Sergio Luiz de Souza Vieira

Professor Universitário
Brasil, São Paulo - SP.

Meu nome é Sergio Luiz de Souza Vieira, Professor Universitário desde 1990. Sou Mestre de Capoeira com 35 anos de prática. Fui discípulo de Ms. Mirão, de Ms. Silvestre, de Ms. Caiçara, de Ms. Aberre, de Ms. Pastinha, do escravo Benedito.

Sou Professor de Educação Física, Especialista em Ginástica, Especialista em Educação Física Infantil, Mestre em Antropologia, Doutor em Antropologia e Pós-Doutor em Gestão Socioambiental. Minha Tese de Doutorado denominada: Da Capoeira: Como Patrimônio Cultural foi o ponto de partida para a abertura do processo de reconhecimento da Capoeira como patrimônio imaterial do povo brasileiro, pelo IPHAN.

Como gestor da Capoeira exerci as funções de Diretor do Departamento Nacional de Capoeira na Conf. Bras. de Pugilismo (1992-1992), Presidente da Conf. Bras. de Capoeira (1992-2004) e Presidente da Fed. Internacional de Capoeira (1999-2009). Durante este período foram realizados cinco congressos técnicos nacionais, três internacionais, sete campeonatos brasileiros e um mundial. Foram fundadas 86 Ligas Municipais, 23 Federações Estaduais e 29 Federações Nacionais. Tive a oportunidade de conhecer a Capoeira em 54 países.

Na área da Educação Física exerci as funções Professor Universitário, Diretor de Curso Superior, Coordenador de Programa de Formação de Professores, Conselheiro Regional e Primeiro Secretário do CREF/SP, além de Técnico Desportivo de Capoeira.

Estarei à inteira disposição para as discussões pertinentes à estruturação técnico-desportiva da Capoeira e assuntos acadêmicos a ela relacionados, assim como a temas sobre sua história, cultura, educação e assuntos correlatos.

Com meus respeitos,

Prof. Sergio Vieira 

 

No CEV...

...participa dos debates:

...participa das Comunidades:


© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.