Personal Training e Musculação

De 2 de Maio de 2016 até 30 de Setembro de 2017
Brasil, Aracaju-SE.

Realização: Universidade Tiradentes

http://www.unit.br/pos/cursos/musculacao-e-personal-training

Endereço

Universidade Tiradentes - Campus Farolândia - Bloco F
UNIT - Campus Farolândia

Programa

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA

Avaliação funcional, testes e medidas 20 Estudo sobre os testes e medidas realizados praticamente em avaliações funcionais. Especificamente através de anamnese, avaliações cardiorrespiratórias, avaliação de força muscular, avaliação da flexibilidade, avaliações antropométricas.

Estratégias de emagrecimento aplicadas ao personal training 10 Estudo dos principais métodos de emagrecimento possíveis no treinamento personalizado com foco específico aos distintos métodos no treinamento de força.

Marketing em academias e para o personal training 10 Estudo teórico e prático relativo às estratégias de marketing utilizadas por profissionais de musculação e personal training.

Recursos ergogênicos 20 O conteúdo abrange a vasta gama de recursos ergogênicos lícitos e ilícitos utilizados no esporte de alto rendimento e nas academias de ginástica. O intuito é alertar para os principais efeitos positivos e negativos do uso orientado/indiscriminado de diversas estratégias nutricionais e farmacológicas.

Fisiologia neuromuscular 20 Estudo sobre a fisiologia dos sistemas neural e musculoesquelético, assim como suas interações.

Bioquímica neuromuscular 20 Estudo sobre a bioquímica dos sistemas neural e musculoesquelético, com ênfase na bioquímica energética.

Empreendedorismo para o personal training 20 Estudo teórico e prático relativo às estratégias de gestão de carreira e empreendedorismo utilizado por profissionais de musculação e personal training.

Metabolismo e sistema endócrino 20 O conteúdo abrange as principais vias bioquímicas envolvidas nos processos de geração de energia provenientes do metabolismo dos macronutrientes, além das principais glândulas e vias hormonais.

Biomecânica aplicada na análise de exercício do treinamento de força 20 Estudo sobre os fundamentos biomecânicos utilizados no treinamento de força muscular, principais equipamentos cardiorrespiratórios utilizados em academias. Apresentação de estudos atualizados sobre o tema.

Nutrição aplicada ao treinamento físico 20 Estudo sobre os principais macro e micronutrientes fundamentais para o ótimo desempenho e adaptação ao treinamento físico, para diferentes objetivos.

Variáveis metodológicas do treinamento de força 20 Estudo sobre as variáveis metodológicas do treinamento de força sugerido pela última recomendação do American College of Sports Medicine (2009). Assim como apresentação de estudos científicos atualizados que auxiliem a prescrição do treinamento de força muscular para distintos objetivos.

Respostas fisiológicas ao treinamento força 20 Estudo sobre as principais respostas fisiológicas ao treinamento de força muscular.
Treinamento de força para grupos especiais 20 Estudo sobre variáveis metodológicas dos principais exercícios sugeridos pelo American College of Sports Medicine (2011) para pessoais portadores de alguns tipos de doenças sistêmicas.

Treinamento de força aplicado ao desporto 10 Novas tendências e estratégias envolvendo técnicas de treinamento de força voltadas para o aumento do desempenho do desporto. Desmistificação de conceitos sustentados por recentes evidências científicas com o intuito de promover uma prescrição eficiente e segura para o atleta.

Periodização do treinamento aplicado ao personal training 20 Estudo sobre os principais métodos de periodização para o exercício físico, com ênfase na periodização do treinamento de força.

Treinamento de força e lesões 10 Estudo sobre o treinamento de força como estratégia de recuperação e prevenção de lesões osteomioarticulares.

Prescrição do treinamento cardiorrespiratório para o personal training 10 Estudo sobre o treinamento cardiorrespiratório e sua prescrição, com ênfase no emagrecimento e perda de peso.

Prescrição da flexibilidade para o personal training 20 Estudo sobre o treinamento de flexibilidade e sua prescrição no trabalho do personal training.

Prescrição do treinamento funcional em academias 10 Estudo sobre diferentes tipos de treinamento realizados em academias na atualidade e que possam auxiliar o trabalho do personal training, com o foco no treinamento em plataformas instáveis.

Treinamento concorrente 10 Estudo sobre a interação dos treinamentos para as principais valências físicas (cardiorrespiratório, força e flexibilidade).

Metodologia do trabalho científico 30 Estudo sobre os principais métodos de pesquisa científica utilizados em atividade física. Especificamente na área do treinamento de força e personal training.

Trabalho de conclusão de curso - Orientação específica para os trabalhos de conclusão de curso, requisito final para a obtenção do título de especialista na área específica.
Total 360 horas


Realização: Universidade Tiradentes