VIII Congresso Brasileiro de Ginástica Para Todos

De 7 de Novembro de 2019 até 9 de Novembro de 2019
Brasil, Caldas Novas-GO.

Realização: Ueg; Ufg

https://www.grupocignus.com/

Endereço

Centro de Convenções de Caldas Novas
Avenida Ministro Elias Bufáiçal, nº 600 - Bairro do Turista I

Programa

07 de novembro

13h – Credenciamento

14h – Conferência de abertura: Ecos da história: territorialização da GPT no Brasil. Profa. Dra. Elizabeth Paoliello (UNICAMP)

16h – Minicursos

 

Curso 1: GPT e História

Prof. Dra Eliana de Toledo - FCA-UNICAMP

Ementa: Qual sua história da GPT? Construindo conhecimento entre o passado e do presente. Trata-se de um curso teórico sobre a história da GPT no Brasil, com o objetivo de trazer dados da recente pesquisa de pós doutoramento da palestrante e diálogos com protagonistas do presente, incluindo os participantes.

 

Curso 2: Perspectivas da GPT em diferentes países

Prof. Dra. Daniela Bento-Soares (UNIFAJ e UNESP)

Ementa: Se a Ginástica para Todos é uma manifestação que une diferentes modalidades ginásticas e formas de expressão corporal, sua definição e prática é a mesma em todo mundo? Este workshop teórico tem como objetivo compartilhar as diferentes concepções de Ginástica para Todos em diferentes países e realizar discussões acerca de seu caráter plural. A partir dessas perspectivas, será possível dialogar sobre o papel dos estudos em Ginástica para Todos, vislumbrando possibilidades para pesquisadores(as) da área.

 

Curso 5: GPT e Educação Emancipadora

Profs. Dra Mariana Harumi - USP e Dtda. Priscila Lopes – UFVJM e USP

Ementa: Processos emancipatórios para a construção coreográfica em GPT. Este curso tem como objetivo partilhar experiências de processos de construção coreográfica, proporcionar dinâmicas que estimulem a problematização de temas emergentes, discutir caminhos para transformação dos temas emergentes em experimentações gímnicas, promover diálogos entre as experimentações gímnicas almejando uma composição coreográfica.

 

Curso 6: GPT e idosos

Prof. Ma. Cida Teles – ESEFFEGO UEG

Ementa: Inclusão e socialização do idoso por meio da GPT. Esse curso tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas sobre a prática da GPT para idosos a partir da experiência realizada em Goiás com o grupo Cignus Unati. Desafios propostos e alcançados. Propostas e construções coreográficas.

 

Curso 11: Manejo de materiais de forma colaborativa: possibilidades de criação para coreografias de GPT

Prof. Dtda. Lorena Nabanete dos Reis Furtado – UFC e USP

Ementa: O curso trabalhará a manipulação de aparelhos diversos de forma coletiva, partindo da lógica dos elementos de colaboração dos conjuntos de ginástica rítmica, nos quais existe a relação entre todos os ginastas da coreografia, por meio dos aparelhos, com ou sem contato direto. Esses elementos podem ser realizados por todos juntos ou em subgrupos, com ou sem elementos de rotação, com variedade de direções e formações, podendo ou não criar figuras, entre outras características. A partir da compreensão dos tipos de colaboração existentes nos conjuntos da GR, o curso se dará a partir da exploração dos aparelhos e criação de movimentos, utilizando os conceitos

aprendidos.

 

19h30 – Festivais

 

08 de novembro

09h00 – Comunicação oral

11h - Debates sobre a ginástica competitiva: desafios e perspectivas no Brasil - Coordenação: Prof. Dra. Laurita Marconi Schiavon (FEF-Unicamp)

12h – 14h – Intervalo almoço

14h – Minicursos

 

Curso 3: GPT em arte – diálogos possíveis com a linguagem circense

Prof. Dr. Marco Bortoleto – Unicamp

Ementa: Se a GPT é plural e coletiva, ela pode manter uma profícua relação com os saberes seculares do circo, buscando uma reaproximação (ginástica-circo) que pode enriquecer a própria GPT ou a ginástica de um modo geral.

 

Curso 4: Ginástica de Grande área

Prof. Dra. Elizabeth Paoliello – Unicamp

Ementa: A Ginástica de Grande área pode ser considerada como uma das formas de expressão mais tradicionais da Ginástica para Todos. Reúne um grande número de pessoas, num espaço amplo, que possibilita a criação de inúmeras formações coreográficas e transições entre as mesmas. Oferece a quem assiste um espetáculo de integração e harmonia de movimentos e a quem executa um momento especial de união e prazer entre os participantes, na concretização da coreografia. Este curso abordará os principais aspectos históricos, pedagógicos, artísticos e técnicos que fundamentam e favorecem a composição de coreografias de media /grande área.

 

Curso 7: Corpo e GPT

Prof. Dr. Tadeu João Ribeiro Baptista – UFG

Ementa: O objetivo deste curso é fazer uma discussão a respeito do corpo, analisando as suas concepções, padrões estéticos e de saúde socialmente determinados. Assim, pretendemos discutir para a GPT como elemento de desenvolvimento da autonomia e da emancipação das pessoas ao se olhar para os corpos “fora do padrão” possíveis na

GPT, comparando com outros processos e competições de ginástica.

 

Curso 8: GPT e Recreação

Prof. Horrana Patyeli de Souza – ESEFFEGO UEG

Ementa: Trata-se de um curso teórico prático sobre as interconexões entre a recreação e a Ginástica para Todos, onde iremos realizar a junção de atividades de GPT no contexto da recreação no âmbito escolar e não escolar, objetivando construções prático-reflexivas na recreação a partir da GPT.

 

Curso 9: GPT na Educação Infantil

Prof. Dra. Andrize Ramires Costa - UFPEL

Ementa: Propor vivências gímnicas e reconhecer a Ginástica para Todos enquanto possibilidade pedagógica para a Educação Infantil. A importância do sentido e do significado nas abordagens metodológicas do ensino da Ginástica na primeira infância. Coreografias simples com a contação de estória para crianças pequenas.

 

Curso 10: Entrelaçando GPT, Teatro e Dança em diálogos com Freire e Boal

Profa. Dra. Andreia Cristina Peixoto Ferreira e Profa. Ma. Michele Christine Borges – UFG/RC-UFCAT 

Ementa: Consideramos uma perspectiva de GPT elaborada em práticas e interfaces com o campo das artes cênicas (circo, teatro, dança), música e literatura, como conteúdo temático e experiência formativa no âmbito da Universidade e da Escola. Nesse curso nosso objetivo é oportunizar processos de reflexão, criação e experimentação da GPT com o Teatro e a Dança, dialogando com apontamentos pedagógicos, estéticos e éticos de Paulo Freire, Theodor Adorno e Augusto Boal.

 

19h – GymBrasil

 

09 de novembro

09h30 – II Encontro de Coletivos. Mediadora: Prof. Dra. Eliana de Toledo (UNICAMP)

12h – 14h – Intervalo almoço

14h – Comunicação Oral

16h - Mesa de Encerramento: Atar e desatar – o estado da institucionalização da GPT no âmbito nacional e internacional - Prof. Dr Marco A C Bortoleto (UNICAMP) e A territorialização da GPT na região centro-oeste do Brasil - Prof. Dtda. Michelle Ferreira de Oliveira (ESEFFEGO UEG).

19h – Avaliação do evento e encaminhamentos


Realização: Ueg; Ufg