11 Razões para Participar de uma Comunidade do CEV

Tudo começou no dia 30 de julho de 1996: a primeira mensagem na primeira lista do CEV, a cevefesport. Em 22 de maio de 2009 – quase 13 anos depois – a lista cevefesport virou a comunidade EF-Esporte, a primeira a migrar para esse novo formato. Transformações graduais porém significativas para acompanhar a evolução tecnológica e poder, assim, utilizar ferramentas cada vez mais apropriadas.

Integradas ao portal do CEV, as comunidades oferecem inúmeras vantagens sobre as listas. Participar das comunidades é MAIS seguro, responsável, fácil, organizado, democrático, preciso, solidário, humano, bonito, interativo e legal.

  1. Mais seguro porque a postagem de debates e comentários é reservada às pessoas que se cadastram gratuitamente no quem é quem do CEV e, portanto, protegida por nome de usuário e senha, o que livra os usuários do volume de spam na comunicação por e-mail e reduz a praticamente zero a propagação de vírus.

  2. Mais responsável porque os debates em cada comunidade viram página de fácil acesso e livre consulta na Internet e permitem com mais facilidade o reconhecimento dos respectivos autores.

  3. Mais fácil porque mesmo sem integrar outras comunidades, você pode se inteirar do que andam debatendo acessando as NOVIDADES do CEV que interessam você, ou utilizando gratuitamente a ferramenta RSS do CEV, além de poder rapidamente acessar as comunidades incluindo seus endereço entre os seus favoritos.

  4. Mais organizado porque os debates são arquivados por tema e, futuramente, por autor; os comentários de cada debate são arquivados em ordem cronológica de publicação.

  5. Mais democrático porque a disponibilização dos debates sob a forma de páginas na Internet, associados aos seus respectivos autores, identificados por fotografias, inclusive, não apenas permite como pode estimular a participação de mais pessoas, democratizando cada vez mais nosso fórum virtual.

  6. Mais preciso porque, com as comunidades integradas ao portal, os debates também são rastreados pelo mecanismo de busca, aumentando suas chances de encontrar a informação que pesquisa com maior precisão e em menor tempo.

  7. Mais solidário porque, a participação dos principais atores do mundo esportivo nos debates aumenta a projeção de seus protagonistas ao mesmo tempo em que proporciona aos outros membros o acesso à informação; a movimentação gerada pelas comunidades agrega valor ao portal, possibilitando a comercialização de espaços publicitários para o aporte financeiro necessário à sua manutenção e operação, ou seja, ao mesmo tempo em que se produz conhecimento, gera-se receita para assegurar a gratuidade de acesso – todo mundo sai ganhando.

  8. Mais humano porque a partir das fotos dos participantes das comunidades, exibidas na primeira página de cada uma delas, e também da foto dos autores em cada debate e comentário, você acessa o Quem é Quem para conhecer melhor seus colegas de debate que são, como você, integrantes de uma rede de pessoas que utilizam computador.

  9. Mais bonito porque as comunidades possuem uma estrutura gráfica simples e limpa porém completa e um agradável padrão visual, que certamente irão evoluir com a participação de todos.

  10. Mais interativo porque você pode “saltar”, “correr” ou mesmo “voar” entre comunidades com facilidade para se informar sobre o que está acontecendo e postar seus comentários, agilizando os debates e, via Quem é Quem, pode deixar mensagens particulares para outros membros e, assim, intensificar seu intercâmbio profissional e acadêmico.

  11. Mais legal porque, no portal, os debates estão protegidos pelos termos da licença da Creative Commons, o que assegura que todo e qualquer material ali veiculado somente poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais e que toda e qualquer alteração em seu conteúdo deve contar com a anuência expressa do(s) autor(s).
    Não é legal contar com ainda mais segurança jurídica?