Atividade:

Docente do Depto. de Educação Física da UFMA. Mestre em Neurociência - Universidad Internacional de Andalucia - UIA - Sede de Santa Maria de La Rabida - Espanha. Doutorando em Pedagogia pela Universidad de Murcia- UM - Espanha.

Experiência Profissional:

Comecei a propor esse tema da Neuropedagogia em 1997, na época só encontrei na internet, depois de uma busca exaustiva em várias bases de dados, o ERIC, por exemplo (education and neuroscience), dois artigos que podiam ter relação com o tema, mas não eram o que eu queria. Ou seja, tive que praticamente partir do zero y construir muita coisa. Hoje há muitas publicações Online e muitas das vezes encontramos baboseira escrita por pedagogos y psicólogos que não tem a menor ideia para onde vai a Neurociência. Blog de internet é que nem papel, aceita tudo sem reclamar.

Na minha tese de Doutorado estou propondo um Modelo de Estudo Neuropedagógico - Ou seja, estou estruturando uma "formula" de como preparar os pedagogos (todos os licenciados, sem distinção de formação) para entrar no mundo das investigações sobre o cérebro e começar a entender como "funciona" um ser humano desde que nasce até chegar à velhice, sem as intervenções fantásticas, grotescas e caricaturais da psicologia. Entender o ser humano biologicamente falando. Sem entender o cérebro a educação não chegará muito longe.

Para além dos muros da UFMA, faço incursões pelo mundo da Capoeira, no Fórum Permanente da Capoeira do Maranhão, fui um dos idealizadores e fundadores do mesmo. Coordeno um Projeto chamado Viva Capoeira Angola que foi originalmente criado pelo aluno Abdomacir Santos. Sou um militante do movimento Reggae de São Luís há mais 3 décadas tentando ajudar nos aspectos informacionais, legais, históricos, jornalísticos e de radiodifusão.

Interesse:

Educação Fisica InfantilAprendizagem e Desenvolvimento Motor.Neurociência/NeuropegadagogiaCapoeiraReggae

na Biblioteca

Este autor não possui publicações vinculadas


TAGs Relacionadas

Este autor não tem tags vinculadas


Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados