Atividade:

Sou Marinice Vieira, formada em Bacharelado em Treinamento Esportivo pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (1994 – 1999).

            Meus estudos são voltados para a formação de “ginastas-artístas” numa linha de trabalho multidisciplinar.

            Opto em trabalhar as Técnicas Circenses com a integração dos conteúdos básicos das ginásticas de competição (Gin. Olímpica, Gin. Rítmica e Gin. Acrobática) com outras manifestações artísticas vindas da dança, do teatro e principalmente do circo.

            Inspirado na linha do Circo Contemporâneo (Cirque du Soleil), o intuito é desenvolver um trabalho com um ótimo nível técnico de acrobacias, manejos de aparelhos, noções cênicas e condições físicas proporcionando inúmeras possibilidades de atuação (“o artista completo”!!)

Ao ingressar na faculdade, em 1.994, tornei-me membro do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), desde então venho desenvolvendo um grande interesse pela Ginástica e a Arte.

Tornei-me uma adepta da proposta do Grupo que tem como objetivo divulgar a GG, oferecer idéias aos alunos, profissionais da área e ao público em geral, proporcionando novas formas de atuação na Educação Física, através de apresentações, cursos, palestras e outros trabalhos científicos. Sob a visão do GGU, a Ginástica Geral é uma forma do corpo manifestar sua própria cultura, onde incorpora diferentes interpretações da Ginástica com outras formas de expressão não sistematizadas e criativas, levando em consideração as características próprias de cada grupo social, contribuindo assim, para o aumento da " interação social entre os participantes" (GALLARDO & SOUZA, 1994).

            Com a ansiedade de tornar-me também um “veículo de experimentação” e divulgação de idéias, resolvi aprofundar-me nos estudos sobre a Ginástica e as outras Artes que agregam em meu trabalho. Comecei a trajetória em 1.998, montando um Grupo de Ginástica Geral no Clube Bonfim Recreativo e Social, em Campinas (SP), que mais tarde tornou-se o Grupo Mosaicon. de Ginástica e Performances.

            O interesse em desenvolver uma ginástica diferente, se firmou (se confirmou!) quando tive a oportunidade de apreciar de perto a 11ª Gymnaestrada Mundial em julho de 1.999, em Gotemburgo, na Suécia; então a idéia de desenvolver e envolver-me em um estudo mais artístico e menos acadêmico tornou-se necessário.

            Em 2000 tive a oportunidade de experimentar e conhecer a arte de fazer acrobacias em aparelhos aéreos (tecidos, trapézio e liras) e num desses cursos, iniciei-me como clown (palhaço).

            Desde então venho observando, experimentando e me aprofundando no universo da Arte!

            Tornei-me artista!

Tenho feito trabalhos que envolvem acrobacias de solo e acrobacias aéreas (trapézio, tecido, lira...) com dança, cenas com diversos temas e músicas.

Atualmente venho desenvolvendo um projeto de pesquisa chamado MOVIMENTO EM EQUILÍBRIO, metodo de atividade física que utiliza o Pilates e outros princípios e técnicas oriundos da dança e artes circenses.

Experiência Profissional:

  •       Banana Broadway Sapateado – Escola de Dança (agosto /05 - atual)

Cargo: Professora e coreógrafa de Tecido Acrobático

Atividades: Aulas e produção de espetáculos.

  • Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (fevereiro/06 – julho/10) 

Cargo: Professora de Educação Física

Atividades: Aulas extracurriculares de Ginástica Artística e Tecido Acrobático.

 

  •       Colégio Renovatus  (janeiro/2007 – julho/2007)

Cargo: Professora de Educação Física ( Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

Atividades: Aulas de Educação Física e aulas extracurriculares de Circo.

 

 

  •      Colégio Educap (março/2003-janeiro/2006)

Cargo: Professora de Ginástica

Atividades: Aulas extracurriculares de Ginástica para Todos, Ginástica Rítmica, Tecido Acrobático. Montagem de coreografias para as festas comemorativas e outros eventos da escola.

 

  •       Clube Bonfim Recreativo e Social (outubro/1995-julho/2007)

Cargo: Professora de Ginástica Artística

Atividades: Aulas de Ginástica Artística Feminina e Masculina, Tecido Acrobático, Ginástica Acrobática e Ginástica pra Todos (antiga Ginástica Geral).

 

Interesse:

Educação física escolar, Pedagogia do esporte, Treinamento Desportivo

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados