvia Pavesi Sborquia

11 Análise da viabilidade de um projeto curricular para a Educação Física na segunda-série do ensino fundamental estruturado na perspectiva da motricidade humana
Christian Vieira de Souza
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

Coordenadores - Sala Eventos:
08h30 às 10h00 - Prof. Ddo. Orlando Mendes Fogaça Jr.
10h00 às 12h00 - Prof. Dr. Arli Ramos de Oliveira
1 A didática e sua inserção no curso de licenciatura em Educação Física
Cláudio Luis de Alvarenga Barbosa

2 A Educação Física e desenvolvimento da consciência humana: uma abordagem histórico-cultural
Cleber Barbosa da Silva Clarindo
Irineu A Tuim Viotto Filho

3 Saberes Docentes e a Base Conceitual: Estudo de uma realidade Docente
Emerson José de Oliveira
José Augusto Victoria Palma

4 Educação Física - atividades adaptadas para alunos com deficiência mental
Cristiane de Freitas
Elizabeth da Silva

5 A importância da ampliação dos saberes sobre a saúde para a formação de professores de Educação Física
Danieli Moreira da Silva
Nei Alberto Salles Filho

6 Organização curricular do atletismo: uma proposta para o ensino fundamental
Elisangela Blumer Meneghin
Adriano Barbosa Ferreira

7 Análise das interações em salas de aulas de Educação Física com turmas de terceira e quarta séries
Érika Nishiiye
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

8 Conhecimentos sobre saúde nas aulas de Educação Física: perspectivas dos profissionais de saúde
Francielle Caroline Rodrigues
Gisele Franco de Lima Santos

9 O professor de Educação Física: sua leitura sobre as ações docentes numa turma de ensino regular, com a presença de uma aluna com deficiência visual
Frederico Toti da Silva
Carlos Eduardo Téo
Fernando Serpe Garcia

10 Educação Física alternativa em contra-turno
Fernanda Aparecida Astun
Franciely Penha Rodrigues
Renata Casado Aliano
Sandra C. Cardozo Soncin

11 Avaliação motora de alunos atendidos pelo projeto de extensão "é permitido brincar: um olhar sobre atividades lúdicas nas instituições de educação infantil no município de Londrina, Pr"
Carina Barbiero Bastos
Edagmar Dalberio
Ângela Farah Marçal

Coordenadores - Sala 104:
08h30 às 10h00 - Prof. Ms. Paulo Roberto Stefani Violato
10h00 às 12h00 - Prof. Dr. Abdalah Achour Jr.
1 A Educação Física e o desenvolvimento moral
Gisele Laureto Sanches de Carvalho

2 A Educação Física especial e a legislação educacional brasileira
Guilherme Sanches Valverde

3 Percepção corporal e a possibilidade da formação da consciência crítica nas aulas de Educação Física
José Carlos Franco de Lima
Gisele Franco de Lima Santos

4 Educação Física escolar: ainda somos os mesmos...
Liana Romera
Roberta Bistafa
Mayara Berttotlo
Antonio Carlos Ganga
Tamires Teixeira
Rafael Moreno
Marcos Navarro
Adalto Bianco

5 Espetacularização esportiva na TV: ações e desafios à Educação Física escolar
Nei Jorge dos Santos Júnior

6 Xadrez Gigante
Márcia Regina Cestari Canezim
Wando Rodrigues Lima

7 Corpo, mídia e Educação Física escolar: novos olhares
Nei Jorge dos Santos Júnior

8 Projeto pan-americano: A Educação Física dialogando com a leitura e a escrita - voleibol
Nyna Taylor Gomes Escudero

9 Discutindo as epistemologias na Educação Física e o método histórico-social na Educação Física escolar
Leonardo Dias Avanço
Irineu Aliprando Tuim Viotto

10 O currículo de formação de professores em Educação Física da UEL: os ingressantes na primeira turma
Marilene Cesário
Ângela Pereira Teixeira Victória Palma
José Augusto Victoria Palma.

 


Dia 05 de Julho, quinta-feira - Apresentação de Cartazes
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Corredores do CLCH

Coordenação: Prof. João Júlio Garavelo

1 Impacto da Educação Física nos hábitos de prática da atividade física nas idades jovem e adulta no sexo feminino
Alexandre Schubert Caldeira
Raymundo Pires Júnior

2 Possibilidade do jogo popular na organização curricular das aulas de Educação Física
Aline Alvarenga
Érika Vilar
Isis Santos
Larissa Silva Ponce
Rita de Cássia Paes
Vânia Rocha

3 Capacitação do profissional de Educação Física: Obrigação ou oportunidade?
Amanda Luiza Aceituno da Costa
José Augusto Victoria Palma

4 Os jogos populares nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta de organização curricular
Amanda Luiza Aceituno da Costa
Bruna Vitorino Dias
Carolina Mendes Pereira
Renata dos Santos Colika
Vera Lucia Pereira

5 Os (des)caminhos da formação inicial e as influências nas ações pedagógicas do professor de Educação Física
Amanda Luiza Aceituno da Costa
Ângela Pereira Teixeira Victória Palma

6 Jogos coletivos e individuais: o jogo popular no currículo da Educação Física
Ana Paula Menezes
Érika Nishiiye
Fabiano de Jesus
Naila Silva Manso

7 Uma proposta de utilização dos jogos populares como conteúdo da aula de Educação Física escolar
Andréia Ribeiro de Souza
Arli Ramos de Oliveira
Anderson Rodrigues Machado
José Luciano Mendes Sales
Leonardo César Martins Silva
Lílian Ravazzi
Matheus Barbão de Lima
Luiz Henrique de Paula
Viviane Aparecida Iglecias

8 Proposta curricular: futsal da 5ª até a 8ª séries e do ensino fundamental
Arli Ramos de Oliveira
Éderson Rodrigues Machado
José Luciano Mendes Sales
Leonardo César Martins Silva
Matheus Barbão de Lima
Luiz Henrique de Paula
Viviane Aparecida Iglecias

9 O esporte educacional como fator de emancipação social: um relato de experiências no projeto Perobal
Arli Ramos de Oliveira
Eder Fernandes De Almeida
Ederson Rodrigues Machado
Juliana Aparecida Alves
Lílian Ravazzi
Matheus Barbão de Lima
Viviane Aparecida Iglecias

10 A docência enquanto ação profissional: o que pensam os professores de Educação Física do ensino médio
Érika Nishiiye
José Augusto Victoria Palma
Marcio Henrique Laperuta

11 Análise da aplicação de um instrumento de avaliação em Educação Física na 2ª série do ensino fundamental
Fabiana Mizuta
Fabiane Martins da Silva
José Augusto Victoria Palma

12 Aplicação e análise de um instrumento de avaliação na 1ª série do ensino fundamental na Educação Física
Fabiane Martins da Silva
Fabiana Mizuta
José Augusto Victoria Palma

13 O olhar de uma aluna com deficiência visual sobre as aulas de Educação Física escolar
Frederico Toti da Silva
Carlos Eduardo Téo
Fernando Serpe Garcia

14 Pais e suas concepções sobre o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual na Educação Física escolar: um estudo de caso
Frederico Toti da Silva
Carlos Eduardo Téo
Fernando Serpe Garcia

15 O resgate histórico cultural do jogo, como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física
Jean Felipe Ferereira

16 Inclusão da dança de salão no conteúdo do ensino médio
Marcos Navarro
Liana Romera

17 Existe uma pedagogia crítica nas aulas de Educação Física no Brasil?
Maurício Martim Correia
Luciano Tetsuo Guimarães Ito
Marcio Martins Fortunato
Walter Carlos Galli Júnior

18 Educação Física na escola: finalidades e objetivos
Thiago Hrysyk Vieira
Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

19 Utilizando a criatividade como processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física
Wando Rodrigo Lima
Márcia Regina Cestari Canezim

Dia 06 de Julho, sexta-feira - Comunicações Orais

Horário: 14h00 às 16h30
Local: Anfiteatro CCH, Sala de Eventos CCH e Sala 104

Observações: As comunicações orais serão apresentadas na seqüência pré-estabelecida, respeitando-se somente o horário de abertura da seção. Os trabalhos terão duração máxima de 20 minutos dos quais 05 minutos serão destinados às considerações e perguntas da plenária.

Coordenador do Anfiteatro: Prof. Ms. Dalberto Luiz de Santo
1 O movimento relacionado à saúde
Pedro Ferreira Reis

2 Paradigmas em crise: necessidade de transcender "velhos" entendimentos de ciência/conhecimento, de educação/currículo e de Educação Física
Rafael Marques França

3 Os conteúdos da disciplina "metodologia do ensino da Educação Física" nas instituições que possuem o magistério, na cidade de Ponta Grossa: transmissão de conhecimento ou reflexão crítica sobre a prática?
Rafael Trentin Scremin
William Ricardo Bahnert de Camargo
Nei Alberto Salles Filho

4 A Educação Física e o esporte na escola pública em Ponta Grossa - PR (Brasil) no ensino fundamental no terceiro e quarto ciclos: análise do cotidiano do professor e perspectivas de mudança no ensino
Silvia Christina Madrid Finck

Coordenador Sala de Eventos: Prof. Ms. Marcelo Romanzini
1 Estratégias de apoio a vestibulandos através da ginástica laboral na escola
Talita Lima Chechin Camacho Arrebola
Evanil Antonio Guarido

2 Intervenção pedagógica na Educação Física: um destaque à diversidade corporal nas obras de Cândido Portinari
Thaís Angélica Pelegrini

3 Educação Física e mídia: a concepção de corpo e esporte na mídia televisiva
Vitor Damião Laurindo
Gisele Franco de Lima Santos

4 Contribuições da psicomotricidade no desenvolvimento global das crianças do ensino fundamental
Wellington da Silva Briza
Denise Albuquerque
Ivana de Paula Albuquerque

Coordenador da Sala 104: Prof. Ms. Mathias Roberto Loch
1 Dança e motivação: o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física
Thays Naig Diniz
Naila Silva Manso
Ana Maria Pereira

2 O brincar como função educadora relacionada às aulas de Educação Física na pré-escola
Suhellen Lee Porto Orsoli Silva
Gisely Rodrigues Brouco
Luciane Maria de Oliveira Bernardi

3 Capoeira na escola e a escola da capoeira: entre a negação e a resistência. Um estudo da formação do professor de Educação Física para o ensino fundamental
Caio Sgarbi Antunes
Ana de Pellegrin

4 Jogos de perseguição como conteúdo nas aulas de Educação Física
Thays Naig Diniz
Fabiana José dos Santos
Priscila Pereira Mondek
Patrícia Menezes dos Santos
Gisele Franco de Lima Santos

5 A dança como construção social e prática educativa: tempos e contratempos de uma síncope estética
Ana de Pellegrin

CURSOS

Dia 04 e 05 de Julho quarta e quinta-feira
Horário: 14h00 às 18h00
Coordenação Geral: Profª. Ms. Rita de Cássia Tavares

CENESP ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DO ESPORTE
Wilton Carlos Santana (DES/CEFE - UEL - UNOPAR)

Sala 901 O JOGO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gisele Franco de Lima Santos (LaPEF/EMH/CEFE/UEL); José Carlos Franco de Lima (UFRR)

Sala 904 DANÇA DE SALÃO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Emerson José de Oliveira (LaPEF/UEL - SME - Ibiporã - SEED - Pr)

Sala 909 ADAPTAÇÕES CURRICULARES: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA SEVERA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Elaine Capelassi Souto (EMH/CEFE/UEL)

Sala 910 A EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A FORÇA CORPORAL COMO CONTEÚDO CURRICULAR
Orlando Mendes Fogaça Junior (LaPEF/EMH/CEFE/UEL - GEPEGE - Unesp/Marília)

Sala 911 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTAS E ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Frederico Toti da Silva - (PPG-Mestrado em Educação Física - CEFE/UEL)

Sala 912 EM BUSCA DO QUE SEJA ENSINAR: TRANSCENDENDO "VELHOS" PARADIGMAS DE FORMAÇÃO E DE ENSINO
Carolini Aparecida Oliveira Campanholi; Rafael Marques França (LaPEF/EMH/CEFE/UEL - PPG-Mestrado em Educação - UEL)

Sala 913 EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS
Leisi Fernanda Moya (LaPEF/UEL - SME - Londrina - SEED - Pr - PPG-Mestrado em Educação - UEL)

Sala 914 FAZER E COMPREENDER: DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Claudia Saladini (Fundações Toledo, Araçatuba, SP. - GEPEGE/Unesp-Marília)

Sala 915 DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES E PRÁTICAS
Eliane Gomes da Silva - Faculdades Orígenes Lessa - Lençóis Paulista-SP

Sala 916 EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM CORPORAL
Cindy Cardoso de Siqueira, Lílian Cristina Gramorelli, Maria Emília de Lima, Nyna Taylor Gomes Escudero, Marina de Souza Marinho Simão e Maria Cristina Lozano (Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP/CNPq)

Sala 917 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Catiana Leila Possamai (EMH/CEFE/UEL)

Sala 918 JOGOS DE CONSTRUÇÃO: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Antonio César Lins Rodrigues (Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP/CNPq)

 

 


Realização: UEL