Atividade:

Francisco Ferreira - www.ceperf.com.br

Sou de uma tradicional família de desportistas: Sobrinho do ex-técnico David Ferreira, o "Duque" (famoso nas décadas de 60 a 80 pelas equipes aguerridas que montava) e do saudoso preparador físico Paulo Benigno Ferreira, este, o pioneiro da preparação física no futebol das Minas Gerais, tendo sido um dos poucos profissionais que teve o privilégio de trabalhar nos melhores times da história dos dois maiores clubes mineiros, os fantásticos esquadrões do Cruzeiro Esporte Clube de Tostão & Cia. (anos 60 e 70) e do Clube Atlético Mineiro de Reinaldo & Cia. (anos 70 e 80)... Meu saudoso pai, Prof. Syllas Agostinho Ferreira, poderia, segundo aqueles que o viram jogar, ter sido um grande jogador. O joelho e a luta pelo pão de cada dia não o permitiram... Assim, ele foi estudar e assim ele me educou: Esporte e estudos. Como não poderia deixar de ser, vivo o mundo do futebol desde que me entendo por gente, quando já acompanhava os meus tios em suas trajetórias no futebol. "Alucinado" pela bola, eu jogava diariamente e a qualquer hora do dia! Até tentei seguir a carreira de atleta, mas não obtive sucesso, era muito raçudo e até bom de bola, mas não o suficiente... Fui estudar... Educação Física, Treinamento Esportivo, Gestão Estratégica em Esportes, inúmeros cursos de aperfeiçoamento... Consegui um lugar ao sol iniciando a trajetória como Preparador Físico na base do Atlético-MG, tendo uma rápida progressão por todas as categorias desde o pré-infantil até o profissional e continuei trabalhando em grandes clubes do Brasil e do Oriente Médio. Atuei nas comissões técnicas com alguns dos principais treinadores do país: Scolari, Luxemburgo, Levir, Autuori, Oswaldo, Dorival, Leão, Carpegianni, Caio Jr, Ivo Wortman, Marco Aurélio, Márcio Araújo, Jorginho, Ney Franco, Cuca, Adílson, Gallo... Estive por 11,5 anos na comissão técnica permanente do Cruzeiro durante o período recente de modernização do clube e que gerou tantas conquistas. Trabalhei ainda por 6 anos no Minas Tênis Clube, referência em termos de estrutura e organização. Como docente, lecionei as disciplinas de Futebol, Futsal e Aprendizagem Motora por 5 anos na Estácio de Sá assim como tenho lecionado como professor convidado em pós-graduações de instituições como UFMG, UGF, UFV, UNIVERSO e também palestras em cursos de aperfeiçoamento, jornadas científicas, congressos, seminários, etc. (PUC-MG, FACULDADE PITÁGORAS, FAESA, FASAR, FUNORTE, FUMEC, FACULDADE BATISTA, UNINCOR, FCMMG, UNI-BH, ENAF...).  

 

Criei, no final de 2012, a CEPERF (CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PERFORMANCE DE FUTEBOL), uma empresa de gestão e consultoria esportiva que tem como proposta a reestruturação de Departamentos de Futebol abrangendo as estruturas: FÍSICA, HUMANA, TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, METODOLÓGICA, de GESTÃO e de FORMAÇÃO de ATLETAS.

 

Sou um entusiasta das ciências do esporte, assim como do método, da organização e da tecnologia em tudo o que faço. Com este foco, elaborei o projeto desta empresa.

 

Aplicando a minha experiência de 24 anos atuando em grandes clubes de futebol, contei ainda com a assessoria de meus mestres da FGV onde fiz o MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA EM ESPORTES na primeira turma de Belo Horizonte e onde talvez eu venha a lecionar nos futuros MBAs. Também importante foi a experiência em cursos como o EMPRETEC (ONU/SEBRAE) e o de PNL - DL (DESENVOLVIMENTO & LIDERANÇA) do INEXH (Instituto Nacional de Excelência Humana). Como um estudioso do futebol, tendo vários artigos publicados, percebo que este é um momento de grandes oportunidades proporcionadas pela chamada “Década do Esporte” no Brasil mas, também, da necessidade de grandes e inadiáveis mudanças na estrutura do nosso futebol em todas as suas sub-áreas. 
 

