VI Encontro brasileiro de educomunicação - III Educomsul

De 10 de Junho de 2015 até 12 de Junho de 2015
Brasil, Porto Alegre-RS.

Realização: ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação; FAMECOS - Faculdade de Comunicação Social e NEABI - Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena (PUC/RS); NCE/USP - Núcleo de Comunicação e Educação da USP;

http://6educom.blogspot.com.br/

Endereço

PUC/RS - prédio 40
Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon

Programa

Dia 10 de junho de 2015

·        ABERTURA
18h00 – 21h00 – Teatro 40
Mesa de abertura do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação.
Ir. Joaquim Clotet – Reitor da PUC/RS
Prof. Dr. João Guilherme Barone Reis e Silva – Diretor da FAMESCO/PUCRS
Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares – Presidente da ABPEducom
Prof. Dr. Claudemir Edson Viana – Coordenador Adjunto do NCE/USP
Prof. Dr. Marcos Villela Pereira – Diretor da Faculdade de Educação/PUCRS
Profa. Dra. Sátira Pereira Machado – NEABI/PUCRS
Profa. Dra. Rosane Rosa – POSCOM e PPGTER da UFSM
Autoridades do Governo Estadual e Municipal

Fala de abertura do VI Encontro à mesa e convidados:
Diversidade e Educomunicação. Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares – Presidente da ABPEducom e coordenador do NCE-USP.

CONFERÊNCIA MAGNA

A Educomunicação no contexto do programa Aliança das civilizações das Nações Unidas
Jordi Torrent – Gestor do Programa “Media & Information Litercy” da UNAOC – United Nations Alliance of Civilizations, com sede em Nova York, USA.
Jordi Torrent, formado em Filosofia pela Universidade de Barcelona, na Espanha, fez pós-graduação sobre "estética cinematográfica", na Universidade de Sorbonne, e sobre "antropologia do cinema", na Ecole Pratique des Hautes Etudes, ambas em Paris. De 1985 a 1990 foi curador de mídia da Exit Art, em New York e, na sequência, entre 1990-2007, consultor de Educação junto ao Departamento de Educação da mesma cidade, tendo criado programas de Media Literacy, com a promoção de cursos de formação para educadores e pais. Entre 2004 e 2008, foi co-diretor de "Conversas no exterior", uma série de conferências internacionais com foco na juventude, meios de comunicação e educação. Foi co-editor dos livros Mapping Media Education Policies in the World (UNAOC e UNESCO) e Youth Media Visions: Conversations Across Cultures (Columbia Univerity). Produziu, escreveu e dirigiu programas de televisão, documentários e longas-metragens. Atualmente, gerencia as iniciativas do programa de Alfabetização Midiática e Informacional da UNAOC – United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC).

OUTORGA DO PRÊMIO MARIAZINHA FUZARI

·        MESA-REDONDA
10.06.2015 – 9H00 ÀS 12H15
Diversidade e educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas
Ementa: Esta mesa apresentará uma abordagem interdisciplinar para o tema central do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação. Colocará sobre a mesa de debates pontos de vista de especialistas com experiências em políticas e práticas da comunicação relacionadas ao tratamento das questões inerentes às vivências da diversidade em seus diferentes ângulos. Levantará também elementos para entender qual tem sido a contribuição da Educomunicação para a proposição de referenciais destinados a construir ecossistemas comunicativos ricos por suas aberturas às diferenças.

Mediador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ABPEducom e NCE-USP)

1   - Diversidade e educomunicação: tecendo saberes através da produção audiovisual – Prof. Dr. Joel Zito Araújo – Diretor - Casa de Criação Cinema
Cineasta e pesquisador mineiro, da cidade de Nanuque, é doutor em Ciências da comunicação pela ECA-USP e fez pós-doutorado na University of Texas, em Austin-EUA.  Sua filmografia está voltada para o debate ligado às questões da negritude.

2 - Práticas educomunicativas e Identidade indígena: diálogos possíveis – Profa. Dra.Naine Terena de Jesus - UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso 
Índia da tribo Terena, Mato Grasso. Doutora em Educação (PUC-SP), mestre em Arte (UnB), graduada em radialismo (UFMT). Atualmente é consultora e palestrante nas áreas de comunicação, economia criativa e educação. É autora do projeto Territórios criativos indígenas, convênio do MINC com a UFMT que visa o desenvolvimento de economia criativa entre 4 povos indígenas de MT. São bolsistas do projeto estudantes indígenas da UFMT. Também foi idealizadora e executora do Vukapanavo, projeto de Oficinas, exposições e vídeos com professores Terena.

3 - Educomunicação e Direitos Humanos: A experiência de jovens comunicadores de Guiné Bissau – Profa. MS. Maria Célia Giudicissi Rehder – NCE/USP.
A jornalista e educomunicadora Maria Rehder é especialista em Gestão da Comunicação pela ECA-USP e mestre em Direitos Humanos pelo Centro Europeu de Direitos Humanos e Democratização (EIUC), na Itália. Há 12 anos integra o NCE-USP, acumulando experiência internacional desenvolvendo projetos de educomunicação em Timor-Leste, Guiné-Bissau, Botsuana e Quênia.

4 - Diversidade e políticas democráticas de comunicação: a educomunicação como prática social e estratégia de ação - Ramênia Vieira da Cunha – Intervozes.
    jornalista, especialista em Políticas Públicas de Gênero e Igualdade Racial (FDRH-PUC/RS) e integrante do Coletivo Intervozes.

·        APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS


·        OFICINAS EDUCOMUNICAÇÃO
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS


DIA 11.06.2015

·        MESA-REDONDA
9h00 – 12h15

Educomunicação, gênero e raça/etnia
O conceito de diversidade passa prioritariamente pelos temas de gênero e de raça/etnia, levando em conta as referências que estas questões estabelecem para os sujeitos sociais, em seus modos de pensar e de agir, e especialmente de se comunicar, assim como para a própria sociedade, refletida nos meios de comunicação e nos currículos escolares. O tema tem sido contemplado na definição de políticas afirmativas, assim como no trabalho cotidiano de muitos educomunicadores. A proposta do eixo temático é de refletir sobre novos saberes que precisam ser tecidos e como esta tessitura pode contribuir para o avanço do direito de expressão das diversidades.

Mediadora: Profa. Dra. Sátira Machado 

1.       Educomunicação e Reflexões sobre Gênero e Diversidade Sexual Prof. Dra. Cláudia Regina Lahni– UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
Jornalista e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora da graduação e do mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania.Membro do GP Geografias da Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Brasil.

  1. Pan-africanismo e Educação para as Relações Étnico-Raciais: Contributo para a Constituição de Uma Filosofia da Educação Sul-Sul - Prof. Dr. Fernando Jorge Pina Tavares - UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro brasileira
Bacharel em Filosofia, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É vice-presidente da SOFELP - Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Atuou, de 2008 a janeiro de 2015, como Vice-Reitor da Universidade de Santiago - Cabo Verde, Chefe de Departamento e Professor de Ciências da Educação. Atualmente é Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, em São Francisco do Conde – Bahia.

  1. Educomunicação e as experiências da Prefeitura de Porto Alegre - Prof. Dra. Nilma Lino Gomes – Ministra de Política da Promoção de Igualdade Racial
Atual ministra de Política da Promoção de Igualdade Racial. Nilma é pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também fez o mestrado em educação. Ela tem doutorado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado, em sociologia, pela Universidade de Coimbra (Portugal).  Em abril de 2013, Nilma foi empossada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com sede em Redenção (CE). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014).

4.      Educomunicação e a negritude – Profa. Dra. Maria da Graça Gomes Paiva - Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – RS.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, educação de professores, formação de professores e língua inglesa. Foi Consultora da UNESCO (2004-2010) nos Programas " Primeira Infância Melhor - PIM (SES/POA - RS) e " Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância & quot; (UNESCO, Gerdau e FMSS). É presidente da Associação Paradigmação - PAPS (Projetos Sociais). Coordena o " Sarau em Língua Inglesa & quot. Foi Senadora Suplente do Senado Federal (de 2006 até 2014) e, desde janeiro de 2012, é Secretária Municipal de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. A partir dezembro de 2013, assumiu as funções de Coordenadora do " Programa Primeira Infância Melhor, Porto Infância Alegre (PIM PIA)- uma política pública das infâncias, sócio educativa e preventiva de educação continuada domiciliar, que contribui para a redução das desigualdades sociais nas comunidades atendidas no município de Porto Alegre, RS.

·        APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS


·        OFICINAS EDUCOMUNICAÇÃO
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS

·        MESA REDONDA
18h00 – 21h00

Educomunicação na América Latina (os nomes dos palestrantes estão em processo de confirmação)

Ementa: A questão que se coloca para debate diz respeito aos caminhos percorridos pelo pensamento latino-americano em torno da relação comunicação/educação, nos diferentes países do continente. O painel - composto por especialistas da Venezuela, Peru, Argentina e Uruguai - buscará entender como as práticas alternativas na interface entre os dois campos de conhecimento, vigentes no Continente a partir dos meados do século XX, sob a inspiração de pensadores como Paulo Freire e Mário Kaplún, alcançaram articular-se em referenciais teórico-metodológicas educomunicativos, geradores de uma nova perspectiva de educação midiática intercultural, em condições de mobilizar, no início do século XXI, uma nova geração de agentes culturais.

Mediador: Prof. Dra. Salete Sirlei Valesan Camba – Diretora da FLACSO
(os nomes dos palestrantes estão em processo de confirmação)

12.06.2015

·        MESA-REDONDA
9h00 – 12h15

Educomunicação, educação integral e políticas públicas

Ementa: A mesa tem como objeto o conceito e a prática da educação integral, apresentando os fundamentos político-pedagógicos que dão suporte às diferentes concepções de uma educação que valorize a perspectiva da interculturalidade. Nesse sentido, analisará o recente desenvolvimento de práticas inerentes a uma política pedagógica voltada à educação integral, identificando como a ação educomunicativa e a apropriação das tecnologias da informação e da comunicação vêm constituindo-se em eixo integrador dos processos de reformulação curricular, relacionados às propostas interculturais de educação integral.

Mediadora: Profa. Dra. Rosane Rosa

1 - A educação integral como perspectiva para a reforma político-pedagógica do projeto nacional de educação, no Brasil Profa. Dra. Jaqueline Moll – UFRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC de 2007 a 2013. Responsável pela introdução da educomunicação no programa Mais Educação, do MECOrganizadora de livros como: Caminhos da Educação Integral no Brasil, direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, Editora Penso, 2012; Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território. Brasília, SECAD/MEC, 2009; Redes de saberes: pressupostos pra projetos pedagógicos de educação integral,  Brasília, SECAD/MEC, 2009.

2 - Educação integral e integradora: quando a pedagogia e a comunicação se encontram - Profa. Dra. Lucia Helena Alvarez Leite – UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Pedagogia pela Universidade de Valencia, Espanha (2002). Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Málaga, Espanha (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral e integrada, educação indígena. Coordena o grupo de pesquisa e extensão - TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania) e o Observatório da Educação Integral, ambos da Faculdade de Educação da UFMG. UFMG (Educação Integral e Integradora - TEIA - Ong sobre Educação Integral. Projeto Território Educação Integral e Cidadania) -

3- A contribuição das organizações sociais para o desenvolvimento de práticas educomunicativas em benefício de programas de educação integral no Brasil  - Profa. Anna Penido – Instituto Inspirare
Anna Penido é Diretora do Instituto Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa, da qual é conselheira. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais e líder Avina.

4- Cultura Digital e Práticas Inovadoras para uma Educação Integral e Intercultural -Profa. Dra. Lea Cruz Fagundes – UFRS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e doutora em Ciências da Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente permanente, convidada no Mestrado em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, docente no Programa de Pós Graduação Informática na Educação/UFRGS, coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS) e assessora do Ministério de Educação. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: informática educativa, educação a distância e psicologia cognitiva. 
           

·        APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS

·        OFICINAS EDUCOMUNICAÇÃO
13h30 – 17h30
Prédio da FAMECOS

·        CINEMA COM DEBATE
Coordenação: Profa. Dra. Claudia Mogadouro
18h00 – 21h00


Realização: ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação; FAMECOS - Faculdade de Comunicação Social e NEABI - Núcleo de Estudos em Cultura Afro-brasileira e Indígena (PUC/RS); NCE/USP - Núcleo de Comunicação e Educação da USP;