O Esporte e o Lazer em Tempos de Pandemia

De 20 de Maio de 2020 até 20 de Maio de 2020

Realização: Instituto Federal de São Paulo

http://baraodeitarare.org.br/site/noticias/sobre-o-barao/especialistas-discutem-esporte-e-lazer-em-tempos-de-pandemia-no-dia-20-5

Endereço

Virtual
www.youtube.com/canaldobarao e www.facebook.com/baraomidia

Programa

Na quarta-feira, 20 de maio, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, promove um webinar sobre esporte e lazer em tempos de pandemia. A transmissão vai ao ar às 17h, no #CanalDoBarão e na página do Barão de Itararé no Facebook. Em pauta, a discussão em torno do tema no Brasil, com mediação de Alexandre Machado Rosa (docente do IFSP) e a presença dos seguintes especialistas:

Professora Drª Katia Rubio, docente associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) desde 1997 e membro da Academia Olímpica Brasileira, ela é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em psicologia pela PUC-SP. coordena o Grupo de Estudos Olímpicos da mesma instituição. Uma de suas obras mais importantes, o livro "Atletas Olímpicos Brasileiros", publicado em 2015, traz o perfil de todos os esportistas que já disputaram os Jogos Olímpicos representando a bandeira brasileira.

Jorge Roberto Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF - Membro do Comitê Médico da CONMEBOL. Neurocirurgião - Doutor em Neurocirurgia pela UNIFESP -Professor Titular de Neurocirurgia e Chefe do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina do Centro Universitário do ABC -Ex secretário de saúde do Município de São Paulo.

Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do SESC São Paulo. Vice-Presidente da ISCA- International Sport and Culture Association e Presidente da ISCA América Latina. Coordenadora do Evento Dia do Desafio para o Continente Americano. Representante do SESC junto a TAFISA – The Association for International Sport for All. Coordenadora da Campanha Move no Brasil e em outros países da América Latina. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Membro do Conselho de Diretores da WLO – World Leisure Organization – de 2019 a 2021..

Nádia Campeão – Ex vice-prefeita da cidade de São Paulo e ex secretária municipal de esporte, lazer e recreação e de Educação do município de São Paulo.

Entre os dias 12 e 13 de março de 2020, o esporte brasileiro começou a seguir o que boa parte do esporte mundial já vinha fazendo desde o início do mês: interromper as atividades e fechar as portas. Agora, mais de um mês depois, os principais eventos esportivos mundiais já foram alterados, incluindo os jogos de Tóquio 2020. O número de adiamentos de eventos seguiu o efeito dominó. Clubes e complexos de lazer esportivo foram fechados. O esporte entrou em uma espécie de estado de hibernação. Como será a retomada? Como serão as novas relações no meio esportivo, nas competições, nas práticas do esporte no tempo livre e de lazer? Quais seus impactos econômicos e nos meios de comunicação? E as políticas públicas? Como ficam os clubes e organizações do terceiro setor?


Realização: Instituto Federal de São Paulo