Atividade:

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - ESEF do México (1977-1980), Mestre em Supervisão e Currículo (1989) e Doutor em Educação e Currículo (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Uberlândia - UFU,lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI. Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra - Centro de Estudos sociais - CES, Portugal.

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU, membro da linha de Políticas e Gestão da Educação

Experiência Profissional:

Atuo nas áreas de políticas públicas da Educação; formação continuada de professores/as do ensino básico, Metodologia e Planejamento de Currículo e da Educação e Educação Física Escolar. 

Fuí Diretor Administrativo do CBCE

Desde 1992 assessoro entidades e movimentos populares na esfera do planejamento dialógico e da intervenção coletiva.

Excercí o cargo de Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU nas gestões 2001-2004 e 2005-2008.

Membro do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias da Cultura Corporal - NEPECC da FAEFI/UFU.

Desde 2004 atuo no processo de implantação e desenvolvimento de empreendimentos populares na perspectiva da Economia Solidária.

Fui membro fundador do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - CIEPS/PROEX/UFU articulado aos Ministérios do trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) no contexto do Programa Nacional de Incubadoras - Proninc.

Coordenei entre 2015 e 2018 o programa transdiciplinar de Qualidade ambiental e Economia Popular Solidária cuja equipe contou com 34 membros de várias áreas de conhecimento que atuaram junto a 3 associações de agricultores/as camponeses/as e entidades de coleta seletiva de Uberlândia, MG, para geração de trabalho e renda com qualidade ambiental de vida. Programa que contou com recursos do PROEXT/MEC.

Em 2019 - pós-doutorado no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) com a equipe de Boaventura de Sousa Santos, pesquisando sobre universidade, extensão universitária e universidade popular.

Desde 2018, coordena o projeto de extensão "futuro esporte clube", destinado a promover a formação de crianças e jovens atletas de futebol e futsal em condições de vulnerabilidade social.

Experiência Profissional:

Professor de Educação Física Escolar - escola pública (1978-1985).

Docente de Ensino Superior: Morfologia Humana - Escola Nacional de Treinadores - México (1983-1985)

Coordenador geral Academia TrIathlon SCS (1989-1991).

Docente de Ensino Superior UFPB e UFU (1991 ->).

Diretor de Assuntos Estudantis (1994-1996) - UFU

Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - UFU (2001-2004 e 2005-2008).

Professor permanente do Programa de Pós-graduação da FACED-UFU: Linha Políticas e Gestão da Educação.

Pesquisador nas áreas de Planejamento e meotodologia da Educação Física Escolar; Planejamento Educacional: Currículo; Educação Popular; Políticas Públicas da Educação: Gestão.

Desde 2014, professor titular da Universidade Pública Brasileira.

Interesse:

Educação, Educação Popular, Educação Física Escolar. Formação docente

na Biblioteca


TAGs Relacionadas

Avaliação Postural Competição Conceito Criança Currículo Docência Educação Educação Física Escola Esportes Formação Continuada Formação de Professores Gestão História Lateralidade Pedagogia Planejamento Políticas Públicas Sistema Cardiovascular Sociedade Tempo de Reação Testes

Autores Relacionados

Sandra Mara Cavasini Teresinha Daninger Isobe Jesus Soares Cleber Garcia Casagrande Nadia Patrizia Novena Kátia Cristina Lindenhayn Patrícia do Prado Régis Henrique dos Reis Silva Victor Keihan Rodrigues Matsudo Wagner Calió Batista Patrícia do Prado Ivane Aparecida Assunção Maria Vieira Silva José Rodolpho M. de Melo Luís Osorno Novelo Luiz Antonio Novelo Osorno Ivane Aparecida de Assunção Ivane A. Assunção Cleber G. Casagrande Juan Francisco Remolina-caviedes