Atividade:

Professor de Ed. Física, pós-graduado em Técnica de Voleibol, cursos realizados na UFRJ (1965-68). Atleta exímio praticante, técnico de diversas equipes (masc. e fem.). Pioneiro do Minivoleibol no Brasil (1974) venho desenvolvendo estudos na Metodologia e Pedagogia da iniciação do voleibol, inclusive aplicada a outros desportos. Várias realizações atestam a seriedade desses estudos, aplicadas na Confederação de Voleibol Brasileira (VivaVolei), no Centro Rexona quando ainda em Curitiba, através de relacionamento com Bernardinho e demonstrações em várias escolas e Universidades. 

Paralelamente, no prelo, uma edição inédita composta em 2 volumes contando a História do Voleibol no Brasil (mil pp.) em que relato o voleibol na cidade do  Rio de Janeiro e, no segundo volume, um acompanhamento das seleções brasileiras a partir de 1951. O livro é enriquecido ainda com assuntos diversos, destacando-se a Evolução das Regras, Atas de Reuniões, histórico do minivoleibol no País. Em suma, uma obra adjetivada em sua apresentação como "enciclopédica e memorialista".          

Experiência Profissional:

Técnico de voleibol de diversas equipes e protagonistas de diversos cursos pelo Páis acerca da Iniciação através do minivoleibol. Diretor técnico da CBV para o lançameno do programa VivaVolei. Colaborador do site português sovolei (www.sovolei.com) para assuntos técnicos. Desenvolvo desde 2009 um projeto de ensino virtual, Procrie, um Centro de Referência em Iniciação Esportiva - com a finalidade de Aprender a Ensinar: http://prize.com/9nhuhq5t7coh/procrie/  e www.procrie.com.br

Interesse:

Iniciação ao voleibol e pedagogia de ensino nas escolas


TAGs Relacionadas

Avaliação Basquete Handebol História Vôlei

Autores Relacionados

Igor Ilić