Projeto Brincando de Circo: Práticas Compartilhadas no Cotidiano Escolar

Por: Bianca Jahel Boreli, , Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho e Matheus Marin de Freitas.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar possibilidades de atuação profissional no campo da Educação Física (EF), especificamente para o trabalho com as artes circenses como conteúdo de ensino. Para tanto, dialoga com a professora Bianca Jahel Boreli e posteriormente projeta a sistematização desse conteúdo em todos os anos do ensino fundamental (EF) I. Acenamos para uma organização pedagógica que assuma as artes circenses como conteúdo na relação com os projetos institucionais, em um movimento que nos permite pensar e projetar uma integração curricular. Deste modo, operamos usos e consumos (CERTEAU, 2002) sobre a gestualidade corporal e artística do Circo no cotidiano escolar, especificamente pelas práticas produzidas na EF. Essa aproximação, de natureza histórica, permite-nos compreender como a arte circense é (re)apropriada e sistematizada em saberes escolarizados, configurando as especificidades desse componente curricular.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.