VII Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física da Faculdade de Educação da USP – SEMEF
http://www.gpef.fe.usp.br/index.php/vii-semef-2018/Endereço
Faculdade de Educação da USP
Av. da Universidade, 308 - Butantã
Programa
12/07
9h às 9h20 - ABERTURA - Auditório da Escola de Aplicação
9h20 às 12h - MESAS REDONDAS - Auditório da Escola de Aplicação e Auditório da FEUSP
FORMAÇÃO
Formação continuada dos professores de Educação Física: um estudo de caso na Diretoria de Ensino Centro (SP)
Cássia Maria Hess e Eliana de Toledo
Percepções dos professores da cidade de Tete sobre as relações de meninas e meninos nas aulas de Educação Física: uma interface entre discurso e prática
Madalena António Tirano Bive e Pedro António Pessula
Formação e atuação no currículo cultural da Educação Física: fios que se entrelaçam
Maria Emília de Lima
MESA REDONDA - CURRÍCULO
O currículo cultural da educação física: com a palavra os estudantes
Jorge Luiz de Oliveira Júnior
O currículo de Educação Física na rede pública municipal de Santo André (SP): concepções e práticas pedagógicas
Claudio Aparecido de Souza
O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes
Marcos Ribeiro das Neves
12h - 13h - INTERVALO PARA O ALMOÇO
13h - 13h30 - Performance de Tula Pilar - Poemas do livro Sensualidade de fino trato - Hall do Afresco (1º andar - bloco B)
13h30 - 14h - APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES - Hall do Afresco (1º andar - bloco B)
Desconstruindo o normativo através das mochilas: existem outras possibilidades de ser?
André Luis Silva Vieira
Ações pedagógicas em campo: repensar a prática a partir da realidade vivida
Gilvan Moreira e Valéria Sousa de Oliveira Andrioli
Educação física e as questões de gênero: análise e debate sobre fatores que podem propiciar a exclusão de meninas nas aulas de educação física escolar
Danielle dos Santos Francisco, Sophia Siqueira de Oliveira e Marcela Avellar
A implementação do currículo da cidade no território do Butantã: inquietações acerca da educação física como linguagem
Natália Gonçalves e Wilson Alviano Júnior
Ensino de Educação Física e a produção discente: uma proposta de extensão
Renato Sarti, Raíra Rodrigues, Cássia Barbosa e Danielle Pimentel
Os jogos na Educação Física para os adolescentes: quando o jogo contribui para a diminuição dos conflitos
Valdomiro Batista dos Santos
Conteúdos relacionados à Educação Física nos roteiros temáticos de pesquisa no 2º ano do Ensino Fundamental
Vilânia da Silva Marinho, Jerison Almeida da Silva, Érica Pires do Amaral e Tiemi Okimura-Kerr
14h - 15h30 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Copa do mundo e a cultura corporal
Adriana Vieira de Lima
Descolonização do currículo na cultura corporal: introdução ao jogo Mancala Awelé nas aulas de Educação Física do CIEJA Itaquera
Fernanda Righetti dos Santos
A ginástica em questão
Nyna Taylor Gomes Escudero
Brincando na EMEI Jaguaré
Alessandra Müller e Arthur Müller
Planejamento participativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tematizando o tiro com arco
Peterson Amaro da Silva, Cláudio Aparecido de Sousa e Elisabete dos Santos Freire
Transmutando as performances dos corpos: rebeldias e transgressões educacionais
Flávio Nunes dos Santos Júnior e Vitor Nunes Quaresma
Atividades de aventuras como prática pedagógica na Educação Infantil
Francisco Finardi e Carla Ulasowicz
O rap como voz política na escola
Marcelo Ferreira Lima
Brincadeiras de diferentes grupos culturais: uma abordagem pós-colonial
Pedro Xavier Russo Bonetto
Brasil o país dos futebóis
Renan Luiz Ribeiro Santana
Projeto iniciação ao atletismo dentro do programa Mais Educação da cidade de Limeira
George Luiz Cardoso
Tchouckball: que esporte é esse?
