Resumo

O halterofilismo paralímpico (HP) é um paradesporto integrante do movimento paralímpico desde os Jogos de Tóquio 1964 e com desenvolvimento amplo no Brasil e no mundo a partir desses jogos. Considerando essa expansão, torna - se relevante o desenvolvimento de estudo sobre o HP, sobretudo, na área de Pedagogia do Paradesporto. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é descrever uma proposta de ensino - aprendizagem do HP. Foi utilizada uma metodologia descritiva e propositiva considerando a evolução da tarefa simples para a mais complexa e modelo teórico da Pedagogia do Esporte, adaptado ao Paradesporto. A proposta envolve as seguintes etapas: abordagem inicial, pessoa - banco; pessoa - banco - barra; pessoa - banco - barra - pessoa; e pessoa - banco - barra - implementos. Essas fases contemplam os domínios do movimento humano, das inteligências múltiplas, dos aspectos psicológicos e filosóficos, da aprendizagem social, além do domínio da saúde. A proposta de ensino - aprendizagem do HP contempla a aplicação em diferentes locais de ensino desse paradesporto independente da condição de recursos materiais disponíveis. Além disso, oferece uma contribuição para o desenvolvimento dos estudos na área da Pedagogia do Paradesporto a qual possui um vasto campo para desenvolvimento.

Referências

BLAUWET, Chery; WILLICK Stuart. The paralympic movement: using sports to promote health, disability rights, and social integration for athletes with disabilities. PM&R, v. 4, n. 11, p. 851-856.

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO (CPB). Disponível em: <https://cpb.org.br/>. Acesso em: 16 abr. 2024.

DE OLIVEIRA, Michelle Vasconcelos et al. Halterofilismo paralímpico: análise eletromiográfica do exercício supino. Motricidade, v. 11, S1, p. 146-152, 2015.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas para o esporte paralímpico na formação de jovens. Corpoconsciência, v. 19, n. 3. p. 38-44, 2015.

JÚNIOR, Rubens Venditti et al. Por uma pedagogia do esporte adaptado: pensando os esportes coletivos de invasão para a pessoa com deficiência. In: REVERDITO, Riler Silva et al. Pedagogia do esporte: ensino, vivência e aprendizagem do esporte na educação física escolar. Cáceres, MT: Unemat; Universidad de Extremadura, 2022.

GARHAMMER, John. A review of power output studies of olympic and power-lifting: methodology, performance. Journal strength conditional and research, v. 7, p. 76-89, 1993.

KOMI, Paavo. Força e potência no esporte. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PEREIRA, Ramon et al. A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos: um estudo centrado no Instituto Benjamin Constant. Motricidade, v. 9, n. 2, p. 94-105, 2013.

UGRINOWITSCH, Herbert, BENDA, Rodolfo Novellino. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, p. 25-35, 2011.

RAMOS, Beatriz Lucena; COSTA, Rodrigo Rodrigues. Handebol em cadeira de rodas da iniciação ao jogo: proposta de ensino. Revista da associação brasileira de atividade motora adaptada, v. 23, n. 2, p. 271-280, 2022.

SANTOS, Marcelo Danilo et al. Análise da ansiedade no halterofilismo paralímpico relacionada ao tape. Motricidade, v. 14, n. 1, p. 300-304, 2018.

WEBBORN Nick, VAN DE VLIET Peter. Paralympic medicine. Lancet, v. 380, p. 65-71, 2012.

WILLICK Stuart et al. The epidemiology of injuries at the London 2012 Paralympic Games. British journal sports medicine, v. 47, p. 426- 432, 2013.

WORLD PARA POWERLIFTING (WPPO). Disponível em: <https://www.paralympic.org/powerlifting>. Acesso em: 16 abr. 2024.

Acessar