Psicologia do Esporte e Atividade Física

De 28 de Fevereiro de 2018 até 28 de Fevereiro de 2018

Realização: SESC

https://www.sescsp.org.br/programacao/147209_psicologia+do+esporte+e+atividade+fisica

Endereço

SESC - Jundiaí
Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 - Jardim Botânico

Programa

Dia 28/2/2018

9h30  Psicologia do Esporte e do Exercício - Para Quê e Para Quem?
Na atualidade, a psicologia do esporte assume um papel fundamental no desempenho de seus praticantes, sejam em competições oficiais seja no âmbito do lazer.
Palestrante: Paula Fernandes, Professora Doutora da FEFUNICAMP, que já trabalhou com a seleção brasileira de Basquete feminina.

10h30  Motivação e a Prátcia de Exercícios Físicos
A motivação é um dos fatores chave para o início e a permanência do aluno na prática do exercício e no esporte. São os diferentes
motivos que levam ao aluno engajar-se em uma atividade, podendo este variar entre uma ordem médica e a necessidade de perder peso, até o simples prazer da prática.
Palestrante: João Chiminazzo, Doutorando da FEF - UNICAMP, trabalhou com Badminton, jogos de raquete e atualmente estuda
Motivação sob olhar da Teoria da Autodeterminação.  http://cev.org.br/qq/chiminazzo/

13h30 | Psicologia do Esporte e Envelhecimento Saudável
Será debatida a relação entre o exercício sistematizado e o processo de envelhecimento saudável, onde será possível verificar um conceito mais amplo das possibilidades do exercício e seus efeitos na saúde geral.
Palestrante: Franco Noce, Professor Doutor da UFMG, que atua com alto desempenho e já trabalhou com o times de futebol e no
Comitê Paralímpico, dentre outras seleções nacionais. http://cev.org.br/qq/fnoce/

14h30  Resiliência No Esporte
Será tratado sobre o tema da resiliência no esporte, onde poderemos compreender como as diferentes variáveis associadas (pessoais e ambientais) pode influenciar respostas mais eficientes diante dos desafios do esporte e da vida.
Palestrante: Franco Noce, Professor Doutor da UFMG, que atua com alto desempenho e já trabalhou com o times de futebol e no
Comitê Paralímpico, dentre outras seleções nacionais. http://cev.org.br/qq/fnoce/

14h30  Resiliência No Esporte

15h30 | Psicologia do Esporte & Trabalho Multidisciplinar com a Comissão Técnica
A atuação do psicólogo do esporte deve contemplar as necessidades e demandas do atleta. Neste sentido, sua inserção na comissão técnica é fundamental para o sucesso da equipe. Além disso, os profissionais na comissão técnica também devem ter claro o papel do psicólogo esportivo.
Palestrante: Marina Vidual, mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP (2014).

16h30  Psicologia do Esporte e do Exercício
Serão apresentadas diferentes abordagens para grupos específicos, incluindo as diferentes abordagens para o paradesporto, competição dentro e fora de casa e a influência da torcida no ambiente esportivo.
Palestrante: Samia Hallage, Psicóloga Clínica e Esportiva. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (2002) e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1996). Trabalha como psicóloga das Seleções Brasileiras Paraolímpicas de Basquetebol em cadeira de rodas e Voleibol Paraolímpico.


Realização: SESC