XII Ciranda da Recreação

De 30 de Agosto de 2019 até 1 de Setembro de 2019
Brasil, São Paulo-SP.

Realização:

https://cirandadarecreacao.com.br/

Endereço

Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79

Programa

31/AGO, SÁBADO

Trabalhando Com Recreação | 9h às 12h
Sinopse:

Bem completo e abrangente, este curso aborda os variados tipos de atividades recreativas, com e sem materiais, com e sem movimentação, brincadeiras cantadas, passatempos para qualquer momento.

Prof.: Vinícius Cavallari

Diretor e Curador do Evento.

Jogos que Educam | 9h às 12h
Sinopse:

A recreação, assim como a educação, utiliza o Jogo como uma ferramenta para desenvolver relações interpessoais, integrar o grupo, socializar os participantes.

Essa oficina vai apresentar novas possibilidades de jogos tradicionais e aumentar o repertório de jogos cooperativos.

Profª: Daniella Tonioli

Autora do livro "Jogos que Educam", é Professora de Educação Física e Artes Cênicas com especialização em Educação Física Escolar, Jogos Cooperativos e Neuroeducação.

Planejando o Imprevisto: Atividades para qualquer público em espaço restrito| 9h às 12h
Sinopse:

Brincadeiras e jogos de pouca movimentação, passatempos com poucos recursos e técnicas lúdicas para diferentes públicos, que o profissional precisa "tirar da manga" em situações inusitadas, de forma rápida, seja em um auditório, ônibus, sala de aula ou qualquer espaço restrito.

Prof.: Pedro Valverde

Graduado em Educação Física e Turismo, Pós Graduado em Administração de Centros de Lazer e em Educação Física Escolar, é Professor Universitário nos cursos de Pegagogia, Educação Física e Turismo.

Jogos do Mundo Todo | 15h às 18h
Sinopse:

Essa experiência tem por propósito disseminar práticas em brincadeiras e jogos de outros países, construindo uma experiência cultural e lúdica!

Prof: Tiago Aquino (Paçoca)

Graduado em Educação Física (FMU), Coordenador da Pós-Graduação em Lazer e Recreação - FMU e USCS, é Palhaço Profissional (DRT 0040872/SP) e autor de 40 livros em Educação, Educação Física e Gestão, entre eles "Jogos do Mundo Todo". É Diretor da Entretenimento SP, Florescer Bebês, Kids Move Consultoria, Lab-Brincar e Página Brincadeiras e Jogos. Consultor e Palestrante.

Danças Recreativas : Brincar e Cantar é só começar | 15h às 18h
Sinopse:

As cirandas, rodas e brincadeiras cantadas e danças recreativas, fazem parte dos conteúdos das ATIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS - ARE, que são de suma importância para uma dinamização lúdica no desenvolvimento das COMPETÊNCIAS e HABILIDADES para a Educação, principalmente na Educação Infantil e Séries Iniciais. É uma prática sociocultural e educativa fantástica para o desenvolvimento humano. Vamos cirandar!

Prof. Edinho Paraguassu

- Docente convidado na Pós-Graduação do Comitê Olímpico Brasileiro/COB.
- Autor dos CDs: BRINQUEDO, BRINCAR E BRINCADEIRAS CANTADAS.
- Autor do livro Brinquedo: Remendos de Curiosidades .
- Palestrante em aproximadamente 1.500 eventos de 24 estados brasileiros.

O Brincar na Era Digital | 15h às 18h
Sinopse:

Discutir as mudanças de hábitos e comportamento das sociedade influenciada pelas tecnologias digitais. Apresentar os impactos dessas mudanças na atuação do profissional de Educação e Lazer e apresentar possibilidades práticas de intervenção desse profissional no campo do Lazer e Recreação.

Prof: Alan Q Costa

Doutor em Ciências da Comunicação, Mestre em Ciências da Motricidade Humana, Especializado em Educação Física Escolar e em Gestão do Esporte e Lazer, Professor de Educação Física e Pedagogo.
É Gestor Técnico da Sec. Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing do Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP e membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

01/SET, DOMINGO

Gincanas: Do básico ao avançado! | 9h às 12h
Sinopse:

Conceitos, organização e tipos de gincanas que podemos utilizar em hotéis, clubes, escolas e espaços de lazer. Cultural, esportiva, de salão ou mista são alguns exemplos práticos que farão desta oficina uma pura diversão com muito conhecimento e aplicabilidade imediata.

Prof.: Robson Schiavo (Bicudo)

Graduado em Ed. Física e Adm. de Recursos Humanos; Especialização (Lato-Sensu) Recreação - FEFISA (Santo André); Ex-coordenador de Lazer dos hotéis Villa Rossa e Hotel Estância Barra Bonita; Docente nos cursos de Educação Física e Eventos na FMU; Diretor da "DIVERTIUM" - Diversão em Movimento; Mais 25 anos de experiência no mercado de recreação hoteleira e atuação em eventos empresariais.

Psicomotricidade e Recreação no Ambiente Escolar | 9h às 12h
Sinopse:

O maior prazer da criançada é brincar! Portanto, venha compartilhar conosco alguns momentos lúdicos e saiba como fazer isso num ambiente escolar com muita alegria, satisfação e aprendizado.

Profª: Vania Maria Cavallari

Professora de Educação Física com Especialização em Recreação e Lazer, Psicomotricidade, Jogos Cooperativos e Neuroeducação. Organizadora do Livro "Recreação em Ação" e Co-autora nos livros "A Criançada de Seis Anos Teoria e Prática" e "Virando o Jogo na educação:Moral e Ética em Ação na Escola"

Aprendizagem Criativa by Faber-Castell Educação | 9h às 12h
Sinopse:

Oficina Mão na Massa pautada em estratégias do Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa.

Profª: Ana Carolina Dorigon

Possui 17 anos de experiência profissional, com ênfase em metodologias ativas (como o Design Thinking e a Co-criação), inteligência emocional e desenvolvimento de habilidades Socioemocionais. Tem ampla experiência como Educadora, Orientadora e Coordenadora Pedagógica em instituições de ensino particulares e públicas.

É pedagoga graduada pela Universidade Mackenzie/SP, com especializações em transtornos de aprendizagem (EPsiBA/Argentina), psicopedagogia institucional (Mackenzie/SP), mediação de conflitos (Fundação Carlos Chagas-Unicamp) e inteligência emocional.

Atividades Físicas e Recreativas para a 3ª idade | 14h às 17h
Sinopse:

O conteúdo deste curso desenvolve as ações prazerosas das atividades físicas e recreativas de forma lúdica, atendendo às necessidades psicofísicas e sociais, estimulando o idoso cada vez mais a participar dessas atividades.

Profª: Maria Alice Corazza

Graduada em Educação Física, Docente do curso de pós-graduação e graduação na Faculdade de Educação Física na FMU em São Paulo/SP e na FURB em Blumenau-SC. Autora dos livros: "Vivência Corpo+Mente+Água" e "Terceira Idade e Atividade Física" . Consultora técnica de Academias para implantação e reciclagem em Atividade Física para a 3ª Idade. Trabalha com o público da 3ª Idade na área da Saúde, com Atividades Físicas ha 50 anos.

Experiências Lúdicas Inclusivas e as pessoas com Deficiência | 14h às 17h
Sinopse:

Prática - com participação ou não de pessoas com deficiência - envolvendo sensibilização, atividades lúdicas adequadas para o público, postura e condutas inclusivas de recreadores.

Prof. Vinicius Savioli

Graduado em Educação Física, Pós Graduado em Lazer e Recreação para pessoas com deficiência, atua ha mais de 20 anos com o tema. É diretor da Special Olympics e Coordenador Nacional de Lazer e Esporte da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB)

Técnicas de Clown: Onde está o meu Palhaço? | 14h às 17h
Sinopse:

O conteúdo deste curso desenvolve as ações prazerosas das atividades físicas e recreativas de forma lúdica, atendendo às necessidades psicofísicas e sociais, estimulando o idoso cada vez mais a participar dessas atividades.

Prof. Mauro Pires Neto (Palhaço Catarino)

- Graduado em Educação Física, atua no ambiente artístico desde 2001.
- Criador da Esquadrilha da Risada onde atuou por 7 anos no aeroporto internacional de Guarulhos.
- Cofundador da associação cultural Porto Circense, associação que visa propagar a arte circense na baixada Santista.