XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

De 17 de Setembro de 2017 até 21 de Setembro de 2017

Realização: CBCE - UFG

http://conbrace.org.br/

Endereço

UFG
Rodovia Goiania Nerópolis KM 12 -

Programa

Mesas Redondas

CONFERÊNCIA DE ABERTURA (17/09 - 19h30)

MESA 1 (18/09 - 9h)
"O LUGAR DA PÓS-GRADUAÇÃO E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DOS ESPORTES"

Ementa: Nos últimos anos, o campo da Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil acumulou reflexões diversas sobre a Pós-Graduação Stricto Sensu. Nesse contexto, situamos as contribuições do Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), cujo propósito é construir e consolidar um espaço permanente e qualificado para a discussão da Pós-Graduação em Educação Física/Ciências do Esporte no Brasil. Nesta edição do CONBRACE/CONICE, trazemos novamente o tema à discussão, enfatizando, na mesa 1, a análise das condições para a produção do conhecimento e da pós-graduação na América Latina, cuja realidade multifacetada é ainda pouco conhecida no território nacional. Acreditamos que o diálogo de irmandade a partir dos acontecimentos históricos nestes contextos possibilita ampliar o repertório de reflexão sobre os caminhos que podem se percorrer na Educação Física latino-americana.

MESA 2 (19/09 - 9h)
"DILEMAS ATUAIS DAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DE POSIÇÕES DIVERGENTES"

Ementa: A segunda mesa pretende debater um tema que, apesar de não ser novo, é recorrente na recente história da Educação Física brasileira. Trata-se do diálogo instaurado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores que atuam na Educação Básica. Essa reforma desencadeou um amplo processo de reestruturação da concepção e da organização curricular dos cursos superiores. Na prática, isso significou que licenciatura ganhou "terminalidade e integralidade própria" em relação ao Bacharelado, constituindo-se em um projeto específico. Nos últimos meses o tema voltou à tona devido às iniciativas da comissão de revisão das DCNs (por meio da Minuta de Projeto de Resolução que pretende instituir novas DCNs), cujas iniciativas podem promover, mais uma vez, ajustes na formação de professores de Educação Física (ocasionando a exclusão do bacharelado). Considerando esse quadro, a mesa tem como propósito discutir os "Dilemas atuais das DCNs da Educação Física: princípios e fundamentos de posições divergentes".

MESA 3 (21/09 - 9h)
"EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA"

Ementa: Dada as transformações ocorridas na sociedade latino-americana e nos sistemas nacionais de ensino em específico, a inserção curricular da Educação Física passa ser alvo de questionamentos e sua condição de componente curricular é objeto de profunda reflexão nas universidades e escolas de Educação Básica. Com objetivo de fomentar esse debate, tem se consolidado redes de pesquisa e cooperação entre países da América Latina voltadas para a produção de conhecimentos sobre a Educação Física Escolar. Tendo este contexto como pano de fundo, a presente mesa objetiva colocar em debate alguns dos desafios a serem enfrentados por professores(as) de Educação Física com vistas ao avanço do processo de legitimação da Educação Física na cultura escolar. Grupos de Trabalho Temático

Grupos de Trabalho Temáticos 

Os Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) são instâncias organizativas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) responsáveis por serem polos aglutinadores de pesquisadores com interesses comuns e propiciam reflexão, produção e difusão de conhecimento acerca do tema.
Durante cinco turnos do CONBRACE/CONICE, acontecerão atividades simultâneas atreladas aos 13 GTT´s existentes atualmente. Os trabalhos submetidos nas modalidades de pôster e de apresentação oral precisam ser vinculados a algum dos seguintes GTT´s:

GTT 01 - Atividade Física e Saúde
GTT 02 - Comunicação e Mídia
GTT 03 - Corpo e Cultura
GTT 04 - Epistemologia
GTT 05 - Escola
GTT 06 - Formação Profissional e Mundo do Trabalho
GTT 07 - Gênero
GTT 08 - Inclusão e Diferença
GTT 09 - Lazer e Sociedade
GTT 10 - Memórias da Educação Física e Esporte
GTT 11 - Movimentos Sociais
GTT 12 - Políticas Públicas
GTT 13 - Treinamento Esportivo


Realização: CBCE - UFG