Atividade:

Gustavo Lopes Pires de Souza é um jurista brasileiro, nascido na cidade de Nova Lima – MG, em 02 de maio de 1980. Formou-se em Direito na PUC/MG em 2003, pós graduou-se em Direito Civil e Processual Civil pela UNIPAC em 2006. É mestre em Direito Desportivo na Universidade de Lérida, na Espanha.

Advogou por cinco anos, inicialmente em escritório próprio ”Ávila, Pimenta, Lopes e Carvalhães”, após, em “carreira solo” passou a atuar em assessoria e consultoria jurídica de empresas como CDC – Central Distribuidora de Contagem Ltda, Santa Rosa Distribuição e Comércio Ltda, Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio Ltda, Embrapan – Empresa Brasileira de Panificação Ltda e Drogaria Soares & Rangel Ltda, dentre outras.

Gustavo Lopes também foi professor do curso de Direito da Faculdade Arnaldo Jansen e nos cursos de Direito e Administração na FAMINAS – Muriaé.

Desde 2008, trabalha do Tribunal de Justiça de Minas Gerais onte atuou como gestor da META estabelecida pelo CNJ.

Membro dos Institutos Mineiro e Brasileiro de Direito Desportivo e da Associação Portuguesa de Adeptos, em dezembro de 2009 lançou o livro “Estatuto do Torcedor: A Evolução dos Direitos do Consumidor do Esporte” (Lei 10.671/2003), onde trata dos direitos do torcedor e é autor de dezenas de artigos em revistas e livros jurídicos.

Membro do Conselho Editorial da Revista Síntese de Direito Desportivo do IOB e do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Desportivo, bem como é um dos coordenadores da Revista de Direito Desportivo do IMDD/IDDBA.

Escreve periodicamente como articulista dos Institutos Brasileiro e Baiano de Direito Desportivo (IBDD e IDDBA), bem como para a Universidade do Futebol.

É Coordenador do Curso de Gestão e Direito Desportivo da SATeducacional e lecionou a disciplina “Estatuto do Torcedor” no curso de pós-graduação em Direito Desportivo da Rede LFG/UNIDERP/Anhanguera e de Matérias jurídicas no curso preparatório Mega Concursos. 

Coordena o Curso de Capacitação em Direito Desportivo da SATeducacional, onde também é professor. 

Coordena em Minas Gerais o curso de pós-graduação em Direito Desportivo da Unifia.

É casado com advogada Flaida Beatriz Nunes de Carvalho, especialista em Direito Civil, MBA em Gestão de Negócios Jurídicos e sócia do Dias Costa, Nunes & Zadorosny Sociedade de Advogados.


TAGs Relacionadas

Direito Esportivo Esportes Estatuto do Torcedor

Autores Relacionados

Caio Medauar Gustavo Delbin Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira Beline Barros Lucas Tadeu de Aguirre Ottoni