 

Novos conceitos, novas metodologias, tecnologias e posturas como: Mapeamento Genético, Mio-modulação Analítica, Posturografia, Certificação de Atletas, priorização de Departamentos Científicos e o envolvimento com a comunidade acadêmica, assim como a aplicação de tendências/ferramentas do mundo empresarial/corporativo tais como: Planejamento e Gestão Estratégicos, PNL, Gestão de RH, Coaching, Grafologia, dentre outros, são algumas das minhas propostas para aplicação no futebol de alto rendimento tendo como meta a otimização do retorno técnico e financeiro aos clubes sem que, necessariamente, tenhamos que realizar projetos mirabolantes e/ou investimentos consideráveis.

 

O trinômio Futebol-Dinheiro-Gestão se traduz da seguinte forma:

 

+ DINHEIRO

+ GESTÃO

= TIME CAMPEÃO

Sempre disputando títulos.

 

- DINHEIRO

+ GESTÃO

= CLUBE EM REESTRUTURAÇÃO

Geralmente faz boas campanhas.

 

+ DINHEIRO

- GESTÃO

= MUITA BAGUNÇA

Pode até vir a ser campeão pela qualidade técnica do elenco, mas não é a regra.

 

- DINHEIRO

- GESTÃO

= FRACASSO TOTAL

Não vai a lugar algum. Decadência, dívidas, rebaixamento...

 

 

 

Tenho apresentando estas propostas a alguns clubes brasileiros e do exterior, pois é consenso geral que a maior carência do nosso futebol está na área de gestão, algo ainda incipiente no meio futebolístico. Estou plenamente convicto de que minha atuação de longa data no futebol e no meio acadêmico, aliada à minha formação em Gestão Estratégica em Esportes me capacita a atuar neste nicho de mercado como Gestor Esportivo, pois conheço o futebol dentro de campo pelos 24 anos de atuação como preparador físico, conheço como gestor por ter ajudado no planejamento da estrutura física e tecnológica de alguns dos clubes mais organizados do país (Cruzeiro Esporte Clube e Minas Tênis Clube) e conheço a fundo os aspectos da metodologia científica do treinamento com estudos constantes e atualizados, uma exigência do esporte de alto rendimento e da minha atuação como professor universitário, escritor e pesquisador.

 

O momento é extremamente favorável e mais do que oportuno pois, como consequência desta "Década do Esporte" no Brasil, proporcionada pelos adventos da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, os estádios estão sendo modernizados, está havendo um considerável aumento no aporte financeiro corrente no futebol, enormes investimentos públicos e privados tem sido feitos em infra estrutura e serviços, assim como novas leis de incentivo sendo implantadas, conforme a recente notícia de que, o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, estuda a concessão de isenção fiscal aos clubes que investirem na profissionalização de suas gestões. Este é o caminho e é exatamente esta a minha proposta através da CEPERF. Os clubes que não atentarem para o investimento em GESTÃO ficarão para trás. As oportunidades estão aí e não podem ser desperdiçadas sob o risco de não termos novamente um cenário tão favorável ao esporte e ao futebol brasileiro.

 

 

Obrigado pela sua atenção e seja muito bem vindo!

Explore o nosso site e sinta se à vontade para nos contactar a qualquer momento.

Um grande abraço e estimas de um abençoado ano de 2013!

 

Prof. Francisco Adolfo Ferreira (Chico)

Gestor Esportivo / Preparador Físico / Professor Universitário

Diretor Executivo da CEPERF

Afiliado à ABEX Futebol

CREF 1451/G-MG

 

"Quem quiser entender de futebol só estudando futebol, nunca vai saber tudo sobre futebol."

(Manuel Sérgio)

 

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados