Atividade:

Professor Titular aposentado da UFSC e atual professor visitante na UFSM. Autor de 7 livros entre os quais "Transformação didático-pedagógica do Esporte" de 10 edições.

na Biblioteca

Tese


Mestrado
Duração da vida Atlética de Campeões Nacionais de Atletismo, Categoria de Menores e Consequências da Especialização Precoce desta Modalidade - Estudo Exploratório
Mestrado
Educação (física) infantil : se-movimentar e significação.
Pós-Doutorado
Corpo, Motricidade e Cultura: a Fundação Pedagógica da Educação Física Sob Uma Perspectiva Fenomenológica e Semiótica
Doutorado
O Esporte Como Conteúdo da Educação Física Escolar: um estudo de caso de uma prática pedagógica
Mestrado
O Brincar e a Indústria Cultural: é Possível Salvar a Criança?
Doutorado
Ontologia do Movimento Humano
Mestrado
O Se-movimentar na Dança: Uma Abertura para Novas Significações – Diálogos na Educação
Mestrado
Dominação e Autoritarismo na Prática Pedagógica da Educação Física e as Possibilidades de Sua Superação
Mestrado
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina: Suas Concepções de Ensino e de Educação Física
Doutorado
Por Mais Respeito e Responsabilidade com Crianças: Possibilidades de Se Desenvolver e Brincar e Se-movimentar Pelo Turnen
Mestrado
Educação Física e Racionaldiade: Contraposições na Modernidade
Mestrado
Desenvolvendo Um Cenário Imaginativo Circense Pelo Brincar-e-se-movimentar da Criança
Mestrado
O Movimento Humano Numa Visão Reichiana: Repensando a Educação Física Escolar
Mestrado
Educação e Sensibilidade : o Brincar e o Se Movimentar D a Criança Pequena na Escola
Mestrado
A Presença da Capoeira na Vida de Alunos em Duas Escolas Municipais de São José, SC
Mestrado
Indústria cultural e dança : superando cisões e reinventando humanidades na educação física.
Mestrado
Composição coreográfica na dança : movimento humano, expressividade e técnica, sob um olhar fenomenológico.
Mestrado
As relações afetivas na educação física escolar : espaço de encontros e reencontros.
Mestrado
Educação Física : perspectivas teórico-metodológicas para a educação emancipatória na primeira infância.
Mestrado
A Fenomenologia Como Fundamentação Para o Movimento Humano Significativo
Mestrado
Sem tempo de ser criança : reflexões sobre o tempo no brincar e se movimentar de crianças.
Mestrado
O Brincar-e-se-movimentar e a Imaginação da Criança.
Mestrado
Crianças, o Que Elas Querem e Precisam do Mundo, do Adulto e Delas Mesmas?
Nenhuma publicação
Mestrado
Educação na Era Digital: Relato de Experiência Sobre as Conectividades Pedagógicas nas Aulas de Educação Física
Mestrado
Desenvolvimento da Unidade Temática Jogo em Duas Realidades Escolares Diferentes
Doutorado
O Trabalho Docente na Formação Inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas
Mestrado
A Prática Pedagógica em Escolinhas de Futebol/Futsal
Mestrado
Os Jogos Eletrônicos na Educação Física Escolar: Uma Possibilidade na Abordagem Crítico-emancipatória
Mestrado
O Corpo do Mundo: Reflexões Acerca da Expectativa de Corpo na Modernidade
Mestrado
O Esporte Como Conteúdo nos Cursos de Formação de Professores: Realidade e Possibilidades
Mestrado
Corpo e Cultura de Movimeto no Teatro da Formação Cultural: Ainda Ulisses?
Doutorado
A Ginástica na Escola e na Formação de Professores
Mestrado
A Ludicidade no Processo de Construcao da Subjetividade: Contribui ou Reprime?
Mestrado
Corpo e Imaginário Social: Uma Análise das Representacões Corporais de Jovens do Sexo Feminino de Um Ambiente Escolar
Mestrado
A Inserção da Educação Física na Proposta Político-pedagógica da Escola e Sua Participação na Estruturação Curricular: Possibilidades e Limites.
Doutorado
Do Corpo no Tempo Ao Tempo do Corpo: a Ciencia e a Formação Profissional em Educação Fisica
Doutorado
O Pibid e a Docência na Educação Física : Perspectivas na Formação Inicial e Continuada
Mestrado
Sensibilidade na Formação do Professor: Experiências na Educação Física
Doutorado
Possibilidades Educacionais do Movimento Humano (semovimentar) no Contexto do Mundo da Criança e da Educação Física Escolar
Doutorado
As dimensões lúdicas da experiência de infância: entre os registros de brinquedos e brincadeiras da obra de Franklin Cascaes e a memória de infância de velhos moradores da Ilha de Santa Catarina e de velhos açorianos de
Doutorado
No Reino do Quero-quero: Corpo e Máquina, Técnica e Ciência em Um Centro de Treinamento de Futebol – Uma Etnografia Ciborgue do Mundo Vivido
Mestrado
Lazer e Mídia em Culturas Juvenis: uma abordagem da vida cotidiana
Doutorado
As Competências na Formação do Professor de Educação Física: Um Olhar Acerca das Atitudes.
Doutorado
Sociedade, Educação e Esporte: a Teoria do Conhecimento e o Esporte na Formação de Professores de Educação Física
Doutorado
A Formação de Professores de Educação Física: a Mediação dos Parâmetros Teórico-metodológicos
Mestrado
Estudos Sobre Educação do Corpo e Cinema
Mestrado
Moda/indumentária em culturas juvenis : símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens de ensino médio.
Mestrado
Os Jogos Pan-americanos Rio/2007 e o agendamento midiático-esportivo: um estudo de recepção com escolares.
Mestrado
A dança como espaço-tempo de intersubjetividades : possibilidade da educação física no ensino médio.
Mestrado
Que Dança Faz Dançar a Criança? Investigando as Possibilidades da Dança-improvisação na Educação Infantil
Mestrado
Os destinos do Leão : um estudo semiótico-discursivo das charges jornalísticas sobre o Avaí Futebol Clube no Campeonato Brasileiro/2009.
Mestrado
O Processo Pedagógico da Dança na Escola: Estudo de Caso de Uma Escola do Município de São José-sc.
Doutorado
Educação Fisica no Ensino Medio-periodo Noturno: Um Estudo Participante
Doutorado
Educação Fisica na 1ª Serie do Ensino Medio: Uma Pratica Por Compromisso
Doutorado
A Educação Física e o Discurso Midiático: Abordagem Crítico-emancipatória em Pesquisa-ação no Ensino de Graduação. Subsídios Para a Saúde?
Mestrado
O Corpo Vivido e a Dança: Possibilidade de Re-significação da Corporeidade na Escola

