Katia Rubio

Professora Universitária e Psicóloga
Brasil, São Paulo - SP.

Sou professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, orientadora nos programas de Pós-graduação da EEFE-USP e FE-USP. Escrevi eorganizei 15 livros acadêmicos nos últimos 10 anos na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos abordando os temas psicologia do esporte, estudos olímpicos, psicologia social do esporte, psicologia do esporte aplicada e esporte e cultura.

Fiz bacharel em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1983) e Psicologia na PUC-SP (1995). Realizei meu mestrado em Educação Física pela EEFE-USP (1998),  do qual resultou a dissertação Et, niat, niatat: sobre o processo de formação de vínculo em uma equipe esportiva.

Em 2001 conclui meu doutorado na Faculdade de Educação-USP (2001) com a tese O imaginário esportivo contemporâneo: o atleta e o mito do herói. A partir disso edifiquei uma de minhas linhas de pesquisa voltada para o Imaginário esportivo contemporâneo e os Estudos Olímpicos dentro de uma perspectiva que aproxima a psicologia social, a antropologia, a sociologia e os estudos culturais.

Em 2004 fiz meu pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona com bolsa Fapesp. Em 2005 realizei o concurso de livre docente na Escola de Educação Física e Esporte da USP onde defendi a tese Medalhistas Olímpicos Brasileiros: memórias, histórias e imaginário.

Coordeno o Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano da EEFE-USP e fui presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte entre os anos de 2005 a 2009.

Estou como editora da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e sou membro da Academia Olímpica Brasileira.

O estudo do fenômeno olímpico me inspira de diferentes formas, seja por seus aspectos macro que envolve a história, bem como as questões sociais e filosóficas, até seu âmbito mais específico relacionado basicamente à psicodinâmica do atleta e das equipes esportivas. Entendo que reside na compreensão desse continun – sujeito-sociedade – o sucesso de uma intervenção que não é apenas clínica, mas essencialmente social.

Experiência Profissional:

Professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tem experiência com intervenção e pesquisa em Psicologia do Esporte em modalidades coletivas e individuais.


© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.