Leonardo de Sousa Fortes

Professor de Educação Física
Brasil, João Pessoa - PB.

Sou professor adjunto do Departamento de Educação Física na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Me graduei em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Conclui o mestrado em Educação Física e o doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). Realizei pós-doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Desportos da Universidade do Porto (Portugal). Meu segundo pós-doutorado foi em Educação Física no Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB.

Atualmente sou líder dos grupos de pesquisa "Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício" (CNPq) e "Grupo de Estudos e Pesquisas em Exercício Físico e Desempenho Esportivo" (CNPq). Sou professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) UPE/UFPB. Sou editor associado da seção "Physical Neuroergonomics" do periódico científico Frontiers in Neuroergonomics (Editorial Board). Sou editor assocido da seção "Sport and Exercise Psychology" do periódico científico "Frontiers in Psychology" (Editorial Board). Sou revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais (PloS One, Psychology of Sport & Exercise, Perceptual & Motor Skills, etc).

Tenho experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociência e desempenho humano, psicologia do esporte e treinamento de força. Ademais, também tenho experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicometria.

Atualmente desenvolvo pequisas científicas na área da neurociência e desempenho humano, mais especificamente, sobre efeito da fadiga mental sobre indicadores de desempenho e recuperação.

Experiência Profissional:

Atuei por 2 anos em três instituições de ensino superior (2012 e 2013). Fui treinador de duas equipes de natação das catgorias infantil e juvenil (2010 e 2011). Atuei como personal trainer durante três anos (2011 a 2013). Desde 2013 ingressei na carreira do magistério superior federal e hoje sou lotado no departamento de educação física da UFPB. 


© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.