III Simpósio Internacional de Estudos Sobre o Futebol

De 26 de Setembro de 2018 até 29 de Setembro de 2018
Brasil, São Paulo-SP.

Realização: Museu do Futebol, LUDENS, PUC-SP e Ludopédio.

http://www.simposiofutebol.museudofutebol.org.br/site/capa

Endereço

Estádio do Pacaembu
Praça Charles Miller, s/n

Programa

Pré-evento: I Encontro da Rede de Pesquisa sobre Futebol e Mulheres na América Latina

O 3º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol será precedido pelo I Encontro da Rede de Pesquisa sobre Futebol e Mulheres na América Latina que é uma iniciativa parte do projeto "Condições de igualdade no campo de jogo? A prática e representação do futebol de mulheres e meninas na América do Sul", realizado pelos professores David Wood (University of Sheffield), Silvana Goellner (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Verónica Moreira (Universidad de Buenos Aires), que conta também com o Museu do Futebol e a Fundação Getúlio Vargas.

Dia 24/09/2018 - Segunda-feira

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 espaços para cadeirantes)

09h30 - 10h00 | Inscrição (gratuita) e café

10h00 - 10h15 | Apresentação do projeto "Condições de igualdade no campo de jogo? A prática e representação do futebol de mulheres e meninas na América do Sul", com Silvana Goellner (UFRGS), Verónica Moreira (Universidad de Buenos Aires) e David Wood (University of Sheffield)

10h15 - 11h30 | Painel 1 "Mídias Alternativas do Futebol de Mulheres", com Dibradoras, A Vitrine do Futebol Feminino, Planeta do Futebol Feminino e a jornalista Lu Castro

Dibradoras

https://bit.ly/2MM793y

O projeto Dibradoras foi criado com o intuito de destacar a participação e os feitos das mulheres no esporte. Suas integrantes são apaixonadas por futebol e militam - em causa maior - por mais espaço e visibilidade para o futebol feminino.

A Vitrine do Futebol Feminino

https://bit.ly/2MM793y

Trabalho iniciado pelo pesquisador do futebol Edson de Lima. Além de acompanhar e divulgar competições locais e nacionais, também dá espaço para as categorias de base, mostra entrevistas e preserva a memória do futebol feminino brasileiro.

Planeta do Futebol Feminino

https://bit.ly/2PGughJ

Site de notícias criado em 2011 por Rafael Alves com o intuito do divulgar o futebol feminino do Brasil e do mundo.

Lu Castro

https://bit.ly/2NOvudl

Especialista em futebol, escreve em diversos sites e blogs. É roteirista e produtora, com vários trabalhos e parcerias com o Sesc e o Museu do Futebol. É integrante do Memofut - Grupo de Literatura e Memória do Futebol e autora do livro "Meu mundo é uma bola: crônicas e artigos sobre a paixão nacional" (2011).

11h30 - 12h00 | Café

12h00 - 13h00 | Painel 2 "Entrevistas abertas com jogadoras e treinadoras de futebol"

13h00 - 14h00 | Almoço

14h00 - 16h00 | Painel 3 "Apresentação de Projetos de Futebol", com La Nuestra Fútbol Femenino, Guerreiras Project, Museu do Futebol e Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME/UFRGS)

La Nuestra Fútbol Femenino

https://bit.ly/2ODLeNm

Organização que busca recriar um espaço para a prática do futebol feminino entre jovens e adolescentes na cidade de Buenos Aires, transcendendo o esporte e integrando temas de gênero, educação e saúde.

Guerreiras Project

https://bit.ly/2D49WoS

O Guerreiras Project é um coletivo que usa o futebol como ferramenta para revelar, analisar e combater preconceitos de gênero. Para tal, criam espaços nos quais se pode entrar em diálogos, que por sua vez possibilitam o desenvolvimento de formas mais equitativas e sustentáveis ""


Realização: Museu do Futebol, LUDENS, PUC-SP e Ludopédio.