Desafios da Formação Docente em Educação Física: Um Estudo de Caso no Mestrado e Doutorado Acadêmico do Cefd/ufes

Por: Felipe Quintão de Almeida e Maique Vinicius Riguete Ribeiro.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Essa investigação discute as ações e propostas do sistema de Pós-graduação em Educação Física no Brasil. Mais precisamente, objetivou: analisar ações e propostas relativas à formação docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito-Santo (PPGEF/CEFD/UFES); identificar a perspectiva dos discentes em relação às ações formativas vivenciadas no curso, tanto no Mestrado como no Doutorado; compreender o papel das disciplinas do núcleo comum deste Programa no desenvolvimento da formação docente universitária.O estudo busca demonstrar as tensões e/ou paradoxos no PPGEF/CEFD/UFES, uma vez que as formas de avaliação dos Programas, bem como a manutenção dos docentes nos mesmos, proporciona uma dificuldade no equilíbrio entre pesquisa e a formação, de forma que a exigência da produção ofusca a preocupação com a formação do futuro docente.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.