É uma regra empírica emergente que sugere que se você tiver um grupo de 100 pessoas conectadas, e que se crie algum conteúdo, 10 irão interagir (comentando ou sugerindo melhoras) e as outras 89 apenas irão apenas vê-lo.

Este é um meme (o que é um meme?) que se depreende das estatísticas do YouTube, que em apenas 18 meses passou de zero a 60% do total de visualizações de vídeos online.

Os números revelam que a cada dia, ocorrem 100 milhões de downloads e 65000 uploads – o que significa 1538 downloads por upload e 20m usuários únicos por mês – como assinala Antony Mayfield (http://open.typepad.com/open).

Isso coloca a razão "criador/consumidor" em apenas 0,5%, mas é cedo ainda, nem todo mundo já descobriu o YouTube (e ele faz o download muito mais fácil do que o upload, porque qualquer página da rede pode hospedar um link do YouTube).

Considere-se, também, alguns dados de outra comunidade de geração de conteúdo, a Wikipedia: 50% de todas as edições de artigos da Wikipédia são feitos por 0,7% dos usuários, e mais de 70% de todos os artigos foram escritos por apenas 1,8% de todos os usuários, de acordo com o blog Church of the Customer (http://customerevangelists.typepad.com/blog/).

Medições anteriores de outras comunidades sugeriam que por volta de 80% do conteúdo era produzido por 20% de usuários mas o número crescente de bases de dados está criando uma imagem mais clara do modo como os grupos da WEB 2.0 precisam pensar.

Bradley Horowitz do Yahoo assinala que o mesmo se aplica ao Yahoo: no Yahoo Groups, as listas de discussão, "1% da população de usuários poderia começar um grupo, 10% poderiam participar ativamente e realmente criar conteúdo, quer começando uma nova seqüência de mensagem quer respondendo a uma seqüência já existente; 100% da população de usuários se beneficiam das atividades dos grupos acima" observou Horowitz em seu blog (www.elatable.com/blog/?p=5) em fevereiro.

Qual é, então, a conclusão? Apenas que não deve esperar muita coisa online. Certamente, para citar o Campo dos Sonhos, se você construir eles virão. O problema, como na vida real, é encontrar os construtores.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.