Jacqueline Cristina Jesus Martins
Bad o que? Uma produção sobre o badminton
Aline dos Santos Nascimento
Brincadeiras da cultura afro e indígena na Educação Infantil
Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques
Lusco fusco e as lutas na escola: uma ação de extensão
Raíra Rodrigues, Fabíolla Kattlheen, Douglas Vasques, Rebecca Forte, Fabianna Ramos, Lohan Ferreira e Renato Sarti
Protagonismo estudantil na construção de uma olimpíada escolar: o caso da colimpíada
Luciana Santos Collier
Tematizando o goalball
Renan Estevam dos Santos
Quem manja dos paranauês? A capoeira, suas narrativas e gestualidades nas aulas de Educação Física do 7º ano
Ronaldo dos Reis
16h - 17h30 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
O funk no Voith
Arthur Müller
Sistematização dos conteúdos da cultura corporal na Educação Infantil: jogos e brincadeiras
Caio Henrique Caldato Ferreira
Macumba saravá, solta um peido e sai fubá: rituais de passagem Kuarup e huka huka no 6ª ano
Ronaldo dos Reis
O jogo nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental: Possibilidades Interdisciplinares como Experiência em uma do 4º ano
João Augusto Galvão Rosa Costa
"A escola não vai deixar!": o spinner nas aulas de Educação Física
Jorge Luiz de Oliveira Júnior
Maquetes olímpicas, construindo novos olhares nas aulas de Educação Física
Diego Pinto Jabois
K-funk
Carlos Henrique Costa
O boxe na Educação Infantil
Wellington dos Reis Silva
Pife, truco e uma: os jogos de cartas nas aulas de Educação Física
Franz Carlos de Oliveira Lopes
Samba, samba, samba ô lelê
Marina Basques Masella
Muay thai a luta do mal (?)
Edgar Mendes Soares
A ginástica para todos e a construção coreográfica no contexto escolar no Estado de Goiás
Lohany Cristina do Nascimento Gomes, Michelle Ferreira de Oliveira e Cássia Maria Hess
Extra! Extra! Extra! O futebol não veio da Inglaterra(?)!
Luciana Ramos e Vitor de Castro Melo
Ginásticas: pena que gordinha não pode!
Ricardo de Oliveira
Futebol e copa do mundo: toda a análise (pós)crítica é bem-vinda
Pedro Xavier Russo Bonetto
SALA DE IMAGENS - AUDITÓRIO FEUSP
Goalball nas aulas de Educação Física
Renan Estevam dos Santos
Vôlei na rua: o vôlei adaptado à terceira idade nas aulas de Educação Física do CIEJA
Jacqueline Cristina Jesus Martins
Educação Física no CIEJA Butantã - Slackline 2017
Jacqueline Cristina Jesus Martins
Experiências na EMEF Jenny Gomes
Nyna Taylor Gomes Escudero
17h30 - 18h - LANCHE COLETIVO
18h30 - 20h - GRUPOS DE DISCUSSÃO
SALA 128
Dançar no currículo cultural da Educação Física: temos o que perguntar?
Adriana de Faria Gehres e Felipe Nunes Quaresma
Por que discutir feminismo na escola?