Artigos publicados no Periodico


Dança e Técnica: Uma Aproximação com a Fenomenologia
Contrapontos Para a Educação Física: a Relação Esporte, Movimento e Experiência
Pedagogia Crítico-emancipatória e Paulo Freire
Entre Percepção, Historicidade e Expressão: a Dança Como Linguagem
As Relações do Brinquedo Industrializado com o Brincar e Se-movimentar: Uma Reflexão na Educação Física
Acerca da Educação Física na área de Linguagens na Base Nacional Comum Curricular - Bncc
Educação e Sensibilidade: o Brincar e o Se-movimentar da Criança Pequena na Escola
Brincar e Se-movimentar da Criança: a Imprescindível Necessidade Humana em Extinção?
O Brincar Dançante: a Criança e Sua Inerente Necessidade de Brincar e Se-movimentar Pela Dança
.Editorial
O Se-movimentar e a Temporalidade: Uma Aproximação Entre Dança e Linguagem
Editorial (kinesis 36,3,2018)
Editorial
O Brincar Como Construção Racional nas Aulas de Educação Física
Sobre Como Tolhemos a Curiosidade das Crianças
O Brincar e o Se-movimentar da Criança Como Manifestação Artística
Atividade Circense na Escola: Caminhos à Organização Didática a Partir da Concepção Crítico-emancipatória
Por Uma Didática da Possibilidade: Implicações da Fenomenologia de Merleau-ponty Para a Educação Física
O Brincar e o Se-movimentar nas Aulas de Educação Física Infantil: Realidades e Possibilidades
Educação (física) Infantil: Território de Relações Comunicativas
Educação Ambiental e Educação Física: Possibilidades Para a Formação de Professores
O Controle da Subjetividade e das Experiências Corporais Sensíveis: Implicações Para o Brincar e Se-movimentar da Criança
Sem Tempo de Ser Criança: a Pressa no Contexto da Educação de Crianças e Implicações nas Aulas de Educação Física
Fundamentos Antropológicos do Semovimentar: Percepção, Movimento e Salutogênese
Educação Crítica: Uma Possibilidade de Formação Ambientalista Para Professores de Educação Física
A Imprescindível Necessidade Pedagógica do Professor: o Método de Ensino
A Imprescindível Necessidade Pedagógica do Professor: o Método de Ensino
Gênero e Educação Física: Algumas Reflexões Acerca do Que Dizem as Pesquisas das Décadas de 80 e 90
Formação Profissional em Educação FÍsica: Revisões e Alienações
Contribuições Teóricas Para Uma Didática Comunicativa na Educação Física Escolar
Projeto de Dança Uniguaçu: Tecendo Experiências Pedagógicas
Pós-graduação em Educação Física no Brasil: o Fenômeno da Hiperprodutividade e Formação Cultural
Render e Produzir no Esporte: Rendimento Obrigatório ou Rendimento Necessário?
O Esporte Como Conteúdo da Educação Física Escolar: Estudo de Caso de Uma Prática Pedagógica Inovadora
Consciência e Experiência: Contribuições Para a Formação Humana.
Fenomenologia, Movimento Humano e a Educação Física
O Brincar Como Diálogo/pergunta e Não Como Resposta à Prática Pedagógica
Limitações no Fazer Ciência em Educação Física e Esporte: Cbce, 20 Anos: Auxiliando na Superação
Ciência e Interdisciplinaridade
Editoração em Educação Física/ciências do Esporte no Brasil
O Esporte Enquanto Fator Determinante da Educação Física Escolar
Educação Ambiental e o Programa Esporte e Lazer da Cidade: Uma Análise de Possibilidades nas Políticas Públicas
Educação Física Escolar e Megaeventos Esportivos: Quais Suas Implicações?
Apresentação. Em Aberto Sobre Megaeventos Esportivos
Esporte na Escola: Conhecer, Experimentar e Transformar
Educação Física Escolar: Seu Desenvolvimento, Avanços e Dificuldades
Educação Física Escolar: Seu Desenvolvimento, Avanços e Dificuldades
As Dimensões Inumanas do Esporte de Rendimento
As Dimensões Inumanas do Esporte de Rendimento
Esporte: Uma Abordagem com a Fenomenologia.

