Eliane Mauerberg-decastro

Professora de Educação Física
Brasil, Rio Claro - SP.

Uma das minhas principais metas é contribuir para o desenvolvimento de pensadores, professores, pesquisadores, críticos e amigos; aprender a partir deles; e apreciar o processo. Para saber mais sobre o que faço, acesse: http://www.rc.unesp.br/ib/e_fisica/aplab.htm

Experiência Profissional:

Possui graduação em licenciatura em educação física pela Universidade Estadual de Londrina (1983), mestrado em psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em psicobiologia também pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou dois programas de pós-doutorado na Indiana University, em 1995 sob supervisão da Dra. Bev Ulrich, e em 2000 sob supervisão da Dra. Esther Thelen. Em 1998 foi professora associada na Central Connecticut University, EUA. Em 2005 publicou o livro-texto Atividade Física Adaptada. Em 2006 foi convidada pela Universidade de Esportes da Noruega para atuar como professora visitante no mestrado europeu em atividade física adaptada, promovido pelo Erasmus Mundus. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orienta alunos em nível de mestrado e doutorado no programa "Ciências da Motricidade" na UNESP de Rio Claro. Em 1993 fundou o Laboratório da Ação e Percepção (LAP) na Universidade Estadual Paulista (UNESP). O LAP é um local onde professores e alunos podem desenvolver pesquisas em áreas da ciência do movimento e percepção humana. Dra. Mauerberg-deCastro tem experiência na área de educação física adaptada, com ênfase em desenvolvimento motor, percepção e ação incorporando a abordagem teórica de sistemas dinâmicos. Atua principalmente com os seguintes temas: atividade física adaptada e análise de tarefas, desenvolvimento motor em populações com deficiência, controle postural e percepção háptica. Recentemente iniciou uma nova linha de investigação em imagem corporal utilizando a psicofísica para avaliar a percepção de dimensões corporais por jovens, adultos e idosos, inclusive grupos com deficiência. Coordena desde 1989 o programa de extensão universitária Programa de Educação Física Adaptada (PROEFA) onde implanta desde 1999 propostas de inclusão reunindo tutores--alunos de ensino fundamental com participantes com deficiências em diversos contextos de atividade física e esporte. Junto ao PROEFA, a Dra. Mauerberg-deCastro inseriu em 2003, um programa de atividades assistidas por cães (PET-AFA), o qual é administrado em contexto de aulas de educação física. Em 2008 este programa foi integrado com um projeto científico sobre orientação postural durante o manejo de cães em percursos com restrição ao equilíbrio de participantes com deficiências. A Dra. Mauerberg-deCastro acredita que a atividade profissional do educador físico e de áreas afins, seja de caráter educacional, terapêutico ou de prestação de serviços, tem um importante papel na inspiração da investigação científica.


© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.