Atua na área de gestão, marketing e patrocínio esportivo desde 1996. É graduado em Publicidade e Propaganda e em Educação Física, pós-graduado em Marketing e em Gestão do Esporte, mestre em Marketing Esportivo, e doutor em Inteligência Organizacional – ênfase em Patrocínio Esportivo e Pós-doutor em Comunicação e Marketing Esportivo. Na Suíça, trabalhou na Wind Group Holding Ltd., empresa de marketing esportivo oficial da Scuderia Ferrari (Fórmula–1), Juventus F.C. e A.C. Milan (futebol) e Aprilla (motociclismo), liderando o Departamento América Latina, Portugal e Espanha para as áreas de patrocínio e licenciamento. Foi assessor de marketing esportivo da UNISUL, campeã da Superliga de Voleibol Masculino, e da UPF, para as equipes de voleibol e futsal. Foi gerente de patrocínio da EstrelaBet, junto à clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol, Superliga de Voleibol, Liga Nacional de Basquete, Liga Nacional de Futsal, Confederação Brasileira de Futebol (futsal e beach soccer) e eSports. Prestou inúmeras consultorias para marcas, entidades e atletas na área de marketing, patrocínio e licenciamento esportivo no Brasil e no exterior. Professor convidado em cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento em gestão e marketing esportivo em universidades como ESPM, UNIP, FIE, além do curso Gestão Profissional do Futebol do Sport Club Internacional. Publicou inúmeros artigos, livros e orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de gestão e marketing esportivo no Brasil e exterior. Liderou o marketing do Projeto Referências para o Esporte de Alto Rendimento Brasileiro do Ministério do Esporte, coordenando eventos oficiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Foi professor visitante junto ao Gesporte - Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da Universidade de Brasília (UnB). Coordenou os cursos de Publicidade e Propaganda e as pós-graduações em Marketing Esportivo dos Centros Universitários Estácio de Santa Catarina e IESB de Brasília, além de professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações. Membro do Gepecom - Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Líder do Nup – Grupo de Pesquisa em Gestão de Marketing Esportivo. Coordenador do MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios.  

 

Experiência Profissional:

 Wind Group Holding Ltd. (Suíça): Empresa de marketing esportivo oficial da Scuderia Ferrari (Fórmula–1), Juventus F.C. e A.C. Milan (futebol) e Aprilla (motociclismo), liderando o Departamento América Latina, Portugal e Espanha para as áreas de patrocínio e licenciamento.

UNISUL (Campeã da Superliga de Voleibol Masculino): Assessor de marketing esportivo

UPF: Assessor de marketing esportivo para as equipes de voleibol e futsal.

EstrelaBet: Gerente de patrocínio junto à clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol, Superliga de Voleibol, Liga Nacional de Basquete, Liga Nacional de Futsal, Confederação Brasileira de Futebol (futsal e beach soccer) e eSports.

Ministério do Esporte: Lider do marketing do Projeto Referências para o Esporte de Alto Rendimento Brasileiro do coordenando eventos oficiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Gesporte - Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da Universidade de Brasília (UnB): Professor visitante 

Centro Universitário IESB de Brasília:  Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Marketing Esportivo, além de professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações.

Centro Universitário Estácio de Santa Catarina: Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Marketing Esportivo

Trevisan Escola de Negócios: Coordenador do MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo  

Interesse:

Gestão esportiva, Marketing esportivo, Patrocínio Esportivo


TAGs Relacionadas

Gestão Marketing Esportivo

Autores Relacionados

Paulo Henrique Azevêdo