TAGs Relacionadas

Antropologia Aptidão Artes Atividade Física Atividades de Lazer Brasil Brincadeiras Brinquedos CBCE Ciência Comunicação Conteúdos Corpo Criança Criatividade Cultura Currículo Dança Desempenho Desenvolvimento Didática Documentação Educação Educação Ambiental Educação Física Educação Física Escolar Educação Física Infantil Educação Infantil Ensino Médio Escola Espaço Esportes Experiência Fenomenologia Filosofia Formação Profissional Formação de Professores Futebol Graduação Gênero História Infantil Interdisciplinaridade Jogos Lazer Linguagem Mega Eventos Meio Ambiente Motivação Movimento Movimento Humano Paulo Freire Pedagogia Percepção Política Científica Políticas Públicas Produção Científica Profissional Projetos Sociais Prática Pedagógica Psicologia Pós-Graduação Rendimento Revistas Saúde Sensibilidade técnica

Autores Relacionados

Aguinaldo Cesar Surdi Andrize Ramires Costa Danieli Alves Pereira Marques Eliane Gomes da Silva Juliano Daniel Boscatto Soraya Corrêa Domingues José Tarcísio Grunennvaldt Lísia Costa Gonçalves de Araújo Heloísa dos Santos Simon Roselaine Kuhn Lúcia Helena Ferraz Sant´Agostino António Camilo Cunha José Pereira de Melo Felipe Barroso de Castro Marília Del Ponte de Assis Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues Valter Bracht Celi Nelza Zulke Taffarel Mauro Betti João Francisco Magno Ribas Agripino Alves Luz Júnior Carlos Luiz Cardoso Emerson S. Garcia Helder Guerra de Resende Hugo Norberto Krug Paulo Carlan Paulo Evaldo Fensterseifer Reiner Hildebrandt-Stramann Wagner Wey Moreira Iran J. Castro José Américo Santos Menezes Africa Calvo Lluch Emelly Cristina Delevatti Gilmar Staviski Soraya C. Domingues Andrize R. Costa Adriana de Souza Lúcia Helena Ferraz Sant’agostino Cassiano Telles Maristela da Silva Souza Daiane Oliveira da Silva Aline de Souza Lísia Costa Gonçalves de Araújo Franciele Roos da Silva Ilha Danieli Alves P. Marques Verônica Barros Santos Leandra Costa da Costa George Tawlinson Soares Gadêlha Cícera Andreia de Souza Tamara Biasi Donadel Eduarda Virginia Burckardt Erika Janaina Santiago Moreira Freire Thais Emanuelle da Silva Barros Taise Motta Rensch da Silva Marlene Feitosa de Souza Daniel Miranda Gislei José Scapin Marlini D. Lima Danieli Alves Pereira