VI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA

De 1 de Julho de 2011 até 3 de Julho de 2011
Brasil, Pelotas-RS.

Realização: Ufpel - Ucpel - Furg - Faculdade Anhanguera de Pelotas - Ifsul – Cavg - Lel (unesp Rio Claro - Sp)

http://www.ucpel.tche.br/cbaa

Endereço

PELOTAS - RS
Universidade Católica de Pelotas - Faculdades Anhanguera

Programa

01/07 [Universidade Católica de Pelotas]

08:00 – 17:00

Credenciamento

09:00 – 12:00

Mini-cursos*

12:00 – 14:00

Almoço 14:00 – 14:45

Cerimônia de Abertura

14:45 – 15:30

Conferência de Abertura Tema: Ecoturismo, Sustentabilidade e Educação Ambiental: abordagens, diagnósticos e prognósticos

Conferencista: Zysman Neiman - Universidade Federal de São Carlos/Instituto Physis/Sociedade Brasileira de Ecoturismo

15:30 – 15:45

Intervalo

15:45 – 17:00

Pôsteres

17:00 – 18:30

Mesa-Redonda 1 Tema: Territorialidade e Políticas Públicas das Atividades de Aventura

Palestrantes: Álvaro Machado (SETUR-RS) Eduardo Tadeu Costa – (UNINOVE/Pref. São Bernardo do Campo-SP)

18:30 – 18:45 Intervalo

18:45 – 20:00

Mostra de Vídeos

02/07 [Faculdades Anhanguera]

08:30 – 10:00

Mesa-Redonda 2 Tema: Aventura, Imaginário e Representação Social

Palestrantes: Marília Martins Bandeira (UFSCar) Luiz Afonso Vaz de Figueiredo – (USP/FSA/Presidente da SBE)

Mesa-Redonda 3 Tema: Biodinâmica nas Atividades de Aventura

Palestrantes: Ricardo Dantas de Lucas (UDESC) Leonardo Madeira Pereira (LEL/UNESP- Rio Claro)

10:00 – 10:15

Intervalo

10:15 – 12:00

Apresentação de Trabalhos Orais

11:15 – 13:30 Almoço

13:30 – 17:00

Mini-cursos*

17:00 – 18:00

Intervalo

18:00 – 19:30

Encontro de Grupos 01 – Tendências na Relação entre Turismo e Aventura Mediadoras: Laura Rudzewicz (UFPel) & Caroline Ciliane Ceretta (UFPel)

02 – Pesquisas em Atividades de Aventura

Mediadora: Marília Martins Bandeira (UFSCAR)

03 – Educação Ambiental e Aventura na Escola

Mediadoras: Rose Méri Santos da Silva (UFPel) e Cimara Machado (Anhanguera)

04 – Aventura Adaptada Mediador: Laboratório NEAFA – Núcleo de Estudos de Atividades Físicas Adaptadas (UFPel)

03/07 [Faculdades Anhanguera]

09:00 – 10:30

Mesa-Redonda 4 Tema: Atividades de Aventura e Formação Profissional Palestrantes: Juliana de Paula Figueiredo (LEL/UNESP-Rio Claro) Matheus Francisco Saldanha Filho (UFSM)

10:30 – 11:00

Escolha da Cidade Sede

11:00 – 12:00

Palestra de Encerramento Tema: Sustentabilidade: parcerias entre esporte e turismo

Palestrante: Giuliano Gomes de Assis Pimentel (UEM)

12:00 – 14:00 Almoço

14:00 – 17:30

Oficinas

Mini-cursos

01 - Surfe e Kitesurfe: potencialidades e possibilidades Ministrante: César Augusto Otero Vaghetti (FURG – RS) Ementa: O curso pretende discutir limites e possibilidades de trabalho do Surfe e Kitesurfe como esportes de aventura. Suas potencialidades de inserção em programas de recreação e turismo, além das possibilidades para treinamento das capacidades físicas envolvidas para trabalho como personal trainer e em academia. Aspectos fisiológicos, incidências de lesões, equipamentos, condições ambientais para a prática, segurança no esporte.

