Atividade:

Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2005), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado Sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1998), Mestre em Educação Física pela Unicamp (1993). Especialista em: Educação Física Não formal (1987), Esporte Para Todos (1986), Educação Física na Área das Ciências do Esporte (1980), Técnica de Handebol (1973). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Amazonas (1973) e Licenciatura Curta pela Universidade Federal de Pernambuco (1972). Adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas (1974-2004). Cadastro no diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq., como Líder do grupo de pesquisa LEPEL.UFAL (2001-2004). Credenciada pelo Programa de Pós-graduação da FACED/UFBA para colaborar nas atividades de ensino-pesquisa e extensão e membro da rede Gama, do grupo de pesquisa LEPEL/UFBA/BA, linha EPISTEF-Epistemologia da Educação Física desde (2000). Pesquisadora Visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2003 e 2005). Colaboradora do grupo de pesquisa LEPEL.Arapiraca/AL desde (2009). Pesquisadora Voluntária no grupo de pesquisa PAIDEIA/FE/Unicamp, linha EPISTEDUC-Epistemologia e Teorias da Educação (2006-2010). Pesquisadora do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte). Membro Comitê Científico do GTT Epistemologia desde 2001. Diretora de divulgação e comunicação da Secretaria Estadual do CBCE em São Paulo (2007-2009). Coordenadora do GTT Epistemolgia nas gestões de 2007-2009 e 2009-2011. Coordenadora Nacional dos GTT`s da DN/CBCE (Gestão 2011-2013). Pesquisadora Visitante do Grupo Paideia Fe/Unicamp (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre a formação profissional e a análise da produção do conhecimento em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação profissional, educação física e epistemologia. Livros publicados pela edUFAL: Lazer e Recreação no currículo de Educação Física, 2. ed. 2003; Pedagogia do Movimento: diferentes concepções, 2. ed. 2003; Prática pedagógica e produção do conhecimento na Educação Física & Esporte e Lazer, 2003; Pesquisa na Educação Física: epistemologia, escola e formação profissional, 2009; Capítulos de Livros: Currículo e Educação Física: formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas, UNIJUÍ, 2007; Trabalho pedagógico e formação de professores/militantes culturais: construindo políticas públicas para a educação física, esporte e lazer, EDUFBA, 2009; Prática de Ensino: formação profissional e emancipação, 3. ed., Edufal, 2011; Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos. edUFAL, 2011; Poeira pelos caminhos: brincadeiras de ontem e de hoje, edUFAL, 2011.

na Biblioteca


TAGs Relacionadas

Diagnóstico Documentação Educação Física Ensino Superior Epistemologia Escola Estado do Ceará Formação Profissional Formação de Professores História Lazer Lenea Gaelzer Pesquisa Produção do Conhecimento Pós-Graduação Recreação Teses

Autores Relacionados

Silvio Ancisar Sanchez Gamboa Celi Nelza Zulke Taffarel Edison Francisco Valente Pedro Laudinor Goergen Michele Silva Sacardo Tereza Luiza de França Maurício Roberto da Silva Alessandra Espíndola Cardoso