Flavia Faissal de Souza

professora universitária
Brasil, Rio de Janeiro - RJ.

Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Adminstradora da comunidade Atividade Motora Adaptada, desde 1996. Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação Física junto a Pessoas Portadoras de Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (respectivamente: 2001 e 2013). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e práticas de educação inclusiva, perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e dos estudos sobre o corpo.

Experiência Profissional:

Desde 1989, ainda estagiária, atuo na área da Educação Física junto a pessoas com deficiência. Neste tempo fui professora de natação, de dança, de ginástica, psicomotricista sempre junto a pessoas com deficiência.

Em 2001, ao defender minha dissertação de mestrado fui atuar como consultora de educação inclusiva no sistema público de ensino e comecei assumir aulas no ensino superior. Desde então venho atuando como professora do ensino superior, com consultoria técnica em políticas públicas e formação de professores que trabalham junto a alunos com deficiência no sistema público e, também no terceiro setor. 

Posteriormente, entrei no curso de doutorado, CNPq/FE/UNICAMP, cujo foco foi a discussão do impacto da política de educação inclusiva nas práticas escolares e na constituição de corpos/sujeitos com deficiência. O estudo fez parte de um projeto de pesquisa coletivo, financiado pela FAPESP/Melhoria do Ensino Público, e desenvolvido em uma escola de periferia do município de Campinas. 

Atualmente, estou envolvida com atividades de pesquisa, de cursos de pós-graduação e na esfera pública municipal, atuando no âmbito da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, das políticas e práticas de Educação Inclusiva e da acessibilidade nos mega eventos esportivos.


© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.