02 - Atividades de Aventura na Escola Ministrante: Dimitri Wuo Pereira (UNINOVE – SP)

Ementa: Diálogo sobre a inserção dos esportes de aventura no ensino básico, propondo uma reflexão sobre os aspectos conceituais, humanos e pedagógicos da aventura na escola. Construção de metodologias próprias para a efetivação das atividades de aventura nas aulas de educação física escolar.

03 - Esportes de endurance na natureza: Caracterização fisiológica e aplicações para treinamento Ministrante: Ricardo Dantas de Lucas (UDESC)

Ementa: Caracterizações fisiológicas do Trekking, Mountain Biking e Canoagem. Fundamentação dos índices fisiológicos utilizados para controle da intensidade de esforço. Implicações e aplicações para o treinamento aeróbio destas modalidades.

04 – Canoagem: Perspectivas como Esporte de Aventura e Turismo Ministrante: Álvaro Acco Koslowski (UCS - RS) Ementa: A modalidade de canoagem possui uma gama variada de aplicações que evoluem de acordo a disponibilidade dos recursos aquáticos. Nesta perspectiva, este segmento esportivo tornou-se uma importante ferramenta de desenvolvimento dos esportes de aventura e, por conseqüência, o turismo. O curso tratará de expor as modalidades de canoagem e suas perspectivas de abordagem como esporte de aventura.

05 - Esportes de Aventura como Produto Turístico Ministrante: Sérgio José Machado (Adrenailha - SC) Ementa: Workshop onde os participantes poderão experimentar como é produzir um produto para o turismo baseado em uma atividade de aventura. Serão trabalhados temas como: Conceituação de esporte, aventura, radical e turismo, Etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto, Identificação do público-alvo, Tipos de atividades próprias para turismo de aventura, Competências necessárias para trabalhar com turismo de aventura, Segurança e cuidados na pratica do turismo de aventura, entre outros. Parte prática: Os participantes serão desafiados a desenvolver um produto para turismo de aventura, tendo como base um esporte de aventura.

06 - Organização de Corridas de Aventura Ministrante: Raphael Loureiro Borges

Ementa: O curso tratará dos seguintes tópicos: Exercício e o meio natural; Evolução dos esportes junto a Natureza; Conceitos; O Universo das Equipes de elite e iniciantes; O risco em diferentes perspectivas (Esporte X Natureza); Relação: Corrida de aventura X empresas; Organização de eventos no meio natural e suas diferenças para empresas; Famastil Adventure: um exemplo de sucesso.

07- Mountain-Bike Ministrante: Felipe Fossati Reichert (ESEF/UFPel) Ementa: Breve histórico do MTB. A bicicleta de MTB, seus principais componentes e acessórios. As diferentes modalidades do MTB: bike tour, modo de transporte, competitivo. O posicionamento sobre a bicicleta. Manutenção básica. Orientações gerais para pedalar uma MTB.

08 - Jogos e Brincadeiras para Educação Ambiental Ministrante: Juliana de Paula Figueiredo e Cristiane Naomi Kawaguti (LEL/UNESP-Rio Claro) Ementa: O mini-curso aborda os aspectos da relação humana com a natureza, utilizando diferentes estratégias de atuação profissional e pedagógica. Oferece a vivência de jogos e brincadeiras adaptados a diferentes ambientes, a fim de construir e/ou ampliar a educação ambiental de maneira lúdica.

09 - Educação ao Ar Livre Ministrante: Leonardo Madeira Pereira (LEL/UNESP-Rio Claro)

Ementa: O curso promove vivências com educação experiencial, focalizando atividades lúdicas e de sensibilização utilizadas em programas educacionais.

10 – Outdoor Training no Mercado de Aventura Ministrante: Ana Paula Guizarde Teodoro e Giselle Helena Tavares (LEL/UNESP-Rio Claro)

Ementa: O trabalho em equipe é entendido com elemento essencial para o sucesso das organizações atuais, sendo o Outdoor Training ou Treinamento Empresarial ao Ar Livre (TEAL) uma estratégia interessante neste meio. Este curso pretende explorar o papel específico da utilização das atividades de aventura como uma das estratégias do Outdoor Training no meio corporativo.


Realização: Ufpel - Ucpel - Furg - Faculdade Anhanguera de Pelotas - Ifsul – Cavg - Lel (unesp Rio Claro - Sp)