Alessandra Aparecida Dias Aguiar, Aline dos Santos Nascimento, Jacqueline Cristina Jesus Martins, Natália Gonçalves, Nyna Taylor Gomes Escudero e Simone Alves
O conhecimento nas aulas de Educação Física escolar e seus principais currículos
Arthur Müller, Hugo César Bueno Nunes e Marcelo Ferreira de Lima
Reforma no Ensino Médio e a BNCC: currículo como forma de contenção e controle
Kátia Regina de Sá
Educação Física Cultural na Educação Infantil: conhecimento, concepções & práticas
Leonardo Costa Duarte e Maísa Ferreira
Currículo(s), dispositivo(s), identidade(s), subjetividade(s)
Rubens Antonio Gurgel Vieira, Clayton César Oliveira Borges e Vitor de Castro Melo
13/07
9h20 às 12h - MESAS REDONDAS - Auditório da Escola de Aplicação e Auditório da FEUSP
DIVERSIDADE
A tal da temática da inclusão: postura efetiva ou mero assistencialismo
Marcela Avellar
Currículo afrocentrado e Parâmetros Curriculares Nacionais: a cultura afro-brasileira dentro das aulas de Educação Física
Juliana Trajano dos Santos
Diversidade cultural nas aulas de Educação Física escolar: percepções de uma professora-pesquisadora
Cristiane Pereira de Souza Francisco
JOVENS E JUVENTUDE
O ensino da Educação Física no Ensino Médio: reflexões a partir da Educação Intercultural
Ana Paula da Silva Santos
Professor, isso não é saúde! Análises e reflexões sobre o que é saudável nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio
Daniel Teixeira Maldonado
Privação de liberdade, crime e jovem em conflito com a lei: a Educação Física no contexto da medida socioeducativa de internação em São Paulo
Carolina Maciel Souza
12h - 13h - INTERVALO PARA O ALMOÇO
13h - 13h30 - Grupo 4 Cantos - Espetáculo Devir Mulher - Hall do Afresco (1º andar - bloco B)
13h30 - 14h - APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES - Hall do Afresco (1º andar - bloco B)
Práticas pedagógicas inovadoras na Educação Física escolar: colocando em destaque as experiências dos/as docentes que atuam na escola
Daniel Teixeira Maldonado; Uirá de Siqueira Farias; Valdilene Aline Nogueira; Aline Rodrigues Santos; Bruno Freitas Meireles; Vinícius dos Santos Moreira e Elisabete dos Santos Freire
A contratação de professores sob a mira dos processos seletivos e concurso em educação física escolar: e quem é que avalia os avaliadores?
Marcela Avellar; Daiane Campos; José Martins Freire Júnior e Thaisa Rocha Reis
A valorização da educação física no ensino médio em escolas particulares do município de Resende/RJ: visão da comunidade escolar
Gislaine Barbosa de Andrade, Karolayne Silvério Diniz, Pâmela Aquino dos Santos e Marcela Avellar
Percepção de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação Física baseadas na proposta da Cinesiologia Humana - estudo do movimento humano
Murilo do Nascimento Leite
A inclusão do tema esportes alternativos em aulas de Educação Física na rede pública de ensino do Estado de São Paulo
Pamela Helena Diniz Fermino e Rodolfo dos Santos Fermino
Técnica e criação no ensino de lutas
Rubens Antonio Gurgel Vieira
A Educação Física escolar como alicerce na terapia das crianças com distimia
Vanessa Kelly Cabral de Freitas
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS - Hall do Afresco - Devem ser afixadas pela manhã
Pipas: manifestação da cultura corporal para além dos muros da escola
Alessandra Aparecida Dias Aguiar
Educação Física Escolar no Ensino Médio: reflexões sociais relacionadas com as práticas corporais
Daniel Teixeira Maldonado
Ginásticas
Daniel Teixeira Maldonado
Educação Física e Atendimento Educacional Especializado: outros olhares para a inclusão de pessoas com deficiência na EJA
Marcela Fontão Nogueira
Educação Física e profissão docente: cenários, enredos e trajetórias
Renato Sarti, Milene Domingos e Carlos Patrick Mayer
Tematizando o tiro com arco
Peterson Amaro da Silva
14h30 - 16h - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
A contribuição da ginástica para a (des)construção da identidade infantil
Arthur Müller
Driblando as adversidades: o ensino do futsal escolar sob um referencial sócio pedagógico
George Luiz Cardoso
Construção do conhecimento e aprendizagem nas aulas de Educação Física
Leandro Santos Andrade
Huka huka, luta marajoara, luta livre esportiva, jiu-jitsu, MMA e capoeira, sim sim, existem lutas brasileiras
Ronaldo dos Reis
Do futebol ao "good boi"
Carlos Henrique Gonçalves da Costa
Slackline no CIEJA: não é para melhorar o equilíbrio, é porque é...
Jacqueline Cristina Jesus Martins
Educação psicomotora no maternal: desafios e possibilidades
Wellington dos Reis Silva e Ricardo Souza Garcia
A representatividade das mulheres negras na Educação Física escolar
Carolina Cristina dos Santos Nobrega
Algumas representações sobre o corpo
Marcelo Ferreira de Lima
Atividades físicas e esportivas no parque urbano como uma opção de lazer
Endrigo Silva Mello e Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco
Ei, rolha de poço! Vamos falar sobre a gordofobia?
Marcela Fontão Nogueira
Capoeira é e não é...
João Paulo dos Reis Nery
SALA 147
Cultura corporal no CIEJA Itaquera: a análise crítica do Carnaval enquanto manifestação corporal popular, deu samba!
Fernanda Righetti dos Santos
Tênis: dá para jogar aqui?
Maísa Ferreira
Dominó: sorte, azar e estratégia
Leandro Rodrigo Santos de Souza
SALA 149
Parkour não é um esporte?!?!!?
Miguel Feth Júnior
Huka huka e derruba o toco: lutas indígenas nas aulas de Educação Física
Everton Arruda Irias
Projeto lutas: ampliando ideias, transpondo fronteiras e produzindo saberes
Alessandro Marques da Cruz
SALA DE IMAGENS - AUDITÓRIO FEUSP
Des-cons-tru-ção
Alessandra Aparecida Dias Aguiar, Nyna Taylor Gomes Escudero, Wellington dos Reis Silva, Aline dos Santos Nascimento, Adriana de Faria Gehres e Dayane Maria de Oliveira
A ginástica em questão
Nyna Taylor Gomes Escudero
Práticas de brincadeiras com brinquedos
Flávio Nunes dos Santos Júnior
Le parkour está na área
Nyna Taylor Gomes Escudero
Projeto deslizando sobre rodas
Nyna Taylor Gomes Escudero
16h30 - 18h - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
A bússola Naruto como início do trabalho com lutas
Franz Carlos de Oliveira Lopes
Educação Física, inclusão e interdisciplinaridade: relatos de experiências em sala de aula
Miriam Aparecida Neves e Rafael Simão da Silva
Que futebol o que... o rugby no 9º ano da Escola de Aplicação FEUSP
Ronaldo dos Reis
A ginástica como conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I e como possibilidade para combater preconceitos
Poliane Gaspar de Cerqueira
Currículo cultural da ginástica: uma proposta para o ciclo II do Ensino Fundamental
Thiago Felipe Sebben
O vôlei e a ética intercultural na escola
Felipe Guaraciaba Formoso
A calistenia nas aulas de Educação Física escolar
Marcelo Ferreira de Lima
A produção de documentários nas aulas de Educação Física escolar: utilizando as tecnologias para ampliação do pensamento crítico dos alunos e das alunas no Ensino Médio
Daniel Teixeira Maldonado, Fabiano Dias, Valdilene Aline Nogueira e Elisabete dos Santos Freire
"A Pablo Vittar não é de Deus": desconstruindo questões de identidade de gênero na dança pop
Luiz Alberto dos Santos
Capoeira como conteúdo da Educação Física escolar
Emilie Erbetta Mahas Kawamoto
Jogos cooperativos como ferramenta pedagógica em busca do desenvolvimento da inteligência interpessoal nas crianças de 05 a 09 anos
Cristiano dos Santos Araújo, Roselene Crepaldi e Thiago Aquino da Costa e Silva
Pano encantado
Marcelo Rodrigues do Prado Júnior
Yoga e as possibilidades do "viver"
Felipe Nunes Quaresma
Rolimã, jogos e brincadeiras
Luciane Aparecida Herrero Mitica
Produção de GIF sobre práticas da cultura corporal pelos alunos do Ensino Fundamental II
Érica Pires do Amaral, Tatiana Borin e Tiemi Okimura-Kerr
Tematizando o maracatu nas aulas de Educação Física no CIEJA: macumba, amor, resistência e outras significações
Marcos Ribeiro das Neves
Conhecimentos sobre meu corpo e minha história: a construção de saberes por meio de blocos de conteúdos temáticos na educação física escolar
Carla Ulasowicz
As lutas nas aulas de Educação Física
Solange de Oliveira Amusquivar
Dança funk ou eletrônica: qual seria mais organizada?
Franz Carlos de Oliveira Lopes
18h - AVALIAÇÃO - AUDITÓRIO FEUSP
Realização: Faculdadde de Educação da USP