Seminário Internacional Move Brasil: O Desafio de Mover Pessoas

De 07-12-2016 até 10-12-2016
Brasil. São Paulo -SP
http://movebrasil.org.br/blog/seminario-internacional-move-brasil.aspx

Programa

1º DIA | QUARTA-FEIRA - 7 DE DEZEMBRO

Credenciamento
Local: Hall do Teatro
Das 17h às 18h

Abertura Solene
Local: Teatro
Das 18h às 18h30

Conferência de Abertura
Os mitos, como dizia Thomas Mann, "são o padrão sem fim", sua preciosidade está, justamente, em propor reflexões e simbologias que se encaixam nas mais diversas instâncias da vida. Como o corpo e o movimento são aspectos centrais da existência, tornam-se produtos da narrativa que cada um constrói sobre si mesmo. Isso, por meio de uma história, de exemplos e de comparações, traz uma reflexão existencial à tona sem o peso tradicional da análise sistemática. A saúde aqui tratada é tão somente a "grande saúde", aquele preconizada pelo filósofo alemão Nietzsche no final do século XIX, em Humano, Demasiado Humano, é aquela que amplia a potência de vida, aquela que faz querer viver a mesma coisa repetidas vezes de modo entusiasmado. Ou seja, nada tem a ver com a prescrição e o controle que uma certa medicalização da existência nos impôs.

Com Odilon Roble - graduado em filosofia pela PUC/Campinas e em Educação Física pela Unicamp, mestre em educação pela Unicamp e doutor em educação pela mesma instituição. É professor do Departamento de Educação Física e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes, ambos da Unicamp.

Local: Teatro
Das 18h30 às 20h


2º DIA | QUINTA-FEIRA 8 DE DEZEMBRO

Mesa Redonda 1 - Acesso a Equipamentos Esportivos de Lazer
O esporte é um direito constitucional e sua democratização é fundamental. Nesse contexto, a disponibilidade de espaços próprios para sua prática é essencial, pois garante que todos tenham acesso a atividades esportivas nos momentos de lazer. Esta mesa-redonda pretende refletir e discutir sobre o tema, buscando pensar em alternativas para atender a essa demanda.

Com Luis Miguel Cunha - mestre em planejamento regional e urbano pela Universidade Técnica de Lisboa (1994), doutor em motricidade humana pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (1998), professor auxiliar de ciências do esporte e ministra as disciplinas de Esporte e Gestão do Espaço e Gestão de Instalações Esportivas.

Simone Rechia - mestra em educação pela PUC/Paraná, doutora em educação física pela Unicamp e presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). É professora na Universidade Federal do Paraná e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Lazer, Espaço e Cidade (Geplec).

E com representante da ONG Atletas pelo Brasil.

Local: Teatro
Das 10h às 11h30

Intervalo
Das 11h30 às 12h

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS*

Apresentação de relatos realizados por pessoas e instituições convidadas, que irão compartilhar suas contribuições na área esportiva.

* O participante deverá escolher um dos relatos para participar.

Das 12h às 13h

Relato 1 - Esporte para Todos em Organizações sem Fins Lucrativos
O terceiro setor contribui na promoção do esporte e das atividades físicas, atingindo diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. As atividades físicas e o esporte são utilizados como ferramentas de integração social e educativa, e visam a construção de estilos de vida saudáveis, promovendo a aprendizagem e o empoderamento pessoal. Possibilitam, também, que as população utilize seu tempo de lazer de forma construtiva.

Com Toni Llop - Ubae (Espanha) e Norberto Perdomo - Sena (Colômbia).

Mediação: Louise Bezerra - Historiadora pela Universidade Federal Fluminense, é especializada em comunicação e desenvolvimento institucional, possuindo mais de 7 anos de experiência no terceiro setor atuando em organizações com temas diversos como inclusão social, meio ambiente, finanças sociais e saúde. É Secretária Executiva da Rede Esporte pela Mudança Social, sendo porta-voz institucional da rede, além de responsável pela gestão de parcerias e representação junto aos órgãos de governo.

Local: 9° andar do Conjunto Esportivo

Relato 2 - Comunicação e Ação nas Redes Sociais
As redes sociais são ferramentas de difusão e comunicação e têm um importante papel social, já que influenciam em comportamentos e escolhas pessoais. Para além da máxima "a tecnologia afasta as pessoas do esporte", são apresentadas duas contribuições que vão no sentido contrário, proporcionando integração e participatividade.

Com representantes do Olga Esporte Clube e do Catraca Livre.

Mediação: Silvia Stuchi Cruz - Gestora ambiental pela EACH/USP, doutora em meio ambiente pela Unicamp, é idealizadora da Organização Corrida Amiga, rede de voluntários que inspira as pessoas a trocarem o carro pelo transporte a pé.

Local: 10° andar do Conjunto Esportivo

Relato 3 - Experiências Youth on The Move
Apresentação dos projetos desenvolvidos neste programa, que tem como objetivo capacitar jovens para que participem ativamente em campanhas e iniciativas, em suas comunidades, voltadas para destacar a importância de se fomentar um estilo de vida ativo.

Com Raul Bernaola - IPD (Peru), Amanda Souza do Nascimento - FCA Unicamp e Shane O""�Donnell (Irlanda).

Mediação: Eduardo Uhle - Assitente Técnico da Gerencia de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação Física pela FEF-Unicamp. Desde 2012 coordena a secretaria executiva da Campanha Move Brasil, atuando como responsável pela Semana Move Brasil 2014 e pelo Projeto Youth on the Move 2015/16.
Local: 11° andar do Conjunto Esportivo

Almoço
Das 13h às 14h30

OFICINAS*
* O participante deverá escolher uma das oficinas para participar.

Das 14h30 às 17h30

Oficina 1 - A Importância da Diversificação de Financiamentos
Esta oficina irá se dedicar à questão do financiamento de organizações de esporte para todos. Apresentam-se alternativas para a obtenção de recursos para o financiamento de programas e questiona-se se o desenvolvimento da responsabilidade social ou da criação de valor compartilhado podem influenciar no modo como o esporte para todos é custeado hoje.

Com Jakub Kalinowski - presidente da Fundação V4Sport, organização polonesa que busca aumentar o nível de atividade física no país. Trabalhou no projeto oficial de responsabilidade social da UEFA Euro 2012. É membro do comitê executivo da Associação Internacional de Esporte e Cultura (Isca) e palestrante da Postgraduate Studies in Sport Management (Dida/Cies).

Local: 9º andar do Conjunto Esportivo

Oficina 2 - Avaliação de Programas de Promoção de Esporte e Atividade Física
A inatividade física é um fator preocupante, uma vez que pode ser considerada fator de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde, o que pode reduzir a qualidade de vida. Nesse sentido, programas que visem aumentar o número de praticantes de atividade física são de grande importância. No entanto, será que esses programas atingem seu público alvo? Avaliar a efetividade do programa contribui para o seu avanço, auxilia os gestores a adotarem melhores práticas, e podem ajudar a direcionar os financiamentos de forma mais eficiente. Dessa forma, nesta oficina serão discutidas a importância da avaliação de programas de promoção de esporte e atividade física, bem como estratégias de avaliação.

Com Rodrigo Reis - mestre em educação física (2001), doutor em engenharia de produção-ergonomia (2005) pela UFSC e pós-doutor em saúde pública pela Washington University de St. Louis (EUA), em 2013, onde é professor. É consultor do Ministério da Saúde, pesquisador do Projeto Guia e membro da Sociedade Brasileira para a Atividade Física e Saúde e da Sociedade Internacional para a Atividade Física e Saúde.

Local: 10º andar do Conjunto Esportivo

Oficina 3 - Novas Ferramentas para Mover Pessoas
A tarefa de aumentar o número de praticantes de atividade física é de extrema importância, porém árdua. Nessa tarefa, é importante motivar as pessoas, oferecer opções de prática e de manutenção dessa prática. Nesse sentido, ferramentas que auxiliem o gestor nessa tarefa ganham importância. Nessa oficina será apresentada uma plataforma capaz de auxiliar gestores esportivos, praticantes e interessados em praticar atividades físicas e esportivas. Essa plataforma foi criada como uma opção para cadastrar e gerar informações sobre o sistema esportivo no espaço geográfico. Essas informações podem gerar resultados que favoreçam as ações de gestores, praticantes e pesquisadores do esporte. Por exemplo, um praticante pode encontrar pessoas interessadas na mesma atividade esportiva, facilitando assim a manutenção da sua prática.

Com Luis Miguel Cunha - mestre em planejamento regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa (1994), doutor em motricidade humana pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (1998), e professor-auxiliar de ciências do esporte.

E Cristiano Meiga Belem - mestre em educação física (2002) e doutor em ciências do exercício e do esporte (2014) pela Universidade Gama Filho. Pós-doutorando na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, é pesquisador do programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) do CNPq. Desenvolve o projeto Mapa dos Indicadores do Esporte dos Municípios do Espírito Santo e participa de projeto semelhante em Oeiras, Portugal.

Local: 11º andar do Conjunto Esportivo

Dinâmica - Melhorando as Conexões
Acreditando no intercâmbio de experiências, conhecimentos e aprendizagens como elemento essencial na construção e aprimoramentos de programas, projetos e ações de promoção de esporte e atividade física, esta sessão dedica-se a favorecer a interação entre os participantes e as trocas de informações entre os mesmos. Ao longo dos noventa minutos os participantes terão a oportunidade de refletir e, principalmente, contribuir com suas experiências e boas práticas acerca do desafio de mover pessoas em suas comunidades e países.

Local: Comedoria
Das 18h às 19h

Atividade Cultural
Show Banda Glória

Local: Comedoria
Das 19h30 às 20h30

3º DIA | SEXTA-FEIRA 9 DE DEZEMBRO

Mesa-Redonda 2 - Progressos, Desafios e Oportunidades nas Campanhas de Promoção de Atividade Física

Nos últimos anos, ações de promoção para prática de esportes e atividades físicas têm se multiplicado ao redor do mundo. Nesta mesa, a partir de uma avaliação acadêmica do impacto de campanhas de promoção em diferentes países, compartilharemos duas experiências distintas, a Now We Move, a ação que ocorre na Europa, e a campanha Move Brasil.

Com Rodrigo Reis - mestre em educação física (2001), doutor em engenharia de produção-ergonomia (2005) pela UFSC e pós-doutor em saúde pública pela Washington University de St. Louis (EUA), em 2013, onde é professor. É consultor do Ministério da Saúde, pesquisador do Projeto Guia e membro da Sociedade Brasileira para a Atividade Física e Saúde e da Sociedade Internacional para a Atividade Física e Saúde.

Maria Luiza Souza Dias - graduada em educação física pela USP, pós-graduada em gestão pela Fundação Dom Cabral, com estudos de administração na FGV. É gerente de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc São Paulo, vice-presidente da Isca, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, representante do Sesc junto à Tafisa e coordenadora da campanha Move Brasil.

E Morgens Kirkeby - mestre em ciências na área de gestão de esportes recreativos e ciência política pela Universidade de Copenhagen (1994), é Presidente da International Sport and Culture Association (ISCA).

Local: Teatro
Das 10h às 11h30

Intervalo
Das 11h30 às 12h

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS*
Apresentação de relatos realizados por pessoas e instituições convidadas, que irão compartilhar suas contribuições na área esportiva.

* O participante deverá escolher um dos relatos para participar.

Das 12h às 13h

Relato 4 - Gestão do Esporte no Setor Público
As políticas públicas de esporte e a forma como o poder público administra esta pasta em nível nacional pode ser bastante diversa de acordo com a realidade de cada país. Neste relato, apresentamos um panorama latino-americano das diferentes formas de gestão do esporte, assim como exemplos de boas práticas e de ações e programas que obtiveram sucesso em nível nacional.


Com MSC.Jesús Fernández González - Inder (Cuba), Fernando Jaime González - Unijuí e Oscar Dario Lozano Rojas - Coldeportes (Colômbia).

Local: 9º andar do Conjunto Esportivo

Relato 5 - Experiências Youth on the Move
Apresentação das experiências dos projetos desenvolvidos neste programa, cujo objetivo é capacitar jovens para que se engajem ativamente em campanhas e iniciativas, em suas comunidades, que têm por objetivo salientar a importância da manutenção de um estilo de vida ativo.

Com Carol Cardenaz Castro - Universidade Manuela Beltran (Colômbia), Charlene Attard - Sport Malta (Malta) e Jéssyca Rodriguez Lopes - IEMais.

Mediação: Pedro Bellini - Há cinco anos dedicando-se ao desafio de mover mais pessoas ao redor do mundo. Integrante de equipes multiculturais na gestão de projetos e redes de contato no setor de esporte para todos e promoção atividade física a nível latino-americano e europeu. Integrou a Secretaria da Executiva Semana MOVE 2016, a coordenação latino-americana do projeto Youth On The MOVE em 2015 e a coordenação de comunicação do congresso MOVE 2014 (Roma - Itália). Certificado em gestão de projetos pelo método PRINCE2 e graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Local: 10º andar do Conjunto Esportivo

Relato 6 - O Desafio de Gerir Redes de Esportes
As redes de esporte vêm crescendo e se fortalecendo. Elas começam com o compartilhamento de interesses e valores entre os participantes de um grupo, comunidade ou organização. O trabalho em rede pode alavancar conquistas e consolidar conhecimentos, porém sua mobilização é um desafio constante. A Rede Esporte pela Mudança Social (Rems) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (Isca) irã compartilhar um pouco de suas experiências e desafios nessa área.


Com Daniela Castro - Diretora executiva da ONG Atletas pelo Brasil, organização responsável pela Secretaria Executiva da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social , desde 2009. É advogada e mestre em economia com experiência na área privada, governo e terceiro setor. Atuou como advogada associada no Felsberg Associados e trabalha há 13 anos na área de políticas públicas e advocacy. Professora da Escola de Governo, Conselheira da Fundação Gol de Letra e diretora executiva do LIDE Esporte. Título de "emerging leader" do Global Sports Mentoring Program 2013, parceria entre US State Department, Espn e Tennessee University, programa criado pela ex-secretaria Hillary Clinton.

E Morgens Kirkeby - mestre em ciências na área de gestão de esportes recreativos e ciência política pela Universidade de Copenhagen (1994), é Presidente da International Sport and Culture Association (ISCA).

Local: 11º andar do Conjunto Esportivo

Almoço
Das 13h às 14h30

OFICINAS*
* O participante deverá escolher uma das oficinas para participar.

Das 14h30 às 17h30

Oficina 4 - Oficina Captação de Recursos por meio de Financiamento Coletivo utilizando plataformas de Crowdfunding - Case Juntos.com.vc
Aplicação teórica e prática sobre o uso do financiamento coletivo, por meio de crowdfunding, para a captação de recursos para projetos de impacto social com foco em atividades esportivas. Construção da Campanha, Planejamento de Comunicação, Animação de Redes e Elaboração de Relatórios e Indicadores de Resultado.

Com Ricardo Oliani - graduado em comunicação social pela Cásper Líbero, pós-graduado em gestão de empresas pela FGV e em relações internacionais pela CDE-FAE/PR, é professor da pós-graduação, vice-presidente do conselho deliberativo e membro-fundador da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps).

Local: 9º andar do Conjunto Esportivo

Oficina 5 - Gestão de Espaços Urbanos para o Lazer e o Esporte
São abordados o uso de espaços públicos para lazer, recreação e esportes nas metrópoles e suas formas de gestão. Estamos vivendo no momento das "cidades para as pessoas", com inovadoras iniciativas que convertem espaços urbanos - permanentemente ou temporariamente - em lugares de convivência coletiva. Há uma massiva presença de práticas esportivas em orlas marítimas, parques lineares e avenidas, como a Paulista, em São Paulo.

Com Carlos Leite - urbanista com mestrado e doutorado em estruturas ambientais urbanas pela FAU/USP e pós-doutorado em desenvolvimento econômico-urbano sustentável pela Universidade Politécnica da Califórnia. É professor no Mackenzie e professor-visitante em instituições internacionais. Autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (2012) e membro do Núcleo de Estudos Urbanos da ACSP e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro.

Local: 10º andar do Conjunto Esportivo

Oficina 6 - Ativação em Redes Sociais
As redes sociais são um meio de comunicação muito abrangente e de incrível velocidade. Nos casos em que elas são utilizadas para boas práticas e com inteligência os resultados são impressionantes. Nesse sentido, essa oficina pretende abordar as redes sociais como ferramenta para mover pessoas, capaz de atingir um grande número de pessoas e auxiliar o gestor em suas empreitadas para incentivar pessoas a encontrar uma prática esportiva que gostem e se tornarem fisicamente ativas.

Com representante do Catraca Livre - meio de comunicação digital que visa informar as pessoas sobre possibilidades acessíveis e de qualidade nas mais diversas áreas, como cultural, saúde, educação e esporte.

Local: 11º andar do Conjunto Esportivo

No início do dia, o Sesc Pompeia oferece atividades esportivas e culturais, proporcionando um espaço para a prática de atividade física orientada, além de uma visita guiada pela unidade. Vagas limitadas.

QUINTA-FEIRA | 8 DE DEZEMBRO

Aula de Corrida
Aula prática que aborda a técnica, o condicionamento cardiorrespiratório e as habilidades coordenativas, respeitando as individualidades e o condicionamento físico de cada participante.
Com Raquel Rocha e Renata Santos, instrutoras de atividades físicas do Sesc São Paulo.

Local: Ginásio
Das 8h às 9h

Visita Monitorada ao Sesc Pompeia
Visita guiada à unidade, para que os participantes conheçam seus principais locais e suas peculiaridades. Projetado pela arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o Sesc Pompeia foi construído em uma antiga fábrica de tambores e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com: Equipe Sesc Pompeia
Das 8h às 9h

SEXTA-FEIRA | 9 DE DEZEMBRO

No início do dia, o Sesc Pompeia oferece atividades esportivas e culturais, proporcionando um espaço para a prática de atividade física orientada, além de uma visita guiada pelo Sesc Pompeia. Vagas limitadas.

Manhã Zen - Hatha Yoga
"Ha" significa o sol do seu corpo, a sua alma; "tha" significa a consciência, a sua mente; e "yoga" significa união. Hatha yoga é a prática corporal que busca o equilíbrio entre as forças solar e lunar, a união entre o corpo, a mente e a alma através de posturas (asanas), exercícios respiratórios (pranayamas) e meditação.
Com Virgínia Panizza, instrutora de atividades físicas do Sesc São Paulo.

Local: Ginásio do 8° andar
Das 8h às 9h

Visita Monitorada ao Sesc Pompeia
Visita guiada à unidade, para que os participantes conheçam seus principais locais e suas peculiaridades. Projetado pela arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, o Sesc Pompeia foi construído em uma antiga fábrica de tambores e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com: Equipe Sesc
Das 8h às 9h

Endereço

Veja mais no GoogleMaps

SESC - Pompéia
R. Clélia, 93 - Pompeia
CEP: 05042-00 - São Paulo -SP

Realização: MOVE; SESC